Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O Sistema Cardiovascular-9ºVA
Cristiana De Jesus Da Cruz Leal Aluno
Created on May 28, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Video Tutorial Mobile
View
Health & medicine video mobile
View
Retro vintage video mobile
View
Butterflies video mobile
View
Isometric video mobile
View
Basic interactive video mobile
View
Glitch video mobile
Transcript
o sistema cardiovascular
o sangue:
O sangue é composto por:elementos figurados: eritrócidos, leucócitos e plaquetasuma parte líquida: plasma uma parte sólida: células É uma substância fluída que possui funções fundamentais para o bom funcionamento do organismo já que é formado por água, proteías, sais minerais, enzimas e células responsáveis pela função do sangue.
Eritrócidos: células anucleadas com forma de disco bicôncavo; são constituídos por hemoglobina e são as células mais abundantes do sangue; transportam dioxigénio e dióxido de carbonoLeucócitos: células esbranquiçadas que possuem grandes núcleos com formas muito variadas; defendem o organismo contra os microorganismos invasores e células mortas. Plaquetas: pequenos fragmentos de células anucleados com forma de disco; têm aspeto espinhoso; participam na coagulação do sangue, ajudando a parar hemorragias
funções do sangue
- promover o transporte do oxigénio para os órgãos - promover o transporte de nutrientes para as células - defender o organismo contra agentes infecciosos - transportar hormônios - promover a eliminação de substâncias tóxicas para o organismo - regular o processo de coagulação sanguínea
o sistema cardiovascular:
O sistema cardiovascular é uma rede complexa de órgãos e vasos sanguíneos que desempenha um papel fundamental na saúde e no bem-estar do corpo humano. Ele é responsável por bombear sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, além de remover os resíduos e dióxido de carbono. É constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). Artérias: transportam o sangue a partir do coração. Veias: transportam o sangue para o coração. Capilares: Onde ocorrem as trocas de substâncias entre o sangue e as células.
morfologia do coração humano
interior do coração humano
Estrutura do coração: órgão muscular oco, dividido em quatro câmaras: duas aurículas e dois ventrículos. Ele é responsável por bombear sangue através da circulação sanguínea. Função do coração: o coração funciona como uma bomba eficiente, contraindo-se e relaxando-se ritmicamente para impulsionar o sangue através dos vasos sanguíneos. Essa ação é conhecida como o ciclo cardíaco. Válvulas cardíacas: o coração possui quatro válvulas que controlam o fluxo sanguíneo, garantindo que o sangue flua na direção correta durante o ciclo cardíaco.
o ciclo cardíaco:
Tem 3 fases:1-Diástole geral: nesta fase, os ventrículos se enchem de sangue, preparando-se para a próxima contração. 2-Sístole ventricular: nesta fase, os ventrículos se contraem, bombeando o sangue para os pulmões e para o resto do corpo. 3-Sístole auricular: nesta fase, as aurículas enchem-se de sangue, preparando-se para a próxima contração. Importância do Sistema Cardiovascular: é responsável por transportar oxigênio, nutrientes, hormônios e outros compostos essenciais para todas as células do corpo e pela regulação da temperatura corporal.
a circulação sanguínea:
O coração impulsiona o sangue e este circula sempre dentro de vasos sanguíneos. Tem 2 fases: circulação pulmonar e circulação sistémica; e temos 2 tipos de sangue: -sangue venoso: rico em dióxido de carbono. -sangue arterial: rico em dioxigénio. Circulação pulmonar: permite a libertação do dióxido de carbono e a captação de dioxigénio. O sangue venoso é impulsionado pelo ventrículo direito para a artéria pulmonar até aos pulmões. Nos capilares pulmonares ocorre a sua oxigenação, regressando o sangue arterial, pelas veias pulmonares, à aurícula esquerda.
Circulação sistémica: assegura o transporte de dioxigénio e nutrientes a todas as células do organismo e a remoção do dióxido de carbono. O sangue arterial sai do ventrículo esquerdo para a artéria aorta, que se ramifica em várias artérias, sendo encaminhado para todas as células do organismo. Regressa sangue venoso à aurícula direita, pelas veias cavas. Devido à grande dostância percorrida nesta circulação, o sangue é impulsionado com elevada pressão para a artéria aorta. Variação da frequência cardíaca e da pressão arterial: o sangue, ao circular no interior dos vasos sanguíneos, exerce pressão nas suas paredes. Esta pressão é mais elevada ao nível das artérias. Em cada ciclo cardíaco, a pressão arterial é máxima durante a sístole ventricular e mínima durante a diástole.
doenças do sistema cardiovascular:
Principais tipos de doença no sangue: o sangue exerce um papel fundamental no organismo humano, pois é ele quem transporta o oxigênio e nutrientes para os tecidos, assim como garante que o dióxido de carbono seja levado aos pulmões e os hormônios façam suas funções em diversas partes do corpo. Existem doenças que merecem nossa atenção redobrada. A boa notícia é que, quando diagnosticadas em seu estágio inicial, podem ser tratadas e devidamente controladas.Medidas de prevenção: evitar o consumo de sal, não fumar, evitar o consumo de gorduras, gerir o stresse, praticar exercício físico.
Enfarte do miocárdio: conhecido como ataque cardíaco, ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída por um coágulo, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco deixe de funcionar por falta de oxigénio e nutrientes. AVC-Acidente Vascular Cerebral: acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Aterosclerose: o colesterol elevado no sangue é uma das principais causas do acúmulo de gordura nas paredes das artérias, provocando seu “entupimento”, ou seja, a aterosclerose.