Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Lina nº1, Beatriz nº7, Sol nº26, Rita nº32

Trabalho de Geografia A

Portos e frota pesqueira

Conclusão

06

Evoluçao das tecnicas de captura de pescado

05

Temas que vamos abordar

Indice

04

03

02

01

distinguir a frota de pesca local, costeira e de largo

Evolução da frota portuguesa

Modernização dos portos

O que é uma lota?

Infraestrutura dedicada ao desembarque, comercialização e distribuição de produtos da pesca.

Lota

-atualização de cais;-áreas de descarga e armazenamento;-instalações de apoio;-sistemas digitais de gestão e equipamentos modernos;-práticas ecológicas e pesca sustentável;- melhora das instalações e condições para os trabalhadores do setor.

Modernização dos portos de pesca

A frota pesqueira portuguesa sofreu recentemente algumas alterações. Em 2023, a frota capturou 3,3% mais peixes em relação ao ano anterior, totalizando 171.235 toneladas. Existe também um equilíbrio entre a capacidade da frota e as possibilidades de pesca.

Evolução da frota de pesca portuguesa

FROTA DE PESCA LOCAL- viagens curtas que duram menos de um dia;-utilização de embarcações pequenas; -peixes para consumo local (mariscos e peixes de recife)FROTA DE PESCA COSTEIRA-zona econômica exclusiva (ZEE) -levam vários dias -utilizam embarcações maiores com equipamentos mais sofisticados -captura de peixe para comércio regional (peixes pelágicos e demersais)FROTA DE PESCA DE LARGO -embarcações muito grandes-operadas em alto-mar -pode durar até meses -utilizam-se equipamentos altamente sofisticados e especializados e são feitas capturas de peixes de alto valor comercial (nacional e internacional), como o atum e o bacalhau.

Distinguir a frota de pesca local, costeira e de largo

Gráficos a interpretar

Fica situado em Angeiras em Lavra e o seu objetivo é preservar o património piscatório local, expondo equipamentos de pesca artesanal e histórias dos pescadores.

Museu da Pesca

Fim!