Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Recursos naturais

Inês Vale nº18 8ºAGeografia

Alguns autores consideram a existência deste setor que reúne atividades baseadas no conhecimento, como o ensino superior, a investigação e as empresas de tecnologias da informação e comunicação.

setor terciário superior ou setor quaternário

Agrupa atividades do comércio ou que prestam um serviço, como as que estão ligadas ao turismo, à educação, à saúde e às finanças (exs.: bancos e seguros).

Setor terciário

Agrupa atividades que se dedicam à transformação de recursos naturais ou de matérias-primas, como o artesanato, a indústria, a construção civil e o fornecimento de água, gás e eletricidade.

Setor secundário

Agrupa atividades relacionadas com a exploração direta dos recursos naturais, como a agricultura, a pesca, a pecuária, a caça, a silvicultura e a indústria extrativa (minas e pedreiras).

Setor primário

Os setores de atividade

Diferença entre população ativa e população inativa

População ativa

População de uma região, com idade superior a 16 anos, que exerce uma profissão/atividade remunerada ou representa mão de obra disponível que está temporariamente desempregada.

População inativa

População, de qualquer idade, que não é considerada economicamente ativa. É constituída, principalmente, por estudantes, reformados, indivíduos com incapacidade física (inválidos), donas de casa e quem vive de rendimentos.

Classificação dos recursos naturais

• Vento, radiação solar, movimento da água das ondas, das marés e dos rios, geotermia e biomassa

• Ornamentais: mármore, granito e xisto.• Industriais: granito, calcário, argila e caulino.

• Superficiais e subterrâneos• Produtos agrícolas, silvícolas, pecuários e piscícolas.

• Não metálicos energéticos: exs.: carvão, urânio, petróleo, gás natural e lítio. • Metálicos: ferro, cobre e ouro.• Não metálicos: exs.: potássio, fosfato, nitrato, carvão, petróleo, sal-gema, cobalto, platina e rubi.

Hídricos BiológicosGeológicos: mineraisGeológicos: rochasRenováveis energéticos

Classificar os diferentes recursos naturais

São recursos que não se esgotam, pois as suas reservas são ilimitadas, visto que estão em constante renovação. No entanto, o seu consumo excessivo pode, em alguns casos, levar ao seu esgotamento.

Recursos renováveis

São recursos finitos, ou seja, cuja utilização continuada leva ao seu esgotamento.

Diferença entre recursos renováveis e não renováveis

Recursos não renováveis

O desenvolvimento dos transportes, o aumento das viagens de carro e de avião, para turismo e lazer, a eletrificação das indústrias e das cidades, cada vez maiores, como a produção de plásticos e outros derivados, contribuíram para um grande aumento da importância do petróleo e do gás natural a nível mundial observável nos maiores produtores e nos maiores consumidores.

Distribuição mundial dos recursos não renováveis

+info

O carvão passou a ser a principal fonte de energia, sendo utilizado na máquina a vapor das locomotivas, nos barcos e nas fábricas.

As rochas são um recurso natural de elevada importância para algumas atividades económicas, como, por exemplo, a indústria e a construção civil.

Os recursos hídricos são recursos de grande importância para o ser humano, por conterem água doce utilizada para consumo, para a produção de bens alimentares e para o funcionamento de diversas atividades económicas.

As causas do aumento do consumo dos recursos

A extração, a transformação e o transporte dos recursos naturais têm impactes ambientais significativos, nomeadamente:

  • alteração da paisagem;
  • poluição de recursos hídricos e do solo;
  • libertação de dióxido de carbono e de radioatividade;
  • redução da biodiversidade;
  • extinção de espécies;
  • esgotamento dos recursos, por exemplo, do solo.

Os impactos da exploração dos recursos

A cooperação internacional é fundamental tanto no domínio da produção de energia a partir dos recursos naturais renováveis como para garantir a correta gestão e sustentabilidade dos recursos hídricos, em especial dos rios internacionais, cujas bacias hidrográficas ocupam o território de vários países.O consumo excessivo e a poluição da água constituem desafios, pois podem dar origem a conflitos. Por isso, estes territórios são, normalmente, abrangidos por programas de cooperação.

A importância da Cooperação Internacional na gestão dos recursos naturais

Obrigada pela atenção!

Did you know that Genially allows you to share your creation directly, with no need to download? All ready for your audience to view it from any device and share it anywhere.

Neste gráfico podemos observar as percentagens da distribuição mundial dos recursos não renováveis:

Maiores produtores mundiais Maiores consumidores