Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Start

Físico-química

Planeta Neptuno

Título

Tipo de planeta

massa e densidade

Satélites naturais

Webgrafia

Índice

Distãncia ao Sol

Eixo e sentido de rotação

Curiosidades

FIM!

Localização e composição

Período de rotação e translação

Atmosfera

Realizado por...

Índice

Neptuno é um planeta joviano, também chamado de planeta gasoso. Planetas jovianos são aqueles que estão mais distantes do Sol. As atmosferas destes planetas são muito espessas, sendo as suas composições químicas bem parecidas à do Sol. Hidrogênio e Hélio são os principais gases presentes na atmosfera desses planetas. O núcleo deles é pequeno, sólido e composto, principalmente, por carbono e silicatos. Outra característica destes planetas é que possuem estruturas e dinâmicas complexas.

Neptuno um planeta telúrico ou joviano?

+ INFO

+ INFO

O período de rotação é de 16,11 horas e o período de translação é de 165 anos.

Período de rotação e translação

Eixo e sentido de rotação

O eixo de neptuno é inclinado em 28,3º.Gira no sentido anti-horário como todos os planetas do Sistema Solar.A temperatura de Neptuno é em média -223,15ºC e mínima é de -235ºC.

+ INFO

+ INFO

Satélites naturais

Neptuno é um planeta do sistema solar, com 14 satélites naturais conhecidos. O maior é de longe Tritão, descoberto por William Lassell em 10 de outubro de 1846, 17 dias após a descoberta do planeta. Mais de um século passou até a descoberta da segunda lua, Nereida. Os satélites de Neptuno são nomeados a partir de personagens da mitologia grega ou romana relacionados com o oceano ou Neptuno (Poseidon).

Realizado por:

Matilde Dias nº18, Mia Costa nº19, Rafaela Soares nº20 e Margarida Silva nº15. 7ºB

  • wikipédia
  • olhar digital
  • prisma
  • aulasdefisica

Webgrafia

Neptuno é o oitavo planeta a contar do Sol e situa-se perto da cintura de Kuiper. O planeta é formado por um pequeno núcleo rochoso ao redor do qual se encontra uma camada formada possivelmente por água, amônia e metano sobre a qual se situa a sua turbulenta atmosfera, constituída predominantemente de hidrogênio e hélio.

Localização e Composição

Distância ao Sol

A distância de Neptuno ao Sol é de 4,5 biliões de quilómetros ou de 30,1 unidades astronómicas.

Massa e densidade

Massa: 1.024 x 1026 Kg = 17.15 vezes a massa da Terra.Densidade: 16.38 Kg/m3

Atmosfera

Assim como os demais planetas gigantes, Neptuno não possui uma superfície visível e definida, por isso as altitudes na atmosfera são medidas a partir do referencial cuja pressão é de 1 bar. A partir deste nível de referência, a atmosfera estende-se até uma profundidade de cinco mil quilómetros, onde a pressão chega a cem mil bars.A atmosfera superior de Neptuno é composta por 79% de hidrogénio, cerca de 18% de hélio e a maior parte restante por metano, cuja presença confere a coloração azul anil do planeta, ao absorver a radiação vermelha incidente.

Curiosidades

1. Quando as pessoas pensam em sistemas de anéis, Saturno é geralmente o planeta que vem à mente. Mas Neptuno também tem anéis, pelo menos cinco anéis principais, próximos ao planeta. 2. É apelidado de gigante de gelo, assim como Urano. 3. Possui um núcleo sólido, apesar de ser um planeta de superfície gasosa. 4. Foi o único planeta descoberto por previsões matemáticas. 5. É denso, com massa significativa para o seu tamanho. 6. Com um raio de 24.622 quilômetros, Neptuno é cerca de quatro vezes maior que a Terra. 7. Neptuno é o menor entre todos os outros gigantes gasosos do Sistema Solar: Júpiter, Saturno e Urano. No entanto, o planeta azul é mais denso que Urano em cerca de 18%. Na verdade, por ser menor e mais denso que os outros planetas gasosos, Neptuno é o gigante gasoso mais denso do Sistema Solar.