Want to make creations as awesome as this one?

Conteúdo para ser usado nas aulas de CN do 8º ano.

More creations to inspire you

OSCAR WILDE

Horizontal infographics

TEN WAYS TO SAVE WATER

Horizontal infographics

NORMANDY 1944

Horizontal infographics

LIZZO

Horizontal infographics

BEYONCÉ

Horizontal infographics

ONE MINUTE ON THE INTERNET

Horizontal infographics

Transcript

Infraestruturas verdes

Tratamento da águas

Campanhas de Sensabilização

Clica aqui!

Aquecimento Global

Escassez da água

Poluição da água e as "ilhas" de plástico

Desperdício de água

Quiz

ODS nº6 : o objetivo é garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

CARTA EUROPEIA DA ÁGUAPromulgada pelo Conselho da Europa em 1968 , em Estrasburgo

A água é um recurso limitado evital para a saúde dos ecossistemas e para aqualidade de vida dos cidadãos.Os desperdícios de água acarretam custoselevados para o país.

Gestão da Água - uMA QUESTÃO AMBIENTAL

Assegurar que todos tenham acesso a água potável, segura e acessível até 2030.

Carta Europeia da água

Para veres todos as zonas interativas, clica no botão no canto superior direito do teu ecrã!!

Muitas atividades humanas podem ter efeitos adversos na qualidade dos rios, lagos, mares e águas subterrâneas. A qualidade da água é influenciada por descargas diretas, por exemplo de uma fábrica ou estação de tratamento de águas residuais (a designada «poluição de fonte pontual»), mas também pela poluição por fontes disseminadas, como nutrientes e pesticidas provenientes das atividades agrícolas e poluentes libertados no ar pela indústria que regressam depois à terra e ao mar (a designada «poluição difusa»).

Este filme mostra como funciona uma ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais e faz parte de um conjunto de vídeos produzidos pelo Grupo Águas de Portugal com o objetivo de mostrar os processos de produção de água para abastecimento público e de tratamento de águas residuais.#valordaagua #aguasdeportugal #AdP #whywastewater

Sensibilizar para o uso consciente da água com humor “Água com um Pingo de Consciência” é o mote da campanha de sensibilização promovida pelo Grupo Águas de Portugal e que foi agora reforçada com a participação de Herman José. O humorista criou quatro personagens que apelam ao uso consciente da água e o primeiro vídeo é apresentado hoje, véspera do Dia Mundial da Água.

As fugas e o desperdício de água sempre foram um problema em todas as grandes cidades. Quilómetros de canalização enterrada não são fáceis de manter quando usam o subsolo de artérias movimentadas.

https://www.unicef.org/brazil/agua-e-crise-climatica-global-dez-coisas-que-voce-deve-saber

  • O consumo de água vai aumentando consoante a população também. Os hábitos e causas que originem maior desperdício devem ser analisados e corrigidos.

Clica Aqui -> A água é cada vez mais escassa no planeta. Cerca de 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e, só na Europa, 19% do território revela "stress" hídrico, não tendo água suficiente para abastecer a população.

  • 80% das águas residuais retornam ao ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas (UNESCO, 2017)
  • Cerca de dois terços dos rios transfronteiriços do mundo não possuem uma estrutura de gestão cooperativa (SIWI)

2,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a serviços de água potável com segurança (WHO/UNICEF 2017)4,5 mil milhões de pessoas carecem de serviços de saneamento com segurança (WHO/ UNICEF 2017) 1,5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos de doenças relacionadas com a diarreia (WHO/UNICEF 2015) A escassez de água já afeta quatro em cada dez pessoas (QUEM) 90% de todos os desastres naturais estão relacionados com a água (UNISDR)

Factos sobre a água:

https://unric.org/pt/agua/

O que é?A escassez de água é a indisponibilidade de água doce para suprir as necessidades típicas de consumo. Esta é desencadeada pelas alterações climáticas, em especial as situações de seca que impedem o enchimento normal das barragens.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit,sed do eiusmod tempor incididunt ut labore.

Por exemplo, parques urbanos, espaços verdes e árvores promovem mais caminhadas, ciclismo e outros hábitos ambientalmente positivos que substituem a condução automóvel. Combinadas com outras soluções, como infraestruturas verdes, estas medidas podem melhorar ainda mais os microclimas urbanos, absorvendo o calor e o frio e, como resultado, reduzindo o consumo de energia nos edifícios.

Infraestruturas verdes

https://www.ecodebate.com.br/2023/09/04/infraestrutura-verde-sequestra-carbono-e-reduz-emissoes/

jardins verdes naturais verticais na cidade do futuro (próximo)

A carta europeia da água surgiu com o intuito de resolver os grandes problemas associados à água que afetam a Humanidade. Estes problemas residem no aumento das populações e, consequentemente, na maior utilização e necessidade de água e na contaminação dos recursos hídricos.