Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Orientação

“Elaborar um mapa de orientação com um jogo direcionado para a modalidade utilizando o espaço de sala de aula (edifício Pavilhão Desportivo da Escola).”

Agrupamento de Escolas de Santiago do CacémAno letivo: 2023/2024Disciplina: Educação Física

Índice

01. INTRODUÇÃO

02. O que é a Orientação?

03. Qual o objetivo da Orientação?

04. Que material é utilizado nesta modalidade?

05. Que simbologia deve ter um mapa de Orientação?

06. Conclusão

07. Web grafia

Introdução

Originada nos países nórdicos nos finais do séc XIX, a orientação é uma modalidade desportiva que tem vindo a ganhar popularidade em todo o mundo, esta modalidade pretende não só trabalhar as capacidades físicas do ser humano como as mentais, desafiando os atletas a percorrer terrenos desconhecidos com a ajuda de um mapa. Com este trabalho pretendemos explorar as várias vertentes da orientação e propor a nossa própria atividade de orientação.

O que é a Orientação?

A orientação refere-se a um desporto de corrida que envolve navegação. Os competidores recorrem a um mapa e, por vezes, uma bússola para percorrer uma série de pontos de controlo que estão marcados no terreno. A orientação combina habilidades físicas e mentais, pois os participantes precisam tanto de rapidez e resistência quanto de uma boa capacidade de leitura de mapas.

  • Marcação de Pontos: Ao chegar a cada ponto de controlo, os participantes marcam a sua passagem usando um dispositivo de registo.
  • Navegação e Tempo: Usando o mapa e uma bússola, os competidores devem escolher a melhor rota para alcançar cada ponto de controlo no menor tempo possível e na ordem correta.
  • Percurso e Pontos de Controlo: Os participantes recebem um mapa detalhado com pontos de controlo pré-marcados. Cada ponto de controlo tem uma bandeira de sinalização e um dispositivo de marcação.
  • Modalidades: Existem diferentes formas de praticar orientação, como a orientação pedestre, orientação de esqui, orientação em BTT e orientação de trilha (trail-orienteering), cada uma adaptada a diferentes tipos de terreno e técnicas de navegação.

O objetivo da orientação é completar um percurso passando por uma série de pontos de controlo no menor tempo possível, utilizando apenas um mapa e, por vezes, uma bússola para navegar entre esses pontos.

Qual o objetivo da Orientação?

Para praticar orientação é necessário apenas um mapa. Tradicionalmente, a bússola é usada como auxiliar para se conseguir encontrar o objetivo, mas não é fundamental. Para provar que um ponto de controlo foi visitado, o atleta transporta consigo um chip eletrónico que utiliza para controlar numa estação existente no ponto de controlo, ou um sistema de perfuração (picotador, também conhecido por 'alicate') que se encontra junto à baliza, para "picar" no cartão de controlo (cada alicate faz um padrão de furos diferente). Quem já pratica a orientação na sua vertente competitiva, utiliza também algumas peças de vestuário (fato, perneiras e calçado especial) que permitem proteger o corpo das zonas mais acidentadas e da vegetação mais densa.

Que material é utilizado nesta modalidade?

Mapa

Bússola

Picotador

Chip eletrónico

Baliza

Os elementos do mapa estão classificados em cinco categorias: relevo; terreno rochoso e pedras; água e pântanos; vegetação; elementos construídos. Para além destes, existem também os símbolos utilizados para os percursos que, ao nível das especificações oficiais, são considerados como símbolos dos mapas.

Que simbologia deve ter um mapa de Orientação?

As seguintes cores são as mais utilizadas em mapas de Orientação:

  • CASTANHO - temos tudo o que está relacionado com diferenças de altitude: cumes, ravinas, depressões, pontos de cota, etc;
  • BRANCO - representam Floresta Limpa (árvores mas sem vegetação rasteira);
  • AMARELO - representa áreas abertas: campos abertos, clareiras, etc;
  • VERDE - representa áreas ou objetos relacionados com vegetação;
  • AZUL - aparecem as áreas ou objetos relacionados com água;
  • PRETO - é a cor mais utilizada e representa variados objectos e características do terreno, geralmente artificiais ou rochosos: estradas, caminhos, linhas de alta-tensão, edifícios, rochas e falésias.

Por vezes ao procurar um ponto marcado no mapa, é necessário alguma informação mais detalhada relativamente à localização exata do elemento onde se encontra a baliza. Os pontos de controlo são representados no mapa por círculos e no terreno por uma baliza quadrangular laranja e branca.

A nossa atividade consiste em alunos percorrerem cerca de 9 pontos localizados dentro do Pavilhão Escolar, respondendo em cada um deles a perguntas sobre as diferentes disciplinas.Todas as perguntas seriam de escolha múltipla, o aluno teria uma tentativa de acertar, cada resposta incorreta adicionaria 30 segundos ao tempo final dos alunos.Os vencedores da prova seriam os alunos que concluissem a prova no menor tempo possível

O NOSSO Mapa de orientação

conclusão

Este trabalho destacou a importância da orientação, combinando habilidades físicas e mentais, e a sua aplicabilidade no ambiente escolar. Compreendemos, através do mesmo, os fundamentos da orientação, tais como os seus objetivos, materiais e simbologia.

Web grafia

https://www.fpo.pt https://www.cpoc.pt/index.php?op1=102 https://old.fpo.pt/www/index.php?option=com_content&task=view&id=36&Itemid=63 https://desportodafloresta.weebly.com/simbologia-do-mapa.html

Orientação

Professora: Clara Boavista Trabalho realizado por: Guilherme Pires Nº6,Guilherme Pereira Nº7, Rogério Pereira Nº12, Tomás Gonçalves Nº 14 11ºBData: 02/06/2024

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém