Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Moderna

Isabel Almeida

Created on June 2, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Visual Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

rELIGIÕES DO eXTREMO ORIENTE

Pedido por: Ana Américo Trabalho feito por: Isabel Esteves; Ana Carolina; Isaac Soares

10º Técnica de Massagem de Estética e bem-estar 10º Técnico Informática - Sistemas

Religião Hinduismo

Índice

1. Origem e história do Hinduísmo

5. Costumes do hinduismo

6. Simbolo do Hinduismo

2. Como surgiu a Religião Hinduismo?

7. Conclusão

3. Crenças do hinduismo

8. Video

4. Caracteristicas do Hinduismo

Origem e história do hinduísmo

Ao contrário da maioria das religiões, o hinduísmo não tem um profeta fundador da religião. Foi por volta de 3500 anos atrás que populações da região do Vale do Rio Indo começaram a sistematizar o hinduísmo e suas principais crenças.A primeira civilização do Vale do Indo surgiu por volta de 3300 a.C., e perlongou até por volta 1300 a.C. Esta civilização desenvolveu grandes cidades, com sistema de abastecimento de água, construções com tijolos e grandes edifícios públicos. A primeira cidade escavada foi na Harappa, por isso que recebeu o nome de civilização harapeana.

Como surgiu o mundo para os Hinduismos

O Mito de Brahma: Brahma então cria o universo e todos os seres vivos através de seus pensamentos e desejos. O Brahma é representado com quatro cabeças, que simboliza a capacidade de ver em todas as direções e associar com os quatro Vedas

Como surgiu o mundo para os Hinduismos

A Trindade Cósmica: Brahma, Vishnu e Shiva A trindade do hinduismo, é composto por o Brahma, o Vishnu e a Shiva. Vishnu: No início de cada ciclo cosmico, Vishnu dorme nas águas primordiais. Quando chega o momento da criação, ele acorda e Brahma surge de um lótus que se forma do seu umbigo. Shiva: No final de cada ciclo, Shiva desempenha a função do destruidor, que prepara o caminho para uma nova criação. Esta destruição é necessária para a renovação e continuidade do universo.

Como surgiu o mundo para os Hinduismos

Purusha Sukta (Hino do Homem Cósmico) O Purusha Sukta é um hino encontrado no Rigveda que descreve a criação do universo através do sacrifício do homem cósmico. Sacrifício de Purusha: O corpo de Purusha é sacrificado pelos deuses, e das suas partes surgem os diferentes aspectos do mundo: Da sua mente surgiu a lua. Dos seus olhos, o sol. Da sua respiração, o vento. Da sua boca, o fogo. Da seus pés, a terra.

Crenças do Hinduismo

Para os hinduísmos, o objetivo dos seres na Terra é reencarnar diversas vezes até se tornarem dignos de se juntarem ao espírito da grande divindade. A forma do ser humano conseguir isto é por meio dos mandamentos da união e da igualdade entre si mesmo e os outros. Desta forma, o indivíduo deve valorizar a verdade, a gentileza, a igualdade, empatia e a generosidade.

Caracteristicas do hinduismo

Princípios e valores:

  • Karma
  • Dharma
  • Moksha

Influência Cultural:

  • Arte e Arquitetura
  • Literatura

Textos Sagrados:

  • Vedas
  • Upanishads
  • Bhagavad Gita
  • Épicos

Rituais e Práticas:

  • Puja
  • Festivais
  • Peregrinações

Reencarnação

  • Samsara

Filosofias e Escolas de Pensamentos:

  • Vedanta
  • Sankhya
  • yoga

Costumes dos Hinduismos

Peregrinações

Casamentos

Dietas e Regras Alimentares

Código de Vestimenta

Costumes de Vida

Simbolos dos Hindus e o seu significado

Om O Om é um som sagrado, o maior lema dos indianos. Isso porque representa o sopro que dá origem à vida.É aplaudido no início e no fim das orações do Hinduísmo.Também é conhecido como Aum, cada uma das três letras representa um deus da trindade hindu.

Simbolos dos Hindus e o seu significado

TrishulaÉ um objeto carregado por Shiva, deus da energia criativa, da transformação e da destruição.Cada uma da suas lanças tem um significado diferente, que é representar as três funções da trindade: criar, preservar e destruir.Representa, ainda, o passado, o presente, o futuro, a vontade, ação e a sabedoria.

Simbolos dos Hindus e o seu significado

Suástica Para os hindus, é um símbolo sagrado. Do sânscrito svastika, que significa “sorte”. Simboliza o bem-estar e está associada com Ganesh, divindade da sabedoria

Simbolos dos Hindus e o seu significado

Mandala Geralmente é apresento por aspecto circular. Outras vezes, é representada como um quadrado, um triângulo ou um quadrado dentro de um círculo.A Mandala é usada para meditação no Hinduísmo. É a residência de muitas divindades.O objetivo do símbolo é proporcionar a fusão das pessoas com a divindade representada no seu centro.

Simbolos dos Hindus e o seu significado

Tilak É uma marca que é presente na testa que pratica no Hinduísmo.O tilak é como um terceiro olho e simboliza a consciência da pessoa em querer se tornar alguém melhor.

Conclusão

Brahma Vishu e Shiva, explicam a criação e a destruição do universo . Textos sagrados como as mitologias hinduistas, como o mito de Brahma e a Trindade Cósmica dos Vedas Upanishads e Bhagavad Gita gulam as crenças centrais da reencarnação, Karma e Dharma, com o objetivo de alcançar mosksha, a libertação do ciclo do renascimento.O hinduismo influencia a arte, arquitetura, literatura e a filosofia, com praticas rituais e simbolos sagrados como o Om e Trishula, que desempenha papéis importantes na vida espiritual dos hindus. Em resumo, o hinduismo é um modo de vida resiliente e adaptável, profundamente enraizado na cultura indiana.

webgrafia

https://brasilescola.uol.com.br/religiao/hinduismo.htm https://www.todamateria.com.br/hinduismo/ https://www.significados.com.br/hinduismo/ https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/hinduismo.htm https://abhr2018.paginas.ufsc.br/files/2018/04/Hinduismos.pdf https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/hinduismo https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-10215/hinduismo/ https://shaivam.org/hinduism-a-perspective/holy-books-of-hinduism-portuguese/#gsc.tab=0