Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Ilha da equivalência

"O facto de tirasmos a um para darmos a outro vai interferir com o principio da liberdade, com os bem da pessoa.Se uma pessoa trabalha legitimamente para alcançar determinados bens o estado não lhos pode retirar - é uma violação, não é correto distribuir a riqueza. Se o fizermos estamos a tratar as pessoas como meios."

Critica de Robert Nozich

Vídeo - Teoria da Justiça de John Rawls

O rapaz toma a posição inicial, desconhecendo para onde ir ou o que fazer. É a partir desse desconhecimento - não sabemos o que desejamos, a posição que ocupamos ou o que somos, que se criam principios justos.

Véu da Ignorância

"O facto de de sabermos as particularidades da pessoas, não signifiva que elas não possam saber escolher os princípios justos - princípios que promovam o bem estar de todos, pois são seres morais. A posição inicial e o vêu da ignorância não possibilitam defenir o que é uma sociedade justa."

Critica de Michael Sandel

Devemos receber consoante a função que devempenhamos, de modo a tornar a sociedade mais produtiva e mais lucrativa, do que uma sociedade onde todos recebem da mesma forma.Desta maneira as pessoas que ganham mais podem ajudar as que ganham menos, através do pagamento de impostos.

3º princípio - Diferênça

Todos temos o direito de ser ajudados, todos devemos ter os mesmos direitos (necessidades básicas, como a liberdade de expressão ou religião), independentemente da nossa religião, étnia, sexualidade, etc.

1º princípio - Liberdade igual

Independentemente da nossa raça, posição social ou genero, todos devemos ter as mesmas oportunidades. É preciso criar condições para que os mais desfavorecidos tenham as mesmas oportunidades que os mais favorecidos.

2º prinípio - Oportunidade justa

Neste caso se quiséssemos escolher uma sosiedade para viver e não soubessemos qual seria o cargo que iriamos desempenhar deviriamos escolher a sociedade "Saber & Conhecimento". Apesar de o solário não ser tão alto, se desempanharmos uma função onde fiquemos mais desfavorecidos, não iremos cair na pobreza extrema. Devemos escolher a opção mais segura que provoque o menor risco.

Regra Maximin