Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Guião Cultural de Lisboa, 2024

Agrupamento de escolas Passos Manuel / Centro Padre Alves Correia

Largo Camões

O largo homenageia Luís de Camões, poeta português do século XVI, autor de "Os Lusíadas".O chão, revestido da famosa calçada portuguesa, apresenta efeitos geométricos e desenhos alusivos ao mar.Morada: Largo do CamõesTransporte: Carris: 758, elétrico 28Metro: Baixa-Chiado (linha azul)Íris: Passo todos os dias por aqui e tenho sempre curiosidade.

Academia das Ciências

A Academia das Ciências de Lisboa possui uma biblioteca patrimonial das mais importantes do país. O seu espólio atual resulta da reunião do espólio da Academia das Ciências de Lisboa com o da Livraria do Convento de Jesus, em 1834.No edifício funciona também o Museu Geológico. Morada: Largo da Academia das CiênciasTelefone: 21 321 9730Transporte: Carris: 706, 727, 774Nicolas: Escolhi a Academia porque passo por ela todos os dias.

Foto do Nicolas

Projetado por Raoul Mesnier du Ponsard, foi inaugurado em 1892. Faz a ligação entre o Largo do Calhariz e a Rua de S. Paulo, atravessando o Bairro da Bica.Morada: R. da Bica de Duarte Belo ou na Rua de S. Paulo, 234Transportes: Elétrico 28, Metro Baixa-Chiado (linha azul)Sanjida: Escolhi porque gosto muito desta subida/descida.

Ascensor da Bica

O Parque Eduardo VII de Virginia, antigo parque da Liberdade, é o maior parque do centro de Lisboa e é conhecido simplesmente como Parque Eduardo VII, em homenagem ao rei inglês que visitou Lisboa em 1903.Desde a sua origem, este parque é palco de feiras, exposições e divertimentos. Todos os anos pelo final de Maio, acolhe a Feira do Livro de Lisboa.Morada: Rotunda Marquês de PombalTransportes: Carris - 711, 746, 753 Metro: Marquês de Pombal (linha azul)Arseny: É bom para passear.

Parque Eduardo VII

CRÉDITOSInformações: Academia das Ciências, CML, Cinemateca Júnior; Museu da Marioneta, Museus e Monumentos de Portugal, Padrão dos Descobrimentos, Turismo de Portugal, Wikipédia. Imagens: Alunos do 8.º C e imagens dos sites da CML, Turismo de Lisboa e Cinemateca Portuguesa.Transportes: Carris, Metropolitano de Lisboa e Comboios de PortugalMapa de Lisboa: Turismo de LisboaPrograma: Genially EducationApoio na recolha de informações: professora de HistóriaConcepção gráfica: professora de Educação Visual

Este Guião Cultural foi realizado no âmbito do Projeto Passo a Passo, parceria entre o Centro Padre Alves Correia e o Agrupamento de Escolas Passos Manuel (AEPM).Os alunos da turma 8.º C - que integra alunos de várias nacionalidades - escolheram os locais que consideraram importantes que outros alunos, novos na escola, conhecessem em Lisboa. Pesquisaram as informações e tiraram fotos.

Torre de Belém

A Torre de Belém substituiu um navio que protegia Lisboa. Durante o reinado de D. João II, existia uma linha de defesa no local exato onde hoje se encontra a torre. O seu sucessor, D. Manuel I, acreditava que a construção de uma torre permanente seria mais viável do que ter um navio na água. Foi assim que se iniciou a construção da Torre de Belém. O navio tinha vários canhões e essa estrutura foi substituída por uma fortificação de pedra no século XVI. Morada: Av. Brasília 1400-038 LisboaTransportes: Elétrico 15, 728, 727Aryan, Bernardo e Tanvi: Gostamos porque parece uma torre fixe, tem uma história incrível e foi criada ao longo dos séculos.

O Elevador de Sta. Justa foi construído por Raoul Mesnier du Ponsard e inaugurado em 1902. Liga a Rua do Ouro ao Largo do Carmo, e tem um dos melhores miradouros da cidade, que proporciona uma visão esplêndida da Baixa, do Castelo, do rio Tejo e ainda das impressionantes ruínas da Igreja do Convento do Carmo.Morada: R. do Ouro, 1150-060 Lisboa Transportes: Carris:711 736 759 760 774 207 732 746 783; Metro: Rossio (linha azul); CP: Rossio.Simran: Eu escolhi porque é bonito e você pode ver uma vista de Lisboa, o lindo pôr do sol e o castelo.

