Sabias que...
BEGSAMPAIO
Moeda Luís de Camões, 1524, de valor 5 Euros
No reverso:
No campo central, a efígie estilizada do poeta cego, com uma coroa de louros e uma gola típica do século XVI;
À esquerda, a legenda “Luís de Camões”;
À direita, o ano “1524”.
No anverso:No campo central, o valor facial e o escudo nacional; Por baixo, a legenda “Casa da Moeda” e a indicação do autor; Na orla esquerda, a legenda “República Portuguesa” e o ano “2024”.
Explicar o significado da bandeira de Portugal e pedir para colorir a bandeira que está na imagem de acordo com a bandeira nacional
A História do Dia de Portugal
Sabias que, há muitos anos atrás, o dia 10 de Junho era chamado o “Dia da Raça”? “Raça Lusitana”, ou seja, todos os que eram portugueses: tanto os que estavam em Portugal como os que viviam por todo o mundo! Foi na altura do Estado novo até à Revolução dos Cravos.
Após a Revolução, a celebração do dia 10 de Junho passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.
Neste feriado, o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, que decorrem em diferentes cidades todos os anos!
O Dia de Portugal, até podia ter sido o 24 de junho de 1128 (Batalha de S. Mamede, entre D. Afonso Henriques e as tropas do Galego Fernão Peres de Trava), o 5 de outubro de 1143 (Tratado de Zamora, onde certos historiadores consideram a independência de Portugal), o 23 de maio de 1179, onde o papa Alexandre III, reconhece o Condado Portucalense independente do Reino de Castela), o 14 de agosto de 1385 (com a vitória portuguesa face a Castela), o 7 de junho de 1494, (Tratado de Tordesilhas), o 1 de dezembro de 1640 (Restauração da Independência da coroa portuguesa, depois da União Ibérica de 1580), o 5 de outubro de 1910 (Implantação da República portuguesa) e mais recente o 25 de abril de 1974 (com a Revolução dos Cravos)!
E porque estas datas não foram escolhidas?
Portugal, é talvez o único país a celebrar a memória de um Poeta!
Dia de Portugal
Bibliotecas BEGSAMPA
Created on June 5, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Branching Scenario Mission: Innovating for the Future
View
Piñata Challenge
View
Teaching Challenge: Transform Your Classroom
View
Frayer Model
View
Math Calculations
View
Interactive QR Code Generator
View
Interactive Scoreboard
Explore all templates
Transcript
Sabias que...
BEGSAMPAIO
Moeda Luís de Camões, 1524, de valor 5 Euros
No reverso: No campo central, a efígie estilizada do poeta cego, com uma coroa de louros e uma gola típica do século XVI; À esquerda, a legenda “Luís de Camões”; À direita, o ano “1524”.
No anverso:No campo central, o valor facial e o escudo nacional; Por baixo, a legenda “Casa da Moeda” e a indicação do autor; Na orla esquerda, a legenda “República Portuguesa” e o ano “2024”.
Explicar o significado da bandeira de Portugal e pedir para colorir a bandeira que está na imagem de acordo com a bandeira nacional
A História do Dia de Portugal Sabias que, há muitos anos atrás, o dia 10 de Junho era chamado o “Dia da Raça”? “Raça Lusitana”, ou seja, todos os que eram portugueses: tanto os que estavam em Portugal como os que viviam por todo o mundo! Foi na altura do Estado novo até à Revolução dos Cravos. Após a Revolução, a celebração do dia 10 de Junho passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas. Neste feriado, o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, que decorrem em diferentes cidades todos os anos!
O Dia de Portugal, até podia ter sido o 24 de junho de 1128 (Batalha de S. Mamede, entre D. Afonso Henriques e as tropas do Galego Fernão Peres de Trava), o 5 de outubro de 1143 (Tratado de Zamora, onde certos historiadores consideram a independência de Portugal), o 23 de maio de 1179, onde o papa Alexandre III, reconhece o Condado Portucalense independente do Reino de Castela), o 14 de agosto de 1385 (com a vitória portuguesa face a Castela), o 7 de junho de 1494, (Tratado de Tordesilhas), o 1 de dezembro de 1640 (Restauração da Independência da coroa portuguesa, depois da União Ibérica de 1580), o 5 de outubro de 1910 (Implantação da República portuguesa) e mais recente o 25 de abril de 1974 (com a Revolução dos Cravos)! E porque estas datas não foram escolhidas? Portugal, é talvez o único país a celebrar a memória de um Poeta!