12B/C - 25 de outubro de 2024
Igreja Santa Clara
Cruzeiro das seis pontes
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ABEL SALAZAR
Ano Letivo 2024/2025
Museu dos Descobrimentos
Torre dos Clérigos
Porto
Visita de estudo ao
No Porto bate um coração liberal " Os topónimos estão tão entranhados
na cidade que poucos se interrogarão
sobre a origem. Mas há um Porto
invisível, que aí se faz ver,
a guardar a memória da guerra civil
que no século XIX dividiu o país entre
liberais e absolutistas – e valeu
o cognome de invicta à cidade."
Museu dos Descobrimentos O Museu dos Descobrimentos - Interactive Digital Exhibition é um espaço dedicado aos Descobrimentos portugueses localizado no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia, no centro histórico do Porto.
Abriu ao público em 25 de abril de 2014, oferecendo uma viagem histórica pela Epopeia dos Descobrimentos Portugueses, retratados a partir de cenários construídos à escala real.
Com 5.000 metros quadrados, o World of Discoveries tem salas temáticas com a evolução das embarcações, instrumentos de navegação, cartografia, globos 4D e LCD touchscreen sobre navegadores, vida a bordo e um estaleiro naval.
Igreja de Santa Clara A Igreja de Santa Clara é um templo católico localizado na freguesia da Sé, na cidade do Porto, em Portugal. No seu interior podemos encontrar um dos melhores exemplares da arte da talha dourada do Barroco Joanino. Construída ao lado do mais visível lanço das Muralhas Fernandinas, a Igreja de Santa Clara ficou concluída em 1457, assim com o mosteiro com o qual fazia conjunto. Tal deveu-se a um pedido das freiras franciscanas clarissas que pretendiam ser transferidas do mosteiro anterior, do século XIII, situado no couto de Entre Ambos-os-Rios, atual Torrão. Com a supressão de vários mosteiros mais pequenos nas diversas localidades entre o século XV e o século XVI, as freiras foram-se agregando em Santa Clara levando para lá as suas rendas, sendo uma delas uma portagem por todas as mercadorias que passavam pelo Rio Douro. No finais do século XIX, com a morte da última freira, o mosteiro foi extinto o que causou alguma degradação do edifício. Posteriormente, património do estado, e feitas as obras necessárias foi adaptado para Centro de Saúde e outras instituições. A entrada da igreja é feita através de uma porta barroca, datada de 1697 e reformulada no século XVIII, com elementos renascentistas como colunas salomónicas e capitéis coríntios. No interior podemos vislumbrar toda a magnificiência desta igreja, toda coberta por talha dourada da primeira metade do século XVIII.
Cruzeiro das seis pontes O Cruzeiro das 6 Pontes é realizado por Barcos Rabelo, que são os barcos originalmente usados para transportar as pipas de Vinho do Porto desde a Região do Douro até Gaia/ Porto.
Atualmente esses barcos foram totalmente adaptados ao transporte de passageiros com a máxima comodidade e possuem os mais modernos equipamentos de navegação. Em 50 minutos, pode-se desfrutar de uma visita desde o Centro Histórico do Porto, Património da Humanidade da UNESCO, até ao Freixo a montante e até à Foz do Douro, a jusante.
Pode-se aproveitar para apreciar uma paisagem rica e deslumbrante, enquanto se conhece a história das 6 pontes que unificam Vila Nova de Gaia e o Porto, bem como de outros pontos de interesse destas duas cidades.
Itinerário 9,00 -Torre dos Clérigos 10,30 -Igreja Santa Clara 12,00 -Cruzeiro das seis pontes 14,00/14,15 - Almoço livre 15h - Museu dos Descobrimentos 17,00 Fim da visita
Torre dos Clérigos
A Igreja dos Clérigos é uma genuína obra barroca de meados do séc. XVIII, concebida por Nicolau Nasoni, arquiteto de origem italiana que deixou a sua marca em muitos monumentos do Porto e da região norte de Portugal. Nasoni encontra-se sepultado, a seu pedido, numa pequena capela. Toda a frontaria do templo mostra uma decoração barroca muito interessante, que vale a pena apreciar no detalhe. O interior em granito e mármore e revestido de talha barroca revela igualmente a mestria do seu arquiteto. Na capela-mor, destaca-se um retábulo policromado de Manuel Porto.
Mas o elemento mais marcante deste conjunto é a Torre construída em pedra de granito que se ergue a partir do topo ocidental do corpo da igreja. Inconfundível ex-libris da cidade e extremamente esbelta nos seus 75m de altura, a Torre desenvolve-se em lances ritmados que terminam num coroamento de decoração barroca.
Em 1917, a Torre dos Clérigos foi escalada com sucesso por dois acrobatas espanhóis, Puertullanos, pai e filho, perante enorme multidão que se apinhava à sua volta. Uma proeza que, olhando para a Torre, parece inacreditável.
Uma escada interior (225 degraus) permite o acesso ao topo, onde se pode admirar uma das mais belas panorâmicas do Porto.
Objetivos: ●Fomentar a aquisição de um saber fundamentado na observação e na experiência pessoal; ●Estimular a curiosidade intelectual, o espírito crítico e de iniciativa;
●Enriquecer a experiência dos alunos. -Desenvolver a sensibilidade estética;
●Estimular a capacidade de observação, o espírito crítico e de argumentação;
●Promover o respeito pelo património histórico – cultural e urbano;