Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Arquitetura Gótica

Alemanha, Inglaterra e Espanha

Trabalho feito por: Daniela Félix 7503; David Freitas 7504; Gabriel Sampaio 7508; Leandro Santos 7512 e Diogo Carvalho 7556

Arquitetura Gótica

Como surgiu a Arquitetura Gótica? 2.Parte

Como surgiu a Arquitetura Gótica?

O que é Arquitetura Gótica?

Espanha

França

Inglaterra

Alemanha

PROXIMO

Catedral de Colónia

Comprimento: 144,58 metros Largura:86,25 metros Altura: 157,38 metros Altura (interior) 43,35 metros

Catedral de Palma de Maiorca

Catedral de Salisbury

Catedral de Notre-Dame

História da catedral

A Catedral de Colónia, originalmente foi erguida sobre um templo romano do século IV e uma catedral medieval, que queimou em 1248, teve construção iniciada nesse mesmo ano e foi construída para abrigar as relíquias dos Três Reis Magos. A construção foi concluída em 1880, tornando-se o edifício mais alto do mundo. A catedral sofreu bombardeios na Segunda Guerra Mundial, sendo depois restaurada em 1956.

Arquitetura Gótica

Este segundo foi popularmente chamado de “obra francesa”, porque surgiu no norte da França. Com isso arquitetura gótica marcou a história, rompendo com tudo que estava vigente e conectou as práticas religiosas, especialmente o catolicismo, em igrejas e catedrais. Aliás, a arquitetura gótica é também conhecida por “a arte das catedrais”. Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram Notre Dame, em Paris, na França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália.

Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, a Catedral de Notre Dame de Paris é uma das mais antigas do mundo. O nome da catedral significa Nossa Senhora e é dedicada à Virgem Maria.No dia 15 de abril de 2019, a catedral de Notre Dame sofreu um grave incêndio que provocou danos significativos no telhado e derrubou a agulha da torre principal.

História da Catedral

Fachada Principal

  • Grelha Gigantesca: Estratificada por bandas horizontais, carregadas de ornamentação e estatuária.
  • Torres Discretas: Em contraposição à fachada, as torres não sobressaem mais do que simples coruchéus.

Este é um dos principais locais de destaque deste monumento, com 13 metros de altura, este portal destaca-se pelas suas esculturas sinístras e pela sua rica decoração tendo sido a construção mais recente do conjunto

Portal Do julgamento

Os vitrais da Catedral de Colónia são um dos grandes destaques, a catedral tem vários vitrais, todos contendo cores vibrantes e detalhes, com vários desenhos e cenas bíblicas. O artista criou vitrais simétricos em tons de vermelho, azul e dourado. A luz da manhã atravessa-os, criando um ambiente mágico e acolhedor no mosteiro.

VITRAIS

  1. Contra-Fortes: O edifício é sustentado por uma série de contra-fortes robustos, típicos da arquitetura gótica, que proporcionam estabilidade às altas paredes e abóbadas.
  2. Arcobotantes: Os arcobotantes ajudam a redistribuir o peso das abóbadas, permitindo a construção de altas paredes e grandes janelas.

Contra-Fortes e Arcobotantes

Construção: Em 1229 começou a sua construção, no reinado de Jaime I de Aragão, sendo concluída em 1601.Reformas Modernas: Em 1901, o arquiteto modernista Antoni Gaudí foi convidado a restaurar e modificar partes do interior, introduzindo elementos modernistas e alterando a disposição do coro.

História da Catedral

  1. Torres: A catedral tem duas torres góticas, uma inacabada e a outra com um campanário.
  2. Campanário: Contém nove sinos, incluindo "N'Eloi", que pesa cerca de 4,5 toneladas.

Torres e Campanário

A Catedral de Palma de Maiorca, mede cerca de 121 metros de comprimento, 55 metros de largura e 44 metros de altura na nave principal. Estas dimensões fazem dela uma das maiores catedrais da Europa. As suas grandes janelas e rosáceas permitem uma entrada abundante de luz natural, criando um ambiente interno de cores vivas.

História da Catedral

Foi fundada em 1075 na Inglaterra, a construção que chegou até nós foi edificada entre 1220 e 1280, excetuando o campanário, datado do século XIV. Distingue-se pela simplicidade e pelos seus volumes diluídos. Os planos compactos, devem-se à necessidade de albergar funções seculares e monacais.

Arquitetura Gótica

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetónico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.

Arquitetura Gótica

Durante a Idade Média, a intensificação da exploração marítima e a expansão do comércio europeu fez aumentar a interação entre culturas. Consequentemente, abriu-se a possibilidade para novas estéticas. As igrejas, que eram os redutos dos representantes do poder clerical baseado no teocentrismo, foram tomadas por novas ideias. Entre os séculos V e XV, a humanidade presenciou o desenvolvimento de duas linhas artísticas antes da chegada do renascentismo, o românico e o estilo gótico (juntamente com a arquitetura gótica).

Esta impressionante fachada, com o seu ar imponente, com os seus vários portais com arcos quebrados e vários detalhes e ornamentações, construida de pedra e com cerca de 61,54 metros de altura, que junto das enormes torres passa uma sensação de enorme verticalismo, mostra o motivo desta ser uma das obras arquitetónicas mais impressionantes do mundo

Fachada Oeste

Fachada Ocidental: Conhecida pelos seus três grandes portais e pelas suas duas torres de 69 metros de altura.Rosáceas: Três grandes rosáceas, cada uma com um diâmetro de cerca de 13 metros.Arcobotantes: Famosos arcos-botantes que suportam a estrutura.Flecha: Originalmente desenhada por Eugène Viollet-le-Duc no século XIX, foi destruída no incêndio de 2019.

Características

Cabeceira

  • Influência Cisterciense: A cabeceira plana é um elemento típico da arquitetura cisterciense.

Transepto Duplo

  • Segunda Igreja: O segundo braço do transepto transforma-se numa outra igreja de planta cruceiforme.

Abóbadas e Trifório

  • Encurvamento das Abóbadas: As janelas do trifório ficam encaixadas na abóbada.

Nave: Mede 130 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura.Capelas Laterais: 37 capelas, incluindo a famosa Capela da Virgem.Vitrais: Incluem as rosáceas e numerosos outros vitrais que representam cenas bíblicas e santos.Coro e Transepto: Decorados com esculturas e frescos.Cripta Arqueológica: Contém restos e artefactos das primeiras estruturas religiosas e civis no local.

Características Interiores

  1. Estilo Gótico: Fachada principal com arcos ogivais e rica decoração esculpida.
  2. Portais: Três portais principais, sendo o central, Portal del Mirador, o mais ornamentado com partes bíblicas.
  3. Rosácea: Enorme rosácea de 12 metros de diâmetro, um elemento icónico da catedral.

Fachada Principal