Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
ZEN PRESENTATION
Maria Inês Melo
Created on June 6, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Winter Presentation
View
Hanukkah Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
Transcript
"Em todos os jardins" Sophia Mello Breyner Andresen
Beatriz Marmé Nº 3 Eva Carvalho Nº 8 Iara Coutinho Nº 10 Mª Inês Melo Nº 17 8º C Disciplina: Português Professora: Edite Pimentel
Identificação do tema do poema"Em todos os jardins"
Este poema eu lírico fala sobre quando morrer quer ser igual a Natureza. A Sophia de Mello Breyner Andresen com este poema quer expressar com bonita e calma é a Natureza e querer ser como ela. O tema deste poema representa a morte.
Progressão temática
1 estrofe- Como é bonita a natureza 2 estrofe- O eu lírico será tudo 3 estrofe- Receberá tudo 4 estrofe- Será o que não pode faltar
Dois recursos expressivos
Em todos... Em todos- Anáfora Um dia serei eu o mar e a areia- Metáfora
Relação entre o poema e um texto
A relação entre o poema "Em todos os jardins" e o texto "Parece impossível mas sou uma nuvem" é que nos dois tenta-se ser uma coisa que é impossível pois não pudemos tornar-nos algo que é imaterial.
Análise formal do poema "Em todos os jardins "
O poema têm 14 versos, têm duas quadras, duas estrofes compostas por quatro versos e dois tercetos, duas estrofes compostas por três versos, que é chamado como um soneto.
O esquema rimático é abab/baba/cdc/edeE os timos de rima são, Rima cruzada, Rima interpolada e Verso barco ou solto
"Em/ to/dos/ os/ jar/dins/ hei/-de/ flo/rir," - 10 sílabas (Decassílabo)"Em/ to/dos/ be/be/rei a/ lua /chei/a," - 8 sílabas (Octossílabo) "Quan/do en/fim/ no/ meu/ fim/ eu /po/ssuir" - 9 sílabas (Eneassílabo)
Biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto. Entre 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Em 1944 sai, em edição de autor, o seu primeiro livro de poemas, Poesia, título inaugural de uma obra incontornável que a torna uma das maiores vozes da poesia do século xx. Recebeu vários prémios, como o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.
"Presságio"Fernando Pessoa
Beatriz Marmé Nº 3 Eva Carvalho Nº 8 Iara Coutinho Nº 10 Mª Inês Melo Nº 17 8º C Disciplina: Português Professora: Edite Pimentel
Identificação do tema do poema "Presságio"
O poema expressa o maior desejo de pessoa que é o amor. Fernando Pessoa queria que o seu amor ouvisse este poema, mas como sem o ouvir, ele queria que adivinhasse pelo seu olhar o seu sentimento, sem que ele tivesse necessidade de lhe falar. “Fica sem alma nem fala, Fica só, inteiramente! “
Progresão temática
1 estrofre- A revelação do amor 2 estrofe- Não saber o que dizer sobre o que sente 3 estrofe- Se ela soubesse o que eu lírico sente 4 estrofe- Quando se conta o que se sente fica-se sem fala 5 estrofe- Falar ou não falar
Dois recursos expressivos
Se pudesse ouvir o olhar- Metáfora Mas se isto puder contar-lhe o que não lhe ouso contar- Antítese
Análise formal do poema "Presságio"
O poema têm 20 versos, é formado por cinco estrofes e cada uma tem quatro versos que se designa por quadras. A rima é cruzada com o primeiro verso a rimar com o terceiro e o segundo a rimar com o quarto.
O esquema rimático é abab/cdcd/ebeb/acac/fbfbE os timos de rima é, Rima cruzada.
"Fi/ca /sem/ al/ma /nem /fa/la/ , fi/ca /só/ in/tei/ra/men/te”- 15 sílabas (Bárbaro- 13 ou mais sílabas)"Se/ pu/de/sse ou/vir/ o o/lhar"- 7 sílabas (Rendondilha maior ou heptassílabo) "O a/mor/ quan/do/ se/ re/ve/la"- 9 sílabas (Eneassílabo)
Biografia de Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Nasceu em Lisboa em 13 de junho de 1888 e faleceu em 30 de novembro de 1935 em Lisboa, a causa da sua morte foi Cirrose Hepática é uma doença no fígado.
Bibliografia
https://www.portoeditora.pt/autor/sophia-de-mello-breyner-andresen/652https://en.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa