Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Minerais radioativos Ciências Naturais

Nikole Kryshtof 8B N12

Curiosidades

Webgrafia

Quais são os usos?

Onde encontrados?

Impacto ambiental

O que são?

índice

Minerais radioativos contêm compostos instáveis que liberam dióxido de carbono quando se decompõem em formas estáveis. Essa radiação pode incluir partículas alfa, partículas beta e raios gama.

O que são?

AQUI!!!

Os minerais radioativos são encontrados pelo mundo como no Canadá (Urânio), Tório (Brasil), Rádio (Estados Unidos), e muito mais.

Onde encontrados?

SegurançaMinerais radioativos são usados na fabricação de armas nucleares. E são mantidos de forma segura.

Quais são os usos?

Produção de Energia Nuclear Como por exemplo o Uranium e Tório são utilizados como combustíveis em reatores nucleares para gerar eletricidade.

AgriculturaFósforo-32 e Carbono-14 são utilizados para estudar processos biológicos em plantas.Césio-137 é utilizado em para medir a humidade da terra.

Destruição do HabitatA mineração resultou na destruição de habitats naturais.Contaminação da ÁguaA extração de urânio liberaram substâncias tóxicas e radioativas nos rios e oceanos.

Tecnologias de Mineração Melhorar as técnicas de mineração para reduzir a destruição do habitat e a contaminação da água. Também investir em tecnologias mais recentes para melhorar a segurança dos reatores.

Várias consequências

Impacto ambiental

Medidas para tentar minimizar os impactos ambientais

Descoberta do Urânio

Utilizados na medicina

Curiosidades

O urânio foi descoberto em 1789. Martin Heinrich Klaproth era químico e quando estava a analizar as amostras de minério de zircônio, na Alemanha, encontra um novo elemento que mostrava propriedades incomuns. Para nomear o Klaproth em homenagem ao planeta Urano. E assim nomeou o elemento "urânio" em referência a isso.

Tratamento de Doenças Ósseas Estrôncio-89 e Samário-153-- Usados para tratamentos de câncer. Iodo-131--Usado no tratamento de câncer de tireoide. Radio-223--Utilizado no tratamento do câncer de próstata metastático. Ajuda a aliviar a dor óssea e a controlar o crescimento do tumor nos ossos.

https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/38750/4/Ana%CC%81lise%20das%20potencialidades%20de%20aplicac%CC%A7a%CC%83o%20de%20mate%CC%81rias-primas%20secunda%CC%81rias%20radioativas%20-%20Joa%CC%83o%20Duarte.pdf

https://cristaljr.com/top-10-minerais-radioativos-e-suas-aplicacoes/

https://museunuclear.com/nosso-planeta-e-radioativo/

https://www.nationalgeographic.pt/meio-ambiente/minas-desactivadas-em-portugal-e-a-sua-radioactividade-perigos-e-alertas_1205

Webgrafia

»»Obrigada pela «« »»atenção««

Curiosidade rápida!

Sabiam que Portugal possui depósitos de minerais radioativos?Principalmente urânio e foi encontrado no século XX.

Por exemplo em Guarda, temos várias minas de Urânio, incluindo a mina de Vale de Abrutiga. Ouve uma exploração significativa de urânio nesse lugar.