Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Projeto de TIC - lince-ibérico
Andr� Silva
Created on June 7, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Piñata Challenge
View
Teaching Challenge: Transform Your Classroom
View
Frayer Model
View
Math Calculations
View
Interactive QR Code Generator
View
Interactive Scoreboard
View
Interactive Bingo
Transcript
Lince-Ibérico
O lince-ibérico (nome científico: Lynx pardinus), também conhecido como liberne, lobo-cerval, gato-fantasma, gato-cerva e gato-lince, é uma espécie de mamífero da família Felidae e género Lynx. Anteriormente considerado uma subespécie do lince-euroasiático (Lynx lynx), o lince-ibérico está agora classificado como espécie separada.
O lince-ibérico apresenta orelhas peludas, pernas longas, cauda curta e um colar de pelo que se assemelha a uma barba. Ao contrário dos seus parentes mais próximos, o lince-ibérico tem uma cor castanho-amarelada com manchas. O comprimento da cabeça e do corpo é de cerca de 85 cm a 110 centímetros, com a pequena cauda a acrescentar um comprimento adicional de 12 a 30 centímetros. O macho é maior do que a fêmea e pode pesar até cerca de 27 kg. A longevidade máxima na natureza é de treze anos. A sua locomoção é no solo. Apoiando apenas os dedos no chão o lince utiliza a corrida para se deslocar mais depressa.
Esta espécie pode estar ativa ao amanhecer e no Inverno a atividade diurna é mais comum. Tem uma dieta especializada, composta quase exclusivamente por coelho-bravo, mas que pode ser complementada com roedores, aves e crias de cervídeos. Caça por emboscada. O lince Ibérico vive no meio terrestre, onde encontra condições necessárias para a sua sobrevivência, como alimento, água, vegetação adequada. O seu habitat possui características mediterrânicas, como por exemplo o bosque, matagal e mato denso mediterrânico com áreas abertas e muita vegetação arbustiva.
Curiosidade
Atualmente, existem quatro espécies de lince: o lince-canadiano (Lynx canadensis), o lince euro-asiático (Lynx lynx), o lince-ibérico (Lynx pardinus) e o lince-pardo (Lynx rufus). Destes, o lince-ibérico é o mais ameaçado. Desde a extinção do tigre-de-dentes-de-sabre, há cerca de 10.000 anos, poucos felinos tiveram o mesmo destino. Assim, a perda do lince-ibérico será uma notícia terrível, não só para a família dos felinos, mas também para todos os esforços de conservação das espécies.
Vídeo informativo sobre o lince-ibérico
Realizado por: André Silva
Reprodução
A época de reprodução ocorre entre janeiro e julho. As crias, geralmente duas, são amamentadas até aos 8 meses e recebem cuidados parentais da progenitora até aproximadamente os 20 meses de idade, altura em que se tornam independentes e abandonam o grupo familiar.
Fontes do texto
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lince-ib%C3%A9rico https://www.zoo.pt/pt/conhecer/animais/mamiferos/lince-iberico/ http://areasprotegidas.icnf.pt/lince/images/envolva_se/LinceIbericoLaraGervasio.pdf https://www.nationalgeographic.pt/mundo-animal/curiosidades-sobre-lince-iberico-segundo-mamifero-mais-ameacado-planeta_4568
Fonte do vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=QMyjU8Qfn04