Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Dia de Portugal

Bibliotecas BEGSAMPA

Created on June 5, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Sabias que...

BEGSAMPAIO

Moeda Luís de Camões, 1524, de valor 5 Euros

No reverso: No campo central, a efígie estilizada do poeta cego, com uma coroa de louros e uma gola típica do século XVI; À esquerda, a legenda “Luís de Camões”; À direita, o ano “1524”.

No anverso:No campo central, o valor facial e o escudo nacional; Por baixo, a legenda “Casa da Moeda” e a indicação do autor; Na orla esquerda, a legenda “República Portuguesa” e o ano “2024”.

Explicar o significado da bandeira de Portugal e pedir para colorir a bandeira que está na imagem de acordo com a bandeira nacional

A História do Dia de Portugal Sabias que, há muitos anos atrás, o dia 10 de Junho era chamado o “Dia da Raça”? “Raça Lusitana”, ou seja, todos os que eram portugueses: tanto os que estavam em Portugal como os que viviam por todo o mundo! Foi na altura do Estado novo até à Revolução dos Cravos. Após a Revolução, a celebração do dia 10 de Junho passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas. Neste feriado, o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, que decorrem em diferentes cidades todos os anos!

O Dia de Portugal, até podia ter sido o 24 de junho de 1128 (Batalha de S. Mamede, entre D. Afonso Henriques e as tropas do Galego Fernão Peres de Trava), o 5 de outubro de 1143 (Tratado de Zamora, onde certos historiadores consideram a independência de Portugal), o 23 de maio de 1179, onde o papa Alexandre III, reconhece o Condado Portucalense independente do Reino de Castela), o 14 de agosto de 1385 (com a vitória portuguesa face a Castela), o 7 de junho de 1494, (Tratado de Tordesilhas), o 1 de dezembro de 1640 (Restauração da Independência da coroa portuguesa, depois da União Ibérica de 1580), o 5 de outubro de 1910 (Implantação da República portuguesa) e mais recente o 25 de abril de 1974 (com a Revolução dos Cravos)! E porque estas datas não foram escolhidas? Portugal, é talvez o único país a celebrar a memória de um Poeta!