Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Boas Noites

Ana Lopes

Created on June 6, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Winter Presentation

Hanukkah Presentation

Vintage Photo Album

Nature Presentation

Halloween Presentation

Transcript

Análise do poema "BOAS NOITES"

Trabalho feito por:Ana e Bárbara

START

Boias Noites Estava uma lavadeira A lavar numa ribeira, Quando chega um caçador: – Boas tardes, lavadeira! -"Boas tardes, caçador!" – Sumiu-se-me a perdigueira Ali naquela ladeira; Não me fazeis o favor De me dizer se a brejeira Passou aqui a ribeira? "Olhe que dessa maneira, Até um dia, senhor, Perdereis a caçadeira, Que ainda é perda maior."

– Que me importa, lavadeira! Aqui na minha algibeira Trago dobrado valor… Assim eu fora senhor De levar a vida inteira Só a ver o meu amor Lavar roupa na ribeira!… "Talvez que fosse melhor… Ver coser a costureira! Vir de ladeira em ladeira Apanhar esta canseira, E tudo só por amor De ver uma lavadeira Lavar roupa na ribeira… É escusado, senhor!" – Boas noites… lavadeira! "Boas noites, caçador!…"

Estrutura externa

Este poema é constituido por 9 estrofes e tem 1terceto, 4 monósticos, 1 quintilha, 1 quadra, 1 sétima e 1 oitava. Também é constituido por versos de 7 sílabas (heptassílabo) como podemos ver no próximo verso: "Estava uma lavadeira" "Es/ta/va/ uma/ la/va/dei/ra"

Assunto do poema

"Boas Noites" é um texto lírico onde se fala de uma lavadeira e de um caçador, que são as personagens principais deste poema, que se encontarm junto de uma ribeira, onde a verdadeira intenção do caçador é encontrar-se com a lavadeira.

Fim! esperamos que tenhas gostado