Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Plantas

Realizado por: Lara Simões nº9 e Lorena Bardote nª11 6ºBProfessora: Arlete Silva

EBC2,3CarlosdeOliveira

A fotossíntese é a função que as plantas com clórofila realizam para reproduzirem o seu próprio alimento .Os cloroplastos são os constituintes das células vegetais onde acontece a fotossíntese.A clorofila é existente dentro dos cloroplastos.A clorofila é o pigmento de cor verde que capta a luz solar utilizada pela planta para a produção do seu alimento.

A seiva elaborada é constituida por água com nutrientes orgânicos dissolvidos.Circula por toda a planta em vasos condutores próprios.

A seiva bruta é a solução de água e sais minerais dissolvidos.Vai desde a raiz até ás folhas por vasos condutores próprios.

Seiva bruta

Seiva elaborada

Ocorre em vasos condutores próprios e é ascendente e contínuo, desde a raiz até ás folhas.Á medida que as folhas ficam sem água, vão recebendo água pela seiva bruta.

Seiva bruta circulação

Ocorre em vasos condutores próprios, desde as folhas até todos os orgãos da planta.Circula em todos os sentidos e leva o alimento a todas as células da planta.

Seiva elaborada circulação

Os orgãos das plantas são a raiz, o caule, as folhas, flores, os frutos, e as sementes.

As plantas acumulam reservas alimentares essas reservas acumuladas são utilizadas nas plantas para o seu desenvolvimento e reprodução.

A transpiração é importante para as plantas.O movimento ascendente da ceiva bruta é fundamental para a realização da fotossíntese e é mantido pela transpiração da planta.

Os estomas são as estruturas da epiderme das folhas.As plantas, ao terem a capacidade de captar o dióxido e de libertar o oxigénio, renovam o ar e melhoram a qualidade do ar atmosférico e do ar interior.

A reprodução das plantas é o processo em que as plantas originam outras plantas semelhantas aos progenitores.As plantas se reproduzem por sementes que são encontradas nas flores .Uma flor completa é constituida por: pedúnculo e recetáculo com a função de suporte, sépalas com função de proteção, pétalas com função de atração de animais polonizadores e estames e carpelos com função de reprodução.

A fecundação acontece na flor após a polonização.Cada grão de pólen que cai no estigma, se as condições nesse sítio forem favoráveis, forma um tubo polínico que desce até o estilete até ao ovário. A fecundação ocorre quando um tubo polínico atinge um óvulo e um núcleo sexual masculino se une ao núcleo sexual femenino originando um ovo.

A frutificação é a transformação do ovário da flor num fruto.As paredes do ovário transforman-se no pericarpo do fruto.Ao mesmo tempo, o ovo desenvolve-se, formando o embrião que junto com as substâncias de reserva contitui a semente.

A germinação é a fase em que o embrião contido na semente passa do estado de vida latente ao início do desenvolvimento de uma nova planta.A água, a luz, o oxigénio e a temperatura são condições que influenciam a germinação das sementes.

FIM

Agora já sabem um pouco mais sobre as plantas?