Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

"Coitado! que em um tempo choro e rio" Luís de camôes

Realizado por Sara Gomes nº20 no âmbito da disciplina de Português

Coitado! que em um tempo choro e rio Coitado! que em um tempo choro e rio; Espero e temo, quero e aborreço; Juntamente me alegro e entristeço; Du~a cousa confio e desconfio. Voo sem asas; estou cego e guio; E no que valho mais menos mereço. Calo e dou vozes, falo e emudeço, Nada me contradiz, e eu aporfio. Queria, se ser pudesse, o impossível; Queria poder mudar-me e estar quedo; Usar de liberdade e estar cativo; Queria que visto fosse e invisível; Queira desenredar-me e mais me enredo: Tais os extremos em que triste vivo!

Coitado! que em um tempo choro e rio

Coitado! que em um tempo choro e rio;Espero e temo, quero e aborreço;Juntamente me alegro e entristeço;Du~a cousa confio e desconfio.Voo sem asas; estou cego e guio;E no que valho mais menos mereço.Calo e dou vozes, falo e emudeço,Nada me contradiz, e eu aporfio.

Analise das quadras

Conteudos

Recursos expressivos

Queria, se ser pudesse, o impossível; Queria poder mudar-me e estar quedo; Usar de liberdade e estar cativo; Queria que visto fosse e invisível; Queira desenredar-me e mais me enredo: Tais os extremos em que triste vivo!

Analise dos tercetos

Recursos expressivos

Conteudos

Hoje não há riso, hoje eu não quero falar Hoje eu me escondo e ninguém vai me achar Hoje eu não quero ó Deus, rever um rosto amigo Deixe-me sozinho Hoje os meus olhos fecham para meditar Hoje estou confuso, não consigo me explicar Por que tudo isso, ó Deus, veio a mim tão de repente Amarguradamente? Estou em silêncio, mas eu quero é gritar Não quero resposta mas preciso ó Deus falar Deus se Tu me amas faz o fogo se apagar Liberta-me agora

"Hoje não há risos" Nanda Sakemi

FIM!

-A instabilidade do sujeito poetico-Caracterização do sujeito poetico, feita por ele mesmo -Presença do irreal

-Anáfora Antíteses

-Os desejos do sujeito poetico-Percebemos as contradições da vida do sujeito poetico

-Antíteses-Metáfora