Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

ZEN PRESENTATION

Maria Inês Melo

Created on June 6, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Winter Presentation

Hanukkah Presentation

Vintage Photo Album

Nature Presentation

Halloween Presentation

Transcript

"Em todos os jardins" Sophia Mello Breyner Andresen

Beatriz Marmé Nº 3 Eva Carvalho Nº 8 Iara Coutinho Nº 10 Mª Inês Melo Nº 17 8º C Disciplina: Português Professora: Edite Pimentel

Identificação do tema do poema"Em todos os jardins"

Este poema eu lírico fala sobre quando morrer quer ser igual a Natureza. A Sophia de Mello Breyner Andresen com este poema quer expressar com bonita e calma é a Natureza e querer ser como ela. O tema deste poema representa a morte.

Progressão temática

1 estrofe- Como é bonita a natureza 2 estrofe- O eu lírico será tudo 3 estrofe- Receberá tudo 4 estrofe- Será o que não pode faltar

Dois recursos expressivos

Em todos... Em todos- Anáfora Um dia serei eu o mar e a areia- Metáfora

Relação entre o poema e um texto

A relação entre o poema "Em todos os jardins" e o texto "Parece impossível mas sou uma nuvem" é que nos dois tenta-se ser uma coisa que é impossível pois não pudemos tornar-nos algo que é imaterial.

Análise formal do poema "Em todos os jardins "

O poema têm 14 versos, têm duas quadras, duas estrofes compostas por quatro versos e dois tercetos, duas estrofes compostas por três versos, que é chamado como um soneto.

O esquema rimático é abab/baba/cdc/edeE os timos de rima são, Rima cruzada, Rima interpolada e Verso barco ou solto

"Em/ to/dos/ os/ jar/dins/ hei/-de/ flo/rir," - 10 sílabas (Decassílabo)"Em/ to/dos/ be/be/rei a/ lua /chei/a," - 8 sílabas (Octossílabo) "Quan/do en/fim/ no/ meu/ fim/ eu /po/ssuir" - 9 sílabas (Eneassílabo)

Biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto. Entre 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Em 1944 sai, em edição de autor, o seu primeiro livro de poemas, Poesia, título inaugural de uma obra incontornável que a torna uma das maiores vozes da poesia do século xx. Recebeu vários prémios, como o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.

"Presságio"Fernando Pessoa

Beatriz Marmé Nº 3 Eva Carvalho Nº 8 Iara Coutinho Nº 10 Mª Inês Melo Nº 17 8º C Disciplina: Português Professora: Edite Pimentel

Identificação do tema do poema "Presságio"

O poema expressa o maior desejo de pessoa que é o amor. Fernando Pessoa queria que o seu amor ouvisse este poema, mas como sem o ouvir, ele queria que adivinhasse pelo seu olhar o seu sentimento, sem que ele tivesse necessidade de lhe falar. “Fica sem alma nem fala, Fica só, inteiramente! “

Progresão temática

1 estrofre- A revelação do amor 2 estrofe- Não saber o que dizer sobre o que sente 3 estrofe- Se ela soubesse o que eu lírico sente 4 estrofe- Quando se conta o que se sente fica-se sem fala 5 estrofe- Falar ou não falar

Dois recursos expressivos

Se pudesse ouvir o olhar- Metáfora Mas se isto puder contar-lhe o que não lhe ouso contar- Antítese

Análise formal do poema "Presságio"

O poema têm 20 versos, é formado por cinco estrofes e cada uma tem quatro versos que se designa por quadras. A rima é cruzada com o primeiro verso a rimar com o terceiro e o segundo a rimar com o quarto.

O esquema rimático é abab/cdcd/ebeb/acac/fbfbE os timos de rima é, Rima cruzada.

"Fi/ca /sem/ al/ma /nem /fa/la/ , fi/ca /só/ in/tei/ra/men/te”- 15 sílabas (Bárbaro- 13 ou mais sílabas)"Se/ pu/de/sse ou/vir/ o o/lhar"- 7 sílabas (Rendondilha maior ou heptassílabo) "O a/mor/ quan/do/ se/ re/ve/la"- 9 sílabas (Eneassílabo)

Biografia de Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Nasceu em Lisboa em 13 de junho de 1888 e faleceu em 30 de novembro de 1935 em Lisboa, a causa da sua morte foi Cirrose Hepática é uma doença no fígado.

Bibliografia

https://www.portoeditora.pt/autor/sophia-de-mello-breyner-andresen/652https://en.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa