Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

eNERGIA GEOTÉRMICA

Energia Geotérmica

A energia geotérmica é produzida em centrais geotérmicas. Estas estão ligadas a perfurações de modo a se conseguir captar fluídos aquecidos, geralmente água ou o vapor de água que se encontra próxima a fontes de calor do interior da Terra. A pressão deste vapor ou da água faz movimentar as turbinas ou geradores, produzindo assim energia elétrica. De seguida, esta passa por torres de arrefecimento e condensação, e a água é devolvida ao interior da Terra, onde volta a aquecer, criando-se um ciclo sustentável.

2,5%

Vantagens da energia geotérmica

  • A produção desta energia não é poluente
  • É independente das condições climáticas
  • Os custos da produção desta energia são relativamente baixos

Alta e baixa entalpia

Estas designações são caracterizadoras do fluido geotérmico utilizado, sendo que energia geotérmica de alta entalpia está associada a fluídos com temperatura superior a 150ºC, e a energia geotérmica de baixa entalpia a fluidos com temperatura inferior a 150ºC.

Desvantagens/limitações desta energia

  • As regiões onde se pode captar com maior facilidade fluidos a temperaturas superiores a 150ºC são muito escassas
  • As centrais geotérmicas produzem: poluição sonora e podem liberar dióxido de enxofre, que não é poluente mas pode ser nocivo para a saúde humana
  • A região onde a energia geotérmica é produzida acaba por sobreaquecer

EGSs (Enhanced Geothermal Systems)

Também conhecidos como sistemas de energia geotérmica produzida pelo Homem. Estes são construídos de forma a se ultrapassarem algumas destas limitações, podendo-se, assim, construir mais centrais geotérmicas.

Em Portugal...

(Fontes no guião)

Obrigado pela vossa atenção