Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Start

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTíFICO

1 - Capa

2- Introdução

3 - Suporte teórico

4 - Material utilizado

5- Procedimento experimental

6 - Resultados

O relatório deve ser redigido utilizando a 3ªpessoa do singular no Pretérito Perfeito e estruturado segundo as seguintes normas:

7 - Discussão dos resultados

8 - Conclusão

9 - Bibliografia

O relatório deve ser redigido utilizando a 3ªpessoa do singular no Pretérito Perfeito e estruturado segundo as seguintes normas:

1

A capa deve conter obrigatoriamente a seguinte informação: a. O Título do trabalho. O título normalmente vem especificado na capa do relatório e é o que consta do protocolo da atividade experimental. Deverá ser curto e informativo ou poderá ser apresentado na forma de uma pergunta ou problema b. O nome da escola, c. A disciplina a que se destina o trabalho, d. O (s) nomes do (s) autor (es) e respectivos números e turma,e. A data de realização e da conclusão do trabalho.

2

Deve fazer-se um breve resumo do suporte teórico (conjunto de conceitos) subjacente à realização da atividade experimental em causa. a. De que trata o relatório e os motivos que conduziram à sua elaboração; b. Objetivos que se pretendem alcançar;

3

Enquadramento do problema (pesquisa bibliográfica);

4

Lista ou descrição do material e equipamento devidamente identificado (Material de Laboratório; Reagentes; Material Biológico).

5

Do procedimento constam os diferentes passos seguidos na actividade experimental, pela ordem em que foram realizados. É importante que, quem lê o relatório, possa realizar sem dificuldades a mesma atividade prática.

6

Os resultados são normalmente apresentados sob a forma de esquemas, gráficos e tabelas. Cada tabela, gráfico ou figura devem ser enumerados e legendados de modo mais ou menos completo. Uma legenda completa consta de um título destacado e de uma descrição muito breve. Neste ponto não devem ser comentados ou interpretados os resultados, mas apenas registados. A sua apresentação deve ser cuidada, clara e objetiva. No caso de insucesso no laboratório, deve apresentar os resultados obtidos por outros alunos, com a indicação dos respetivos nomes.

7

Este parâmetro consiste, no fundo, na interpretação dos resultados experimentais obtidos à luz dos conceitos enunciados na introdução. Podem incluir-se, quando oportuno, comentários sobre possíveis erros técnicos realizados na execução das experiências e sugestões sobre o modo de os eliminar.

8

Da interpretação dos resultados resultam conclusões que devem ser anotadas. a. Sintese da discussão dos resultados obtidos em relação ao problema ou objetivo inicial. b. Resposta ao problema; c. Sugestões de novas investigações para acabar de responder ao problema

Estás prontopara realizar um relatório científico.

Quando se pretende comunicar a outros os resultados de trabalhos de investigação, ou de experiências realizadas, é necessário um registo ordenado de todo o trabalho. Um relato científico deve estar de tal modo redigido e organizado que um leitor, devidamente preparado, possa não só repetir a experiência relatada, como também verificar a exactidão das observações e conclusões do autor. Para tal, a linguagem científica deve ser clara, objectiva, precisa, impessoal, modesta, salientando sempre o carácter técnico e informativo dessa mesma linguagem. Existem normas universais para a elaboração de relatórios. No entanto, essas normas não são rígidas, isto é, são adaptáveis de uma forma útil às características próprias de cada trabalho.