Elevador de Santa Justa

O Museu da Marioneta está instalado desde novembro de 2001 no Convento das Bernardas, em Lisboa, afirmando-se como o primeiro museu em Portugal inteiramente dedicado à interpretação da história da marioneta, apresentando os diferentes tipos de marionetas e as diferentes abordagens que estas permitem.Morada: Rua da Esperança 146, 1200-660 LisboaTransportes: Carris 706 – 713 – 714 – 727 – 728 – 774 – 732 – 760 – 67B. Combio: Santos.June: Escolhi este museu porque gosto muito de marionetas e queria saber como era o aspeto dos bastidores de diferentes séries de marionetas ou apenas coisas feitas à mão, como o stop motion.

Museu da Marioneta

Foto da June

Classificado como Monumento Nacional, o sítio do Castelo de São Jorge encontra-se delimitado, em parte, pela linha de muralhas da antiga Alcáçova de Lisboa – a zona residencial das elites romanas, das elites muçulmanas e, mais tarde, de reis, nobres e clero de Portugal – onde se encontram o Castelo Medieval, as ruínas do antigo Paço Real da Alcáçova, a Praça de Armas e a Praça Nova.Morada: Rua de Sta. Cruz do Castelo Transportes:737 e elétrico 28E

Castelo de S. Jorge

Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos, é Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO desde 1983. Foi mandado construir pelo rei D. Manuel I em 1496, doando-o aos monges Jerónimos. Panteão da Dinastia de Aviz-Beja, a Igreja acolhe no séc. XIX sepulturas de heróis e poetas: Vasco da Gama e Luís de Camões.Em 1983, foi considerada Património da Humanidade.Morada: Praça do Império 1400-206LisboaTransportes: 727, 751, eletrico 15. Comboio: Belém.Isabel: É lindo e inesquecível.

A Cinemateca Júnior é um serviço da Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema e pretende dar a conhecer a História do Cinema, enquadrando-a num contexto histórico – cultural, social e científico através da projeção de filmes, no seu formato original em cópias disponíveis no Arquivo da Cinemateca, e também de ateliers temáticos.Morada: Palácio Foz, Praça dos Restauradores, LisboaTelefone: 213 596 200Transportes: Carris: 709, Metro: Restauradores (linha azul). CP - Rossio

Cinemateca Junior

Igreja de S. Domingos

D.Sancho II ordenou a construção da igreja em 1241.Em 1531, deu-se um terramoto que abalou violentamente as fundações do monumento, só voltando a ser reedificado em 1536, graças à boa vontade dos fiéis e ao apoio por parte do rei.Do seu altar, saíram tanto palavras de condenação, como palavras que casaram Reis de Portugal.Morada:Largo São Domingos, 1150-320 LisboaTransportes: Carris - 711, 732, 736; Comboio: Estação do RossioMetro: Rossio (linha azul)Ana : eu escolhi este monumento porque passo sempre lá para ir para casa e para a escola. Acho muito interessante.

Fotografia da Ana

Os eléctricos são o meio ideal para explorar alguns dos pontos mais interessantes do património histórico e arquitetónico de Lisboa, ou simplesmente para passear pela cidade. O emblemático percurso do elétrico 28, que começa na Praça do Martim Moniz e termina em Campo de Ourique, passando pelos bairros históricos da Graça e Alfama, é sem dúvida imperdível e o mais popular. Início: Largo do Martim MonizFinal: Campo de OuriqueSangida: Gosto muito de passear no elétrico.

Elétrico 28

Uma caravela estilizada faz-se ao mar, levando à proa o Infante D. Henrique e alguns dos protagonistas da expansão ultramarina e da cultura da época. Navegadores, cartógrafos, guerreiros, evangelizadores, cronistas e artistas são retratados com os símbolos que os individualizam.Morada: Avenida de Brasília 1400-038LisboaTransportes: Comboio- Belém, Anas, Ishan e João: Escolhemos porque é importante para a história e também é muito giro.

Padrão dos Descobrimentos

A ponte ferroviária foi construída entre 1962 e 1966. Liga a Margem Norte (Lisboa) e a Margem Sul (Almada) atravessando o estuário do rio Tejo, e tem 2 277 m de comprimento. Antes chamada "Ponte Salazar", passou a chamar-se "Ponte 25 de Abril", celebrando a Revolução dos Cravos de 1974.Transportes: de Lisboa: 3009, 3012, 3022, 3507Julieta: tem uma vista linda de Lisboa e Almada.

Ponte 25 de Abril