Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

tabagismo

O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência fisica e psicológica do consumo de nicotina , substancia presente no tabaco e que reduz a irrigação sanguinia nos tecidos e no sistema nervoso central.com tudo esta e das quatro mil substanciatóxicas e irritantes presentes no cigarro, 70 das quais cancerígenas .

Na Europa,o tabagismo é responsavel por um milhão e 200 mil mortes todos os anos é a tendência é para que atinja os dois milhões, prevê a Organização Mundial da Saúde .Infelizmente todos os dias deparamos com adolecentes fumando nas escolas .

Consequências

Em média, os fumadores vivem menos dez anos do que os não fumadores. Isto acontece porque as substâncias presentes no tabaco prejudicam alguns órgãos importantes ao mesmo tempo que fragilizam o nosso organismo face a várias doenças. Assim, o tabagismo é responsável por:

  • 25 a 30% dos cancros, incluindo o do aparelho respiratórios superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe)
  • 80% dos casos de doença pulmonar obstrutiva crónica 90% dos casos de cancro do pulmão
  • 20% das mortes por doença coronária Além disso, as doenças cardiovasculares são 2-4 quatro vezes mais frequentes em fumadores. Por isso, deixar de fumar é a forma mais eficaz de diminuir o risco de enfarte do miocárdio, angina de peito, doença arterial periférica e acidente vascular cerebral.