Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Fracisco Gamito nº8 8E

Salinas do Samouco

Localização das Salinas do Samouco

Complexo das Salinas do Samouco, 2890-532 Alcochete

Fatores bióticos e abióticos

Flora A grande especificidade dos biótopos dominantes no complexo de salinas do Samouco, formações dunares em fixação e zonas salinizadas, conferem uma reduzida diversidade florística ao local, sendo observadas pouco mais de 21 espécies.

Fauna As salinas do Samouco constituem, no seu conjunto, uma parte importante dos habitats disponíveis para as populações de avifauna nesta região. A grande maioria da avifauna que ocorre no estuário do Tejo, utiliza as salinas como local de repouso durante a preia-mar, quando escasseiam as zonas não alagadas. É nesta altura que se podem observar grandes bandos mistos de limícolas e gaivotas.

Vídeo

Impacto ambiental das Salinas do Samouco

Em 1994 o Estado Português escolheu o corredor Montijo–Sacavém para a construção da segunda travessia sobre o rio Tejo em Lisboa, cujo traçado da ponte atravessou as salinas do Samouco. Como medida de minimização ambiental associada à construção e à exploração da Ponte Vasco da Gama, foram expropriados 360 ha das salinas do Samouco com o objectivo de aqui criar uma área protegida de conservação da natureza. Tendo em vista promover a conservação e a manutenção das salinas do Samouco, bem como estudar, implementar e gerir a aplicação prática de um modelo socio-económico do desenvolvimento sustentável para o Complexo das Salinas, o Estado instituiu por DL nº 306/2000, de 28 de Novembro, uma fundação que denominou “Fundação para a Protecção de Gestão Ambiental das Salinas do Samouco”. Neste decreto foi ainda instituído um conselho de fundadores com representantes nos Ministérios do Equipamento Social, do Ambiente e do Ordenamento do Território, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e da Ciência e da Tecnologia, pela Lusoponte, pelo Oceanário de Lisboa e pelo Instituto da Conservação da Natureza.