Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Constituição e funcionamento do, motor assíncrono, com rotor bobinado e rotor em curto circuito

START

MOTOR

TM0922Guilherme Carvalho

Estator: Parte fixa com bobinas que criam um campo magnético girante. Rotor: Parte móvel que gira dentro do estator. Carcaça: Estrutura que protege o motor. Ventoinha: Arrefece o motor. Rolamentos: Permitem a rotação suave do rotor.
Constituição

Assíncrono

Funcionamento

O campo magnético rotativo do estator induz correntes no rotor, criando um campo magnético no rotor. A interação entre os campos do estator e do rotor gera torque, fazendo o rotor girar.

Estator: Bobinas que criam um campo magnético rotativo. Rotor Bobinado: Tem bobinas conectadas a anéis coletores. Anéis Coletores: Conectam o rotor a resistências externas. Escovas: Fazem contato com os anéis coletores para inserir resistências.

Motor com Rotor Bobinado

Constituição

Funcionamento

As correntes induzidas no rotor criam um campo magnético. A resistência externa controlada pelas escovas ajusta o torque e a velocidade. Após o arranque, as resistências podem ser curtas.

Estator: Bobinas que criam um campo magnético rotativo. Rotor em Curto-Circuito: Barras de alumínio ou cobre conectadas nas extremidades. Carcaça, Ventoinha e Rolamentos: Idênticos aos demais motores.
Constituição

Motor com Rotor em Curto-Circuito

Funcionamento

O campo magnético rotativo do estator induz correntes nas barras do rotor, criando um campo magnético. A interação entre os campos gera torque, que faz o rotor girar.