Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Por:Tiago Dias 5ºF

O meu matemático favorito

O que Pitágoras fez na Filosofia

Ir para a página

Ir para a página

Ir para a página

(1)

Biografia de Pitágoras

Quem foi pitágoras e o que fez?

Índice

Ir para a página

Ir para a página

Ir para a página

Frases ditas por Pitágoras

Pitágoras na música

Escola Pitagórica

Índice(2)

Ir para a página

Webgrafia

Conclusão

Atividade

Índice(3)

Voltar

Pitágoras foi um matemático e filósofo importante para a matemática que ficou notoriamente conhecido por ter criado o Teorema de Pitágoras que diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. a = b + cPodemos usar isso para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero.

Quem foi Pitágoras e o que fez?

Voltar

Pitágoras fundou uma ceita baseada em uma doutrina rígida que estudava para a purificação da alma.Os pitagóricos acreditavam na reencarnação, e diziam que era necessário viver a vida material para atingir a purificação e uma alma aperfeiçoada.

O que Pitágoras fez na Filosofia

Voltar

Pitágoras nasceu em 582 a.C na ilha de Samos, no mar Egeu que fica na Grécia e era filho de um comerciante rico, a sua vida e ideias são uma mistura de real e lenda.A lenda começa antes de Pitágoras nascer, quando por volta de 580 a. C. a sacerdotisa do deus Apolo disse à mãe de Pitágoras:“Tereis um filho de grande beleza e extraordinária inteligência, será um dos homens mais sábios de todos os tempos”.Sendo isso uma lenda ou não, a inteligência de Pitágoras impressionava os mestres das melhores escolas de Samos que não conseguiam responder às suas perguntas.Com 16 anos,Pitágoras foi enviado para Mileto para estudar com Tales, o maior sábio da época. Logo, Tales de Mileto reconheceu que não tinha mais nada para lhe ensinar e passou a ser o mestre a estudar as descobertas geométricas e matemáticas do próprio aluno(Pitágoras).Em adulto, em busca de novos conhecimentos, Pitágoras começou a somar, além dos algarismos, ideias da ciência e até a religião de outros povos. Foi para a Síria, para a Arábia, Caldeia, Pérsia, Índia e Egito, onde ficou e passou mais de 20 anos.Para conhecer melhor os mistérios da religião egípcia, fez-se sacerdote.Quando Cambises conquistou o Egito, Pitágoras foi obrigado a ir para a Babilônia, onde passou a estudar e descobrir como se desenvolvia a ciência naquela região.

Biografia de Pitágoras

Ir para a página

Por volta de 530 a. C., Pitágoras voltou para Samos com o objetivo de criar uma escola, mas encontrou a ilha governada por um ditador chamado Polícrates, que não queria saber nem de escolas nem de templos. Pitágoras foi então expulso da Grécia e partiu para Crotona, no sul da Itália, onde se dedicou a ensinar aos filhos dos aristocratas.Finalmente, Pitágoras criou a sua escola, a "Escola Pitagórica", que era muito mais que uma escola, era uma espécie de irmandade religiosa dedicada à Matemática, Religião, Política e também Filosofia.Os membros do grupo pitagórico eram todos aristocratas e obrigados a sigilo, mediante juramento, por isso a irmandade era olhada com suspeição pelo povo comum.Além de matemáticos e astrônomos, a escola abrigava biologistas e anatomistas. Os alunos formados, defensores da aristocracia, ocupavam altos cargos no governo local, e dominavam as cidades gregas do sul da Itália. Revoltas do povo destruíram o prestígio da seita e incendiaram a escola, e Pitágoras foi obrigado a se exilar em Metaponto, ao norte, na Lucânia.

Escola Pitagórica

Voltar

Para Pitágoras a música era o melhor meio de purificar a alma e os termos criados por ele são usados até hoje, como a "média harmônica" e a "progressão harmônica" e como astrônomo, seu principal mérito foi conceber o universo em movimento.Aos estudos sobre a rotação da Terra misturava-se noções acerca da melodiosa “música das esferas”, produzida por astros em movimento. Como teórico de medicina, achava que o corpo humano era construído basicamente por uma armonia: "homem doente era sinal de harmonia rompida".

Pitágoras na música

Voltar

"A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num só coração e num espírito."
"Os amigos têm tudo em comum e a amizade é a igualdade."
"O universo é uma harmonia de contrários."
"Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."
"O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos."

Frases ditas por Pitágoras

Clica no botão»»»

Voltar

Atividade

Podemos concluir que Pitágoras não foi importante só na matemática mas sim também para a história, trabalhando não só na matemática mas também na música e filosofia.Pitágoras foi um grande homem que estudou e ajudou-nos a entender o nosso mundo, o mundo filosófico e musical.

Conclusão

https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/pitagoras.htm - o que Pitágoras fez para a filosofia

https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/o-teorema-pitagoras-aplicado-no-estudo-trigonometria.htm -pesquisa do teorema de Pitágoras

https://www.ebiografia.com/pitagoras/ - biografia

https://www.passaronoombro.com/ciencia/a-vida-e-a-obra-de-pitagoras-o-teorema-de-pitagoras-e-a-simbologia-dos-numeros/ - Imagem de fundo

webgrafia