Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

5ºF Nº= 14
Leonor Ribeiro

Biografia de Euclides

  1. Introdução
  2. Biografia
  3. Parte Prática
  4. Conclusão
  5. Bibliografia

Índice

" Por trás de todo o avanço que a matemática e o pensamento crítico teve, estão grandes nomes lembrados até os dias atuais. Suas contribuições foram de extrema relevância para o mundo em que vivemos."

Introdução

Biografia

O Euclides foi um matemático importante grego nascido por volta do século III a.C.Embora sejam poucas as informações sobre a vida de Euclides, sabe-se que fundou a Escola Real de Alexandria durante o reinado de Ptolomeu I (306-283 a.C.).Graças a ele, a geometria do Egipto tornou-se importante, fazendo com que Alexandria se tornasse o centro mundial do compasso e do esquadro.

Biografia

Euclides, considerado o pai da geometria, com todos os conhecimentos adequiridos criou a sua grande obra.Euclides não ajudou só a encontrar novos probelemas de geometria mas também a ordenar métodos matemáticos que já eram conhecidos e assim criou a obra Postulados. Ele tinha cinco postulados.Axiomas de Euclides, obra que é um pouco diferente da obra Postulados, sendo constituída por princípios mais básicos (cinco axiomas).

Biografia

Elementos, obra com 13 volumes "livros mais importantes da geometria", em que reuniu tudo o que sabia sobre a matemática (aritmética, geometria e álgebra).Dos treze livros criados:Livro I-VI falam sobre a geometria plana elementar, isto é, falam das propiadades de retas e ângulos até chegar ao Teorema de Pitágoras (livro I proposição 47).Livro VII- IX, falam da teoria das proporções, desenvolvendo a teoria dos números. Desenvolvem-se conceitos de divisibilidade dos números inteiros, adição de séries geométricas e propriedades de números primos. Encontrando-se o "algoritmo de Euclides" (determina o máximo divisor comum entre 2 números).

Biografia

Livro X - XIII, sendo o X o maior e mais dificil, pois trata de números irracionais, (teoria dos números irracionais de Eudoxo) contendo a classificação geométrica de irracionais quadráticos e as suas raízes.Os livros seguintes (XI a XIII)falam sobre a geometria sólida, isto é, ângulos dos sólidos, dos volumes, dos paralelepípedos, pirâmide e esfera.

Parte Prática

Um dos temas mais importantes dos livros (Livro X-XIII), é sobre os 5 poliedros regulares, sólidos platónicos, tema que durante o ano letivo abordamos na disciplina de Matemática.Transpondo isto para as aulas práticas, podemos observar os seguintes poliedros:

Conclusão

"A sua obra é admirada por muitos pensadores de todas as épocas devido à simplicidade do estilo geométrico e à concisão e clareza da forma. Ao referirmos os assuntos tratados em cada livro compreendemos melhor o que Euclides fez pela Geometria e a importância da mesma nos nossos dias, pois os seus principais teoremas, postulados, preposições e axiomas, ainda hoje são valorizados e utilizados, até mesmo como bases noutras ciências."

Bibliografia

www.todamateria.com.br/euclides-de-alexandria/www.infoescola.com/biografias/euclides/https://clinicadematematica.com.br/quem-foi-euclides-de-alexandria/https://www.greelane.com/pt/humanidade/historia--cultura/euclid-of-alexandria-biography-2312396/
10-06-2024

Obrigada pela vossa atenção