Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Trabalho realizado por: Alexandra BarrosTurma: TTPTG2225Professora: Alexandra Jales

LIPor II

14. Thanks

13. conclusão

8. O que é um Aterro Sanitário?

6. Oque é a compostaguem

3. Onde se situa a lipor II

5. Vídeo

4. Vantaguens da compostagem

2. Trabalho desembolvido na Lipor

7. O que são Lixiviados ou Água Lixiviante?

1. Oque é a Lipor II

Introdução

A LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto – foi fundada em 1982 como Associação de Municípios e gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Ao mesmo tempo continuamos a partilhar boas práticas, complementadas com campanhas de sensibilização junto da população. Tratamos, todos os anos, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes.

oque é a lipor

trabalho desenvilvido pela lopor II

  • A central Lipor II trata e valoriza diariamente cerca de 1.100 toneladas de resíduos sólidos, através de 2 linhas individuais de incineração, cada com capacidade para tratar 25 toneladas/hora, e um grupo turbo-alternador para a produção de 26,5 MW de energia elétrica.

Pólo de Baguim do Monte/ ErmesindeNeste Pólo localizam-se as unidades de Valorização Energética, o Aterro Sanitário e a ETAR de apoio a estas unidade.

onde se situa a lipor II

  • Pode ser armazenado por longos períodos de tempo, sem odores nem moscas;
  • Pode ser usado em qualquer altura do ano;
  • Elimina ou reduz os problemas de deposição de estrumes, reduzindo as escorrências e contaminação de poços por nitratos.

vantagens da compostagem na lipor II

oque é a compostaguem

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto. "Fazer Compostagem em casa poupa transporte e custos de deposição de resíduos que de outra forma não teriam o destino final adequado."

Efluentes líquidos que percorrem através da massa de Resíduos Urbanos confinada em aterro e que são resultantes da água contida nos resíduos, da precipitação (água da chuva) caída sobre a massa de resíduos e, eventualmente, da infiltração de águas subterrâneas preexistente.

O que são Lixiviados ou Água Lixiviante?

O que é um Aterro Sanitário?

Modalidade de confinamento de resíduos no solo em local especialmente preparado - impermeabilizado e com sistemas de recolha, tratamento e monitorização de efluentes líquidos e gasosos - onde os resíduos são depositados ordenadamente e cobertos com terra ou material similar.

conclusão

Neste tabalho aprendi mais de como e feita areciclaquem na empresa liporII achei este tema muito interessante e importante para dar a conhecer as meu colegas.

Trabalho realizado por: Alexandra BarrosTurma: TTPTG2225Professora: Alexandra Jales

LIPor II