Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

História

A primeira fase da industrialização

Start

Agrupamento de escolas de moure e ribeira do neiva

Trabalho realizado por: Bárbara Gomes Nº2 8ºC

2023\2024

Professora: Ana Machado

índice

1..........................................................................Capa 2.........................................................................Índice 3...............................................................Introdução 4................A primeira fase da industrialização 5 á 7....................................Inovações tecnológicas8.........Transformações sociais e economicas 9........................................Impacto no transporte10.....................................................Consequências 11..............................................................Conclusão12............................................................Bibliografia

Introdução

Neste trabalho eu vou falar sobre a primeira fase da industrialização, as inovações tecnológicas, transformações sociais e económicas, impacto no transporte e as consequências.

A primeira fase da industrialização

A primeira fase da industrialização, também conhecida como a Primeira Revolução Industrial, ocorreu entre o final do século XVIII e no ínicio do século XIX, principalmente na Inglaterra, antes de se expandir para as outras partes da Europa e para os Estados Unidos. Esta fase foi marcada por várias mudanças significativas que transformaram a economia agrária e artesanal em uma economia industrial e mecanizada

Inovações tecnológicas

1. Máquina a vapor: inventada por James Watt, a máquina a vapor foi fundamental para a industrialiação. Ela permitiu a mecanização de muitos processos produtivos e foi amplamente utilizada em indústrias e transportes.

Inovações tecnológicas

2. Tear Mecânico: O tear mecânico de Edmund Cartwringht automatizou a produção textil, aumentando a produtividade e reduzindo a necessidade de trabalho manual.

inovações tecnológicas

3.Desenvolvimento da Metalurgia: Melhorias na produção de ferro e aço, como o processo de pudelagem e laminação, tornaram esses materiais mais disponíveise acessíveis para a construção de máquinas e infraestrutura.

transformações sociais e econômicas

1. Urbanização: A industrialização levou ao crescimento das cidades, á medida que as pessoas migravam do campo para os centros das cidades para ir trabalhar para as fábricas. 2. Mudança no Trabalho: houve uma transição do trabalho artesanal para o trabalho em fábricas, onde os trabalhadores realizavam tarefas específicas em linhas de produção.

3. Crescimento do capitalismo: O capital privado e o sistema de mercado livre se expandiram, incentivando os investimentos em novas tecnologias e indústrias.

impacto no transporte

1. Ferrovias. A construção de ferrovias facilitou o transporte de mercadorias e pessoas, acelarando o comércio e a expansão industrial.2.Navios a vapor: Navios movidos a vapor aumentaram a efeciência de transporte marítimo, conectando mercados globais.

CONSEQUÊNCIAS

1. Melhoria na produção: A produção em massa reduziu os custos de bens e tornou produtos antes luxuosos acessíveis a um maior número de pessoas.2. Condições de trabalho: Embora houvesse avanços tecnológicos as condições de trabalho nas fábricas eram frequentemente difíceis e perigosas, com longas jornadas e baixos salários.3.Questões ambientais: A industrialização trouxe poluição do ar e da água, á medida que as fábricas despejavam resíduos industriais no meio ambiente.

Concluindo

A primeira revolução industrial foi um período de mudanças profundas e duradouras que lançaram as bases para o mundo industrializado moderno. As inovações e transfromações dessa época continuam a influenciar a sociedade e a economia até hoje.

Bibliografia

-Wikipédia -Manual de História