Want to make creations as awesome as this one?

Atividade realizada no âmbito da formação "Literacia Mediática", 2024

More creations to inspire you

Transcript

START

Mário Guedes

PORTFOLIO

2024

Formador (CCPFC: 19519/05)

Professor do Ensino Básico e Secundário (Lisboa e Algarve

Experiência

Universidade Católica Portuguesa: Mestrado em Ciências da Educaçõa, Especialização em Informática Educacional

Universidade de Lisboa/ Faculdade de Letras: Licenciatura/Ramo de formação educacional: LLM -Estudos Portugueses e Italianos

educação

marioguedes@aegileanes.pt

CONTACTo

Professor de Português e de ItalianoCoordenador do Departamento de Línguas EstrangeirasCoordenador do Programa Erasmus / eTwinningFormador na área das didáticas específicas, aplicações informáticas e animação de bibliotecas escolares

Sobre mim

1989-1995

2004-2007

1992-2024

2005-2024

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, LagosCentro de Formação Dr. Rui Grácio, Lagos

Navegação

A Formação

A terminar...

A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da Literacia Mediática

Plano Nacional de Literacia Mediática

4

Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da Literacia Mediática

Symbaloo (Literacia Mediática, IA - ferramentas...)

1

2

3

7

6

Literacia Mediática

A Formação

Formação de Formadores

Maio-julho 2024

The term 'media literacy' refers to the knowledge, skills and competencies that are required in order to use and interpret media. Yet defining media literacy is far from straightforward.

David Buckingham Institute of Education, University of London

01

Título: Literacia Mediática

+ INFO

Ficha da ação

Área de Formação B: Prática pedagógica e didática na docênciaModalidade: Curso de Formação Regime de Frequência: e-learning

02

+ INFO

  • A Resolução do Conselho de Ministros n.º 142/2023 enquadra a implementação do Plano Nacional de Literacia Mediática (PMLM), considerando que a literacia mediática (LM) é hoje um alicerce estrutural no cumprimento das tarefas fundamentais do Estado consagradas na Constituição, designadamente a defesa da democracia política, o incentivo à participação democrática dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais, a promoção do bem-estar, da qualidade de vida do povo e da igualdade, bem como a efetivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a modernização das estruturas económicas e sociais e a proteção e valorização do património cultural do povo português.
  • Acresce que a promoção da literacia constitui uma meta dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 (ODS), com a qual Portugal está totalmente alinhado e comprometido. Em particular com a meta 4.6 do ODS 4 («Educação de qualidade»).
  • A implementação do PMLM considera que a formação contínua dos professores é essencial para atualizar os seus conhecimentos científicos e didáticos, para promover a reflexão crítica sobre as suas práticas, e para favorecer a integração de recursos diversificados e adequados às necessidades e aos interesses dos alunos, considerando ainda que a leitura é uma competência fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos alunos, bem como para o seu sucesso escolar e futuro profissional e que o ensino da leitura requer um conhecimento aprofundado das características da língua, dos processos cognitivos e metalinguísticos envolvidos na aprendizagem, das dificuldades e dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos, e das práticas pedagógicas mais eficazes e inovadoras.

Fundamentação

03

Objetivos

  • Promover o desenvolvimento de competências de Literacia Mediática na educação;
  • Incorporar a Literacia Mediática no processo de aprendizagem de forma eficiente, eficaz e transdisciplinar;
  • Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica da Literacia Mediática em contexto educativo;
  • Debater os problemas e perigos da desinformação online e como a identificar;
  • Equipar os formadores com práticas de Literacia Mediática inovadoras e replicáveis;
  • Capacitar os formadores com conhecimento atualizado, no âmbito do Plano Nacional de Literacia Mediática;
  • Criar atividades para ajudar os alunos a refletir sobre o papel dos media no quotidiano e a tornarem-se consumidores
  • digitais responsáveis e críticos.

