Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

start

Área protegida

Amazónia

Conclusão

Mapa

O que são areas protegidas?

Áreas Protegidas

Tópicos

Amazónia

Mapa

Amazônia é um dos biomas brasileiros e abrange territórios de países vizinhos. Conhecido como bioma de maior biodiversidade do mundo, a Amazônia possui diversas particularidades, que a diferem de todos os outros, com relação a sua vegetação extremamente densa, a sua fauna e flora diversificada ou a seus rios extensos e de extrema importância para o país. O bioma Amazônia é o maior do país (correspondendo a, aproximadamente, 49% do território brasileiro) e abriga também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo. Esse conjunto de ecossistemas é de extrema importância para manter o equilíbrio ambiental da Terra, sendo, portanto, necessário preservá-lo. Contudo, é fato que isso não está acontecendo, baseando-nos nos índices de desmatamento, vemos que essa região está cada vez mais visada mundialmente, o que tem aumentado sua exploração.

Amazónia

Áreas protegidas: As áreas protegidas são territórios delimitados e geridos com o objetivo de conservar o seu patrimônio natural, que inclui elementos ecológicos, históricos, geológicos e culturaisImportância das Áreas protegidas: Amplamente reconhecidas como o principal instrumento de conservação in situ da natureza, existem mais de 161.000 áreas protegidas no mundo, que cobrem cerca de 15% das superfícies terrestres e 8% das áreas marítimas sob jurisdição dos países.

O que são áreas protegidas?

  • Arpa garante a efetividade de parte significativa do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), figura como parte importante das políticas de prevenção e combate ao desmatamento ilegal e busca manter bases ecológicas para o desenvolvimento do país.
Atualmente, o Arpa protege 114 unidades de conservação (UCs) na Amazônia brasileira, que representam mais de 59,2 milhões de hectares. As unidades de conservação apoiadas pelo programa são beneficiadas com bens, obras e contratação de serviços necessários para a realização de atividades de integração com as comunidades de entorno, formação de conselhos, planos de manejo, levantamentos fundiários, fiscalização e outras ações necessárias ao seu bom funcionamento.

Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa)

Saí Andorinha

Arara canindé

Espécies existentes

Gato-maracajá

Doninha da Amazónia

Espécies em extinção

Medidas de proteção

As áreas protegidas são atualmente o melhor e mais eficiente mecanismo para a conservação da biodiversidade. Além da proteção, é necessário garantir a sustentabilidade financeira dessas áreas e assegurar o futuro de espécies e ecossistemas. O assunto foi tema do evento paralelo Financiamento sustentável: Áreas Protegidas para Sempre, na última semana, como parte da Conferência das Partes. Participaram da ocasião representantes dos governos do Brasil, Colômbia, Peru e Costa Rica. O Brasil foi um dos destaques na ocasião ao apresentar o Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta. Em 2014, o governo brasileiro e parceiros, como o WWF-Brasil, lançaram a Iniciativa Arpa para a Vida que formalizou uma nova e inovadora estratégia de financiamento para as unidades de conservação (UCs) apoiadas pelo Programa. Seus doadores se comprometeram a investir U$ 215 milhões (cerca de R$ 470 milhões), em um acordo assinado por todos de uma única vez .

Obrigada