Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

André Reis Monteiro

De Fontismo a Cavaquismo

Do carvão ao betão

wow

Fontismo

O fontismo foi periodo comprimido dentro da Regeneração entre 1868 e 1889, de forte investimeto nos melhoraementos do manterias e de progresso civilizacional, levado acabo pelo Fontes Pereira de Melo de então Ministro da Fazenda e mais tarde Presidente do Conselho de Ministros do Reino de portugal.

Cavaquismo

O cavaquismo ou também conhecido como década do betão é o nome dado á governação do PSD entre 1985 e 1995 onde o Primeiro-Ministro era Aníbal Cavaco Silva, durante este período houve um forte investimento de renovação e criação de vários tipos infraestruturas e de várias reformas e privatização.

Reformas cavaquistas:
Reformas fontistas:

-Privatizações -Reformas ficais -Reformas nas Pensões-Criação do Fundo Europeu de Coesão

-Criação Ministério das Obras Públicas e Comércio Indústria -Reformas Fiscais-Reformas Postais-Adoção de sistema métrico-Criação de serviço publíco de telefome

Do progresso ás reformas

Ao Betão:Entre 1989-1993 foram construídos 1133 KM de auto-estradas e estradas nacionais, renovação de 640 km construção e redes e condutas de agua, construção de 248 ETARS, construção 662 establicmento de ensino, construção de 132 infra-estruturas culturais, construções dos hospitais de Leiria, Matosinhos e Ponta Delgada etc...

Do carvão: Entre 1856 e 1886 foram construídos 2.153 kms de linha ferroviária onde 1.775,7 kms foram planeadas pelo governo de Fontes de Melo, também durante este periodo foi construido: O Hospital de Dona Estefânia, Ponte de D. Luís, linhas telegráficas, estradas etc...

Do carvão ao betão

Apesar de haver uma diferença temporal de cerca de 100 anos entre estes dois tempos podemos mostrar várias semelhanças em políticas adoptadas desde logo as de melhoramento de materias/infrastruturas.

Dada a diferença temporal os impactos na sociedade foram diferentes, a sociedade portuguesa do século XIX não estava preparada para as reformas que Fontes de Melo tentou passar, enquanto a sociedade portuguesa dos anos 80-90 já estava mais preparada para as reformas cavaquistas .

O Legado & Impactos Sociais

O legado destes dois períodos tem uma forte inflûencia até os dias de hoje nas medidas que os governos toman para tentar estimular o crescimento português, dado o seu sucesso no passado.

Bibliografia

  • https://www.rtp.pt/noticias/politica/a-decada-de-betao-do-cavaquismo_es901116 (A "década de betão" do cavaquismo)
  • https://engenhariacivil.wordpress.com/2007/09/13/fontes-pereira-de-melo-o-homem-de-ferro/ (Fontes Pereira de Melo – o homem de “ferro”)
  • Fontismo: liberalismo na sociedade iliberal de david justino

wo