Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Geografia AProfessora Sandra Costa

A Seca e a Escassez de Água em Portugal

Trabalho realizado por:Carla SantosDiogo BastosLeonor OliveiraM.ª Beatriz Gomes

Páginas34567891012131416

ìndice

Tópicos

  1. Introdução
  2. O clima em Portugal e as zonas mais afetadas pela seca
  3. A Seca
    1. A seca metereológica
    2. A seca hidrológica
  4. Causas da escassez de água
  5. Consequências da seca
  6. Como combater a seca
  7. Precipitação artificial
  8. Conclusão
  9. Bibliografia
  10. Fim

Assim, investigamos a seca e a escassez de água em Portugal. Visamos conhecer e dar a conhecer vários aspetos relativos a este problema da hidrosfera, tais como o que é, as zonas do país onde é mais comum, os seus tipos, as suas causas, as suas consequências, etc. Além disto, pretendemos sensibilizar os nossos colegas para este problema tão importante.

Este trabalho foi redigido, desenvolvido e pensado pelos alunos Carla Santos, Diogo Oliveira Bastos, Leonor Oliveira e Maria Beatriz Almeida Rio Gomes, da turma C do 10.º ano (Línguas e Humanidades), no âmbito da disciplina de Geografia A, a pedido da professora Sandra Costa.

Introdução

Mapa 1 - Clima em Portugal ContinentalFonte: RTP Ensina

Clima Em Portugal Continental

Portugal é um país que se localiza no extremo sudosteda Europa, pelo que apresenta quatro tipos de clima:

  • clima temperado mediterrâneo (verões longos, quentes e secos; invernos curtos e amenos; precipitação reduzida),
  • clima temperado mediterrâneo de influência continental (verões quentes; invernos frios; precipitação reduzida),
  • clima temperado mediterrâneo de influência marítima (verões suaves; invernos moderados, precipitação elevada),
  • clima temperado mediterrâneo de influência de altitude (verões frescos; invernos frios; precipitação abundante).
Através desta informação e da localização deste climas (Mapa 1) percebemos que as regiões mais propensas à seca são o sul e o norte interior, embora as outras também possam ser afetadas.

Há vários tipos de seca. Vamos salientar os dois mais importantes:- Seca metereológica.- Seca hidrológica.

MAS AFINAL O QUE É A SECA?

A definição de seca meteorológica deve ser considerada como dependente da região, uma vez que as condições atmosféricas que resultam em deficiências de precipitação podem ser muito diferentes de região para região.

Associada à não ocorrência de precipitação, define-se como a medida do desvio da precipitação em relação ao valor normal (média 1971-2000) e caracteriza-se pela falta de água induzida pelo desequilíbrio entre a precipitação e a evaporação, a qual depende de outros elementos como a velocidade do vento, temperatura, humidade do ar e insolação.

Seca Metereológica

Este tipo de seca normalmente não ocorre em simultâneo com a seca meteorológica, dado que é necessário um período de tempo maior para que as deficiências na precipitação se manifestem nos diversos componentes do sistema hidrológico.

Associada ao estado de armazenamento das albufeiras, lagoas, aquíferos e das linhas de água em geral. A seca hidrológica está, assim, relacionada com a redução dos níveis médios de água superficiais e subterrâneas e com a depleção de água no solo.

Seca Hidrológica

A escassez económica radica numa ineficiente gestão dos recursos hídricos disponíveis (ex.: existência de elevados valores de perdas nas redes de distribuição, seja no regadio ou em abastecimento público para consumo humano). Neste caso incluem-se países ou regiões onde existe naturalmente água suficiente para satisfazer as várias necessidades, mas esta não é bem gerida.

A escassez natural é resultado da inexistência de recursos hídricos suficientes para satisfazer a procura de uma região

Por escassez de água entende-se a carência de recursos hídricos disponíveis face ao que seriam os suficientes para atender às necessidades de uso da água numa determinada região. A escassez pode resultar de mecanismos naturais ou económicos.

eCONÓMICAS

Naturais

cAUSAS DAEscassez de água

Energia hidroelétrica - A produção de energia hidroelétrica - uma das principais fontes de energia renovável em Portugal - fica condicionada pela indisponibilidade de água. De tal forma que a União Europeia colocou Portugal em quinto lugar na lista de risco de pobreza energética, devido ao cenário de seca prolongada e que pode conduzir a preços de energia incomportáveis.

