Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Alimentação saudável e a importancia do exercício físico

Consequências de um estilo de vida sedentário e de uma alimentação desiquilibrada

Importância do exercício físico para o ser humano

Alimentação ideal para uma pessoa sedentária

Alimentação ideal para um atleta

importância de uma alimentação saudável

Indíce

A importância de uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável ajuda a previnir a desnutrição de todas as formar , como também previne as doenças crónicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e o cancro. Uma alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos para esses problemas.

Alimentação ideal para um atleta

A alimentação de um atleta deve ser rica em proteínas hidratos de carbono, vitaminas e minerais. Deve ser sempre variada e incluír frutas e vegetais. Para poder manter o corpo nutrido e hidratado os atletas precisam de ingerir muita água. Para manter a força muscular e para criar músculos os atletas devem ingerir muita proteína

Alimentação ideal para uma pessoa sedentária

Uma pessoa sedentária deve evitar pratos ricos em gorduras saturadas; devem evitar também comidas empanadas, e fritas; Evitar bebidas alco ólicas; Os líquidos com as refeições do almoço e jantar. É preferível beber água uns 30 min antes da refeição ou 30 min depois; O melhor líquido para ingerir entre as refeições é a água sem gás; É aconelhado fazer sempre de 6 a 8 refeições ao dia, sendo a cada 3 horas; Nunca saltar nenhuma refeição é muito importante. Mesmo ao acordar tarde deve-se sempre começar pelo pequeno-almoço; Preferir os doces com frutas é importante, como por exemplo, abacaxi com canela ou banana assada com canela ou maçã cozida com canela; Beber em torno de 2 a 3 litros de água ao dia;

Como é que a atividade fisica influencia o ser humano

A atividade física contribui para o bem-estar físico, saúde mental, bom funcionamento do coração, circulação sanguínea, da respiração e até mesmo das hormonas. Mesmo tendo isso em conta , nem sempre é fácil conseguir tempo ou mesmo motivação para manter uma prática regular de exercícios físicos, ao menos 3 vezes por semana. Mesmo não praticando algum desporto intensivo é importante manter a atividade física bem presente da nossa vida.

consequências de uma vida sedentária e uma alimentalção desiquilibrada

O sedentarismo reduz o gasto de calorias, promovendo assim a obesidade e aumenta o risco de diabetes tipo 2, devido à resistência à insulina, ou seja, à falta de resposta das células musculares e adiposas a esta hormona. Uma alimentação inadequada contribui com o descontrole da pressão arterial. Para as pessoas já diagnosticadas com a doença, a mudança de hábitos é uma prática fundamental para manter um bom tratamento.