Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Knolling Literário: A Boneca de Kokoschka

Realizado por Beatriz Gouveia nº4 10ºA

Este livro de Afonso Cruz foi publicado pela primeira vez em 2010 pela Quetzal Editores. A história passa-se em Dresden durante a segunda guerra mundial, e segue a vida de um rapaz judeu chamado Isaac Dresner.

A Boneca de Kokoschka

Chapéu: Bonifaz Vogel usava sempre um chapéu de feltro que fazia parte da sua personalidade e aparência. Ele sentia uma forte conexão com o uso do chapéu, a ponto de afirmar que se sentia despido sem ele. No verão usava um chapéu de palha mais adequado às temperaturas mais quentes.

Bandeira Nazista: A bandeira nazista simboliza o período sombrio da Segunda Guerra Mundial em que a história se desenrola.

Pincel: O pincel faz alusão a Tsilia, a esposa de Isaac que era pintora. Alêm disso é importante referir que foi Mathias Popa (narrador da história de Oskar Kokoschka) quem ensinou Tsilia a pintar.

Bola: "Isaac Dresner estava a brincar com o seu melhor amigo, Pearlman, quando um soldado alemão apareceu, entre uma esquina e uma bola à trave. O soldado trazia uma arma na mão e deu um tiro na cabeça de Pearlman(...)"

Bota: Quando Pearlman foi assassinado caiu com a cabeça em cima da bota do pé direito de Isaac. Ao longo do livro é várias vezes referido o peso literal e figurado que Isaac sente na perna direito. Esse peso torna-se uma metáfora para a memória e o impacto da perda do amigo.

Cadeira: Bonifaz Vogel sentava-se todos os dias na mesma cadeira de palhinha. Esta tinha um grande valor sentimental para ele pois tinha-lhe sido oferecida pelo seu tio. A cadeira de palhinha é um objeto que carrega a a sua memória. Sentar-se na cadeira diariamente é uma forma de manter viva a lembrança do tio e de honrar a conexão que tinham.

Pássaros: Bonifaz tinha uma loja de pássaros, onde Isaac estava escondido (pois foi o pai de Isaac que construiu a cave da loja). A metáfora das gaiolas dentro dos pássaros mostra que a verdadeira prisão é psicológica ou emocional e não física. Mesmo quando Bonifaz Vogel abre as portas das gaiolas, os pássaros não fogem porque estão condicionados a temer a liberdade. Isso reflete a ideia de que muitas pessoas têm medo de deixar suas zonas de conforto ou enfrentar o desconhecido, mesmo quando a tem essa oportunidade.

Boneca Kokoschka: A boneca representa a obsessão de Oskar Kokoschka por Alma Mahler, a sua ex-mulher, e demonstra a sua incapacidade de superar a perda. Após o termino do relacionamento, Oskar encomendou uma boneca em tamanho real que se parecia com ela, na tentativa de superar a separação. A boneca serviu como uma espécie de substituta para Alma, sendo usada por Kokoschka nas suas pinturas e como companhia em eventos sociais.

Garrafa de vinho: Algum tempo depois de ter a boneca, Oskar fartou-se de sua tentativa de encontrar consolo na fantasia e, num ato de frustração e desilusão, partiu deliberadamente a garrafa de vinho na boneca, revelando assim a fragilidade da ilusão que ele tinha construído.