Economia - Em cenários desta natureza, os agricultores são obrigados a adaptar as culturas e áreas cultivadas à água disponível, reduzindo a quantidade das colheitas e a rentabilidade que daí retiram. Na pecuária, os animais têm menos pastagens disponíveis e encontram os reservatórios secos.

Saúde - Tem impacto negativo para a saúde humana, porque escasseia a água para beber ou para a sua higiene básica.

A seca representa uma das maiores ameaças humanas e tem consequências em várias áreas, das quais podemos destacar:

Consequências da seca

O objetivo central do PGSE é prosseguido através de objetivos específicos: - Assegurar a disponibilidade de água necessária para garantir a saúde e a qualidade de vida das populações, minimizando os impactes negativos da escassez de água e da seca no abastecimento público; - Evitar ou minimizar os efeitos negativos dos episódios de seca sobre o estado das massas de água, de modo que as situações de deterioração temporária das massas de água ou de caudais ecológicos mínimos estejam exclusivamente associados a situações naturais de seca prolongada; - Minimizar os efeitos negativos nas atividades económicas, de acordo com a priorização dos usos estabelecida na legislação e nos Planos de Gestão de Região Hidrográfica.

A água é um recurso vital, escasso, estratégico e estruturante, sendo por isso fundamental que a sua utilização seja orientada por princípios de sustentabilidade e eficiência. O objetivo central do Plano de Gestão de Secas e Escassez (PGSE) é, no contexto da Lei da Água, mitigar os efeitos ambientais, económicos e sociais de eventuais episódios de seca e de situações de escassez.

Combater a seca

Poupar água é fundamental para combater a seca. Nas diversas ações do dia a dia é essencial ter em mente a poupança deste recurso essencial à vida.

  • No banho, enquanto escova os dentes, quando ensaboar as mãos, sempre que não esteja a utilizar a água, feche a torneira;
  • Aproveite a água fria descartada dos banhos para rega ou para descargas de autoclismos;
  • Utilize as máquinas da loiça e da roupa com a máxima carga;
  • Se lavar o carro em casa use balde e não a mangueira com água a correr.

Combater a seca

A precipitação artificial é uma tecnologia que tem sido utilizada nos Emirados Árabes Unidos para combater a seca, visto que neste país a precipitação é muito rara e as temperaturas muito elevadas.

Conclusão

A partir deste trabalho conseguimos retirar conclusões sobre diversos aspetos, tais como:

  • os diferentes climas que afetam Portugal.
  • os principais tipos de seca.
  • as causas da seca.
  • as consequências da seca.
  • como combater a seca.
  • a importânia da água.
  • as atitudes do dia a dia, se cumpridas por todos, têm um papel imprescíndivel no combate à seca.
  • como funciona a precipitação artificial.

Informações:LOBATO, Cláudia e outros (2022) - Geo.pt 10, Areal Editoreshttps://ensina.rtp.pt/explicador/clima-de-portugal-continental/https://rea.apambiente.pt/content/secahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Secahttps://institutolivres.org.br/o-problema-da-seca-e-suas-consequencias/https://www.ipma.pt/pt/educativa/tempo.clima/index.jsp?page=seca.causas.xmlhttps://recicla.pt/ideias-sustentaveis/como-combater-a-seca-e-desertificacao-5-acoes-praticas-para-o-dia-a-dia/https://www.ipma.pt/pt/educativa/tempo.clima/index.jsp?page=seca.definicao.xmlhttps://www.mapfre.com/pt-br/actualidade/sustentabilidade/seca-escassez-global-de-agua/https://apambiente.pt/agua/planos-de-gestao-de-seca-e-escassezhttps://www.dfgrupo.com/pt-pt/conselhos-para-combater-a-seca/

Bibliografia

Imagens:https://novalaw.unl.pt/escassez-de-agua-em-portugal-e-o-direito/https://ensina.rtp.pt/explicador/clima-de-portugal-continental/https://www.altominho.tv/site/2023/04/11/seca-meteorologica/https://rdpinternacional.rtp.pt/portugal/portugal-e-o-mundo-enfrentam-grave-problema-de-