Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
guia -como fazer relatório científico
Daniela Alves
Created on June 8, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTíFICO
Start
O relatório deve ser redigido utilizando a 3ªpessoa do singular no Pretérito Perfeito e estruturado segundo as seguintes normas:
6 - Resultados
5- Procedimento experimental
4 - Material utilizado
3 - Suporte teórico
2- Introdução
1 - Capa
O relatório deve ser redigido utilizando a 3ªpessoa do singular no Pretérito Perfeito e estruturado segundo as seguintes normas:
9 - Bibliografia
8 - Conclusão
7 - Discussão dos resultados
A capa deve conter obrigatoriamente a seguinte informação: a. O Título do trabalho. O título normalmente vem especificado na capa do relatório e é o que consta do protocolo da atividade experimental. Deverá ser curto e informativo ou poderá ser apresentado na forma de uma pergunta ou problema b. O nome da escola, c. A disciplina a que se destina o trabalho, d. O (s) nomes do (s) autor (es) e respectivos números e turma, e. A data de realização e da conclusão do trabalho.
Deve fazer-se um breve resumo do suporte teórico (conjunto de conceitos) subjacente à realização da atividade experimental em causa. a. De que trata o relatório e os motivos que conduziram à sua elaboração; b. Objetivos que se pretendem alcançar;
Enquadramento do problema (pesquisa bibliográfica);
Lista ou descrição do material e equipamento devidamente identificado (Material de Laboratório; Reagentes; Material Biológico).
Do procedimento constam os diferentes passos seguidos na actividade experimental, pela ordem em que foram realizados. É importante que, quem lê o relatório, possa realizar sem dificuldades a mesma atividade prática.
Os resultados são normalmente apresentados sob a forma de esquemas, gráficos e tabelas. Cada tabela, gráfico ou figura devem ser enumerados e legendados de modo mais ou menos completo. Uma legenda completa consta de um título destacado e de uma descrição muito breve. Neste ponto não devem ser comentados ou interpretados os resultados, mas apenas registados. A sua apresentação deve ser cuidada, clara e objetiva. No caso de insucesso no laboratório, deve apresentar os resultados obtidos por outros alunos, com a indicação dos respetivos nomes.
Este parâmetro consiste, no fundo, na interpretação dos resultados experimentais obtidos à luz dos conceitos enunciados na introdução. Podem incluir-se, quando oportuno, comentários sobre possíveis erros técnicos realizados na execução das experiências e sugestões sobre o modo de os eliminar.
Da interpretação dos resultados resultam conclusões que devem ser anotadas. a. Sintese da discussão dos resultados obtidos em relação ao problema ou objetivo inicial. b. Resposta ao problema; c. Sugestões de novas investigações para acabar de responder ao problema
Estás pronto para realizar um relatório científico.
Quando se pretende comunicar a outros os resultados de trabalhos de investigação, ou de experiências realizadas, é necessário um registo ordenado de todo o trabalho. Um relato científico deve estar de tal modo redigido e organizado que um leitor, devidamente preparado, possa não só repetir a experiência relatada, como também verificar a exactidão das observações e conclusões do autor. Para tal, a linguagem científica deve ser clara, objectiva, precisa, impessoal, modesta, salientando sempre o carácter técnico e informativo dessa mesma linguagem. Existem normas universais para a elaboração de relatórios. No entanto, essas normas não são rígidas, isto é, são adaptáveis de uma forma útil às características próprias de cada trabalho.