04

Conteúdos

  • Módulo 1 - Plano Nacional de Literacia Mediática – 14h00 1.1. Sessão síncrona 1: Plano Nacional para a Literacia Mediática Apresentação do plano de formação de formadores. Relevância da Literacia Mediática. Referenciais de Literacia Mediática e Informacional (LMI) – UNESCO. Competências Chave. Introdução à LM - As sete Competências da LM; LM e a Cidadania Empoderada; LM e o papel das Bibliotecas. 1.2. Trabalho assíncrono (TA): Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. 1.3. Sessão síncrona 2: Integrar/promover a LM na escola: na sala de aula, nas BE, nos clubes… Documentos enquadradores estruturantes: o PASEO. 1.4. TA: Práticas de Leituras e reflexões dos documentos estruturantes. Estruturar o e-portefólio de LM. Formas, Estratégias e Metodologias de integração da LM em contexto escolar com base nos documentos referenciais: Metodologias de LM. Problemáticas atuais da LM: identificação das mais relevantes para os respetivos contextos. Promoção da LM em contexto de sala de aula;
  • Módulo 2 – Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da LM - 14h00 2.1. Sessão síncrona 3: Identificação e Exploração de recursos pedagógicos e didáticos internacionais sobre LM: CoE/UNESCO/EDMO/Exploração de recursos nacionais: DGE – Cidadania/RBE/LEMEL/PICCLE/ Milobs/Seguranet. - Conteúdos didáticos e exemplos de práticas inovadoras em LM; LM e multidisciplinaridade (Cidadania); Múltiplas literacias: LM, Informacional e Digital; Formação de formadores em LM e disseminação. 2.2. TA: Seleção, leitura e reflexão de recursos orientadores: Referencial DGE/RBE); desenvolver propostas de aplicação em contextos de aprendizagem formal, informal, não-formal; Anúncios: o que devemos saber? Para onde caminhamos? Privacidade online; Construção de infografia/poster/podcast; LM e as questões éticas no uso e consumo de informação mediática. 2.3. Sessão síncrona 4: Integração pedagógica da LM: exploração de planos de aula; do consumidor de media passivo ao consumidor crítico; 2.4. TA: Produzir um recurso didático (jogo, vídeo, jornal, podcast); Conceção de um plano de aula, seguindo estrutura definida, que poderá vir a integrar um manual de recursos partilháveis. Temas: IA, discursos de ódio, desinformação, redes sociais, privacidade.
  • Módulo 3 – A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da LM - 12h00 3.1. Sessão síncrona 5: Dos media tradicionais aos digitais. - Análise crítica, produção reflexiva e participação e intervenção social através dos media. Introdução à IA na Educação (noção de algoritmo, o que é a IA, exploração de LLM como o ChatGPT ou o Bard e suas vantagens nas atividades pedagógicas); Usos gerais da IA e implicações éticas e riscos (Linhas Orientadoras da CE para professores na área da AI, a nova legislação europeia; como ser um alfabetizado mediático crítico? 3.2. TA: Levantamento dos recursos existentes na escola a utilizar em projetos de LM (criação de uma ficha para levantamento); Curso básico Literacia para a Inteligência Artificial; 3.3. Sessão síncrona 6: Avaliação e Partilha dos trabalhos dos formandos. Avaliação da formação: resumo das competências adquiridas, feedback e reflexão. 3.4. TA: Concluir o e-portfólio de LM e redação de reflexão crítica; Integração pedagógica; Ensinar e aprender com os media sociais; LM: Competências essenciais para era digital.

05

Avaliação

A avaliação será contínua baseada nos seguintes itens gerais:

  • Participação nas sessões síncronas (atitudes, qualidade das intervenções, contributos e abertura) e reflexões nos fóruns (pertinência, frequência, clareza, iniciativa e interesse) (25%);
  • Portfólio Digital (estrutura e organização) e recursos pedagógicos produzidos nas sessões síncronas e assíncronas (quantidade, qualidade, rigor e adequação ao contexto) (60%);
  • Relatório de reflexão crítica sobre o curso de formação (utilidade, impacto, qualidade) e a própria dinâmica de participação na formação (autoavaliação), a integrar o e-portefólio (15%).
  • Da ponderação de todos estes fatores resultará a avaliação quantitativa dos formandos.
Prazos:
  • As atividades realizadas nas sessões síncronas (em grupo, ou reflexões individuais) poderão ser partilhadas no Moodle, até ao início do módulo seguinte.
  • Para efeitos de avaliação da ação de formação será preenchido um questionário de satisfação a ser enviado a todos os participantes logo após a conclusão da ação de formação.
  • A data recomendada para submissão dos e-portefólios é o dia 15 de julho de 2024, com tolerância de 15 dias.
  • Os e-portefólios serão enviados para os seguintes emails:
    • Adelina Moura: adelina.moura@pnl2027.gov.pt
    • Nicolau Borges: nicolau.borges@pnl2027.gov.pt

Módulo 1

Plano Nacional de Literacia Mediática

Sara Pereira| CECS | Universidade do Minho

Na era digital em que vivemos, as crianças e os jovens assumem um papel ativo na relação com os media, tendo sido praticamente ultrapassada a visão de consumidores passivos e indefesos.

Conceções

Literacia Mediática

Crianças, Jovens e Media na Era Digital: Consumidores e Produtores?

