Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

A économia portuguesa no Antigo Regime do ouro do Brasil e o abandono do mercantilismo

1-Portugal exportará vinhos para a Inglaterra com tarifas reduzidas.2- Inglaterra exportará têxteis para Portugal também cm tarifas reduzidas.

O que foi acordado no Tratado de Methuen?

Caracteriza a economia portuguesa no séc. xvii

-Mercantilismo:Foco na acumulação de riquezas e controle estatal do comércio.-Colonialismo:comércio de açúcar do Brasil, especiarias asiáticas e escravos africanos.-Agricultura e Indústria:Agricultura tradicional;indústria fraca e não competitiva.-Desafios:Guerra da Restauração, concorrência internacional, e dependência dev ouro e prata das colônias.-Comércio com a Inglaterra:Impotante relação comercial, trocando vinho por produtos manufaturados.

Como é que a lei pragmática poderia ajudar nas manufaturas portuguesas

A lei pragmática do Conde da Ericeira ajudou as manufaturas portuguesas ao:1.Proteger o mercado interno:Implementou tarifas e proibições sobre importações2.Protegeu as indústria locais com tarifas e medidas protecionistas.3.Incentivou a autosuficiência e acumulou riqueza através de um saldo comercial positivo.4.O estado teve um papel ativo na economia, regulando e incentivando a produção e o comécio.Essas ações visavam fortalecer a economia e o poder do Estado, conforme os príncipios do mercantilismo.

  • Tratados:Importação de produtos ingleses em troca de vinhos
  • Dependência:Aumentou a dependẽncia econômico de Portugal.

-Ingleses:

  • Invasões:Ocupação de territórios no Brasil e na Ásia
  • Concorrência:Disputas no comércio de especiarias a açucar.

-Holandeses:

Impacto no comércio Colonial Português

A política do conde da Ericeira era mercantilista porque:

1-Promoveu manufaturas nacionais para reduzir importações.2-protegeu as indústrias locais com tarifas e medidas protecionistas.3-Incentivou a autossuficiência e acumulou riqueza através de um saldo comercial positivo.4-O estado teve um papel ativo na economia, regulando e incentivando a produção e o comércio.Essas ações visavam fortalecer a economia e o poder do Estado, conforme os princípios do mercantilismo.

Na primeira metade so século XVIII, Portugal importava produtos ingleses, criando um déficit comercia. Para equilibrar esse déficit, utilizava o ouro do Brasil. Assim como, o ouro brasileiro fluía para a Inglaterra, financiando as suas importações e contribuindo para a Revolução Industrial, enquanto Portugal se tornava economicamente dependente do ouro brasileiro.

relação entre as exportações inglesas e as remessas de ouro do Brasil, na primeira metade no século xviii

Gostamos muito de si!!!

Nós tentamos professora, dê-nos uma boa nota:)

Fim!