Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Denis Diderot

  • Nome: Henrique Eugénio
  • Nº8 - 8ºD
  • Disciplina: História
  • Professora: Filipa Matos

Denis Diderot Data de nascimento: 05/10/1713 Data de falecimento: 31/07/1784 Idade: 70 anos Nacionalidade: Francesa

Curiosidades: Diderot frequentava cafés parisienses, onde conheceu pensadores iluministas como Éttiene Condillac e Jean-Jacques Rousseau.

O que fazia? Diderot foi um grande filósofo e escritor francês, um grande pensador do iluminismo francês e o principal idealizador da Enciclopédia, um dos símbolos do iluminismo, que preparou a Revolução Francesa. Inicialmente, Diderot trabalhou como tradutor e escreveu sermões por encomenda.

A Enciclopédia A partir de 1745, Diderot começou a trabalhar ao lado do matemático Jean Le Rond d'Alembert, por encomenda do livreiro André LeBreton, na tradução da Cyclopaedia, do inglês Ephraim Chambers.

Ao realizar a tradução da enciclopédia... Diderot teve a inspiração para criar uma grande "Enciclopédia" que fosse o veículo das novas ideias contra as forças, para ele reacionárias, da igreja e do estado, e que destacasse os princípios essenciais das artes e das ciências.

Publicação da Enciclopédia Apesar de enfrentar numerosas proibições e dificuldades, a "Encicloéedia" (ou Dicionário Lógico das Ciências, Artes e Ofícios) composta por 17 volumes de texto e 11 volumes de desenhos, foi publicada entre 1751 e 1772.

Diderot escreveu ainda algumas obras como: » "As joias indiscretas" (1748) - um livro de contos licensiosos » "A religiosa" (1760) - obra anticlerical que denunciava a vida dos conventos da época » "O sobrinho de Rameau" (1762) - obra escrita após uma crise religiosa » "Jacques, o Fatalista e o seu Mestre (1773) - obra que revela o esforço de Diderot por conjugar a filosofia materialista com a crença na liberdade humana.