Sara Pereira

+ INFO

The International Council for Media Literacy is a non-profit organization dedicated to advancing media literacy as essential for our global society.

+ INFO

Tarefa

Tarefa

Tarefa individual

Tarefa

Dinâmica de grupo

  • Mário Guedes
  • Paula Ribeiro
  • Vitor Leonardo

Módulo 2

Criação Exploração de recursos pedagógicos do âmbito da Literacia Mediática

Maria João Felipe | Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)Sofia Branco | Jornalista / Agência LusaFernanda Bonacho | Escola Superior de Comunicação Socialde Lisboa

Literacia Mediática na escola: Quem?Mª João Filipe

• Toda a escola;• Todos os docentes.(...) a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas.A transversalidade assenta no pressuposto de que cada área curricular contribui para o desenvolvimento de todas as áreas de competências consideradas no Perfil dos Alunos (...)Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, p. 7, pp. 8-9

Considerando que a Educação para a Cidadania é uma missão de toda a escola, propõe-se que a implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento siga uma abordagem de Whole-school Approach.Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, p. 7

Tarefa

Tarefa individual

Proposta A

Proposta B

Literacia Mediática na escola: Quem?

Literacia Mediática na escola: Quem?

Tarefa

Tarefa

Tarefa

Tarefa individual

Tarefa individual

Tarefa

Tarefa

De Consumidor a Cidadão crítico e global:A integração pedagógica da LM

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377068

De Consumidor a Cidadão crítico e global:A integração pedagógica da LM

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377068

https://ocw.lms.athabascau.ca

De Consumidor a Cidadão crítico e global:A integração pedagógica da LM

De Consumidor a Cidadão crítico e global:A integração pedagógica da LM

Tarefa

Tarefa

Tarefa individual

Síntese

Módulo 3

A transversalidade da Literacia Mediática nas escolas em contexto de Inteligência Artificial (IA) e o ensino da Literacia Mediática

Vitor Tomé | Universidade Autónoma de LisboaFernanda Bonacho | Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa

Recursos internacionais sobre LM: identificação e exploraçãoVitor tome

Recursos internacionais sobre LM: identificação e exploraçãoVitor tome

Repositórios internacionais

Conselho da Europa

Atresmedia Espanha

CLEMI Franç a

Common Sense Media EUA

Media Smarts Canada

Digimente Vários países

Cristiane Parente Brasil

eSafety Australia

Tarefa

Tarefa

Tarefa individual

Tarefa individual

Proposta

Dos Media Tradicionais aos DigitaisFernanda Bonacho

https://www.youtube.com/playlist?list=PLHLm2BpEEm6r8xQiO2dQaCP-fcQK9dpaa

Dos Media Tradicionais aos DigitaisFernanda Bonacho

Tarefa

Tarefa

Dinâmica de grupo

Proposta

  • Elisabete Carvalho
  • Ilda Braga
  • Mário Guedes
  • Paula Príncipe

Tarefa

Tarefa

Tarefa individual

Proposta Final

Proposta Com Notas

Itens incluídos:a) aplicações ("convencionais") mais recorrentes;b) aplicações IA;c) documentos orientadores;d) bibliografia (nacional e internacional).

Symbaloo

A inclusão deste symbaloo no eportefolio deve-se à necesidade de, num único lugar, ter sempre à disposição um conjunto de ligações para aplicações e/ou documentos relacionados, em particular, com a literacia mediática.

Relatório de reflexão crítica

Just as we would not traditionally assume that someone is literate if they can read but not write, we should not assume that someone possesses media literacy if they can consume but not express themselves.

A terminar

Henry Jenkins

marioguedes@aegileanes.pt

Our brain is prepared to consume visual content. Some data: 90% of the information we process comes to us through sight, and we process visual content up to 60,000 times faster than text. That's why visual communication is more effective.

Contextualize your topic

EDITORIAL DESIGN

+ INFO

We are in the era of the digital information explosion. This causes our way of obtaining information to have changed, we transition from traditional reading to a cognitive strategy based on navigation.

Our brain is prepared to consume visual content. Some data: 90% of the information we process comes to us through sight, and we process visual content up to 60,000 times faster than text. That's why visual communication is more effective.

Contextualize your topic

EDITORIAL DESIGN

+ INFO

We are in the era of the digital information explosion. This causes our way of obtaining information to have changed, we transition from traditional reading to a cognitive strategy based on navigation.

Write a great text by clicking on Text, in the left sidebar. Note: the fonts, size, and color should be adapted to the theme you are dealing with.

BRANDING 01

identity

02