Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Sofia Formiga nº 23

Convite a Filosofia

Introdução:

O livro “Convite à Filosofia”, foi publicado pela primeira vez em 1994, foi escrito por Marilena Chaui que é uma escritora e filósofa brasileira, nasceu em 4 de setembro de 1941 e atualmente tem 82 anos.

Tema:

O tema do meu ensaio são as “Ciências Humanas”.O que são as Ciências Humanas?As Ciências Humanas são um conjunto de disciplinas, que têm como objetivo principal o estudo do ser humano e contribuem para uma compreensão mais profunda da condição humana.

Questão Problema:

Como é que esta abordagem impacta a compreensão da natureza humana?

Tese:

O livro "Convite à Filosofia" discute as Ciências Humanas, que têm como objeto de estudo o ser humano. Surgiram após as ciências matemáticas e naturais, inicialmente imitando seus métodos de forma pouco científica. Destaca-se a crítica à dificuldade de aplicar métodos das Ciências Naturais a fenômenos humanos complexos. São abordados 3 períodos na investigação do humano:

  • Humanismo- Movimento que valoriza a dignidade, liberdade e racionalidade humana, destacando o homem como agente moral, político e técnico-artístico.
  • Positivismo- Corrente filosófica que valoriza o método científico, defendendo o conhecimento baseado na experiência e a aplicação das ciências naturais à sociedade, como proposto por Auguste Comte.
  • Historicismo- Abordagem que enfatiza o contexto histórico na compreensão de ideias e instituições, distinguindo as ciências humanas das ciências naturais ao focar na explicação contextual dos factos humanos. o texto menciona algumas contribuições específicas:
  • Fenomenologia- Permitiu a definição dos objetos das ciências humanas;
  • Estruturalismo- Introduziu a ideia de estruturas organizadas nos fenômenos humanos;
  • Marxismo- Proporcionou uma compreensão das relações entre o plano psicológico e osocial.
Por fim, fala como as ciências humanas evoluíram, desenvolvendo métodos específicos devido às contribuições filosóficas distintas.

Defesa da Tese:

Na minha opinião o tema abordado, está relacionado com a história deste capítulo, o foco principal deste capítulo é esclarecer que nas Ciências Humanas o objetivo era o estudo do ser humano.

No Livro são explorados argumentos, a definição das ciências humanas, os seus objetivos e limitações, perspetivas filosóficas e campos de estudo. São destacados os objetivos das ciências humanas, como o estudo das estruturas mentais e relações sociais. No entanto, são apontadas algumas limitações, como a dificuldade em lidar com fenômenos subjetivos e complexos, a análise de fenômenos complexos, a aplicação de métodos científicos tradicionais e a necessidade de respeitar a subjetividade humana. A autora também examina como várias as correntes filosóficas: positivismo, marxismo, estruturalismo, influenciaram as ciências humanas ao longo do tempo e destaca a importância de uma abordagem crítica e reflexiva para entender a complexidade da condição humana.

Argumentos a Favor:

Resposta ás objeções:

Objeções:

O estudo das ciências humanas continua a ser uma área importante de estudo porque permite-nos entender melhor o comportamento humano no seu dia-a-dia e a sociedade em que vivemos.

Ao longo dos anos o estudo das ciências humanas têm causado algumas críticas e desacordosentre alguns filósofos, devido, essencialmente, aos diferentes pontos de vista apresentadossobre o que são as ciências humanas. Alguns dizem que as ciências humanas são subjetivas,imprecisas e menos objetivas do que as ciências naturais.

Resposta á Questão-Problema:

A abordagem causa impacto na compreensão da natureza humana, devido aos diferentes pontos de vista, apresentados por vários filósofos, sobre a relação da ciência humana e a ciência da natureza. As Ciências Humanas questionaram a viabilidade de uma verdadeira ciência centrada no estudo do ser humano, especialmente ao tentar replicar os métodos das Ciências Naturais.

Conclusão:

Tanto as ciências humanas como as ciências naturais, são importantes porque permitem-nos entender melhor o mundo em que vivemos. As ciências naturais ajudam-nos a entender melhor o mundo físico enquanto as ciências humanas permitem-nos entender melhor o comportamento humano e a sociedade em que vivemos.

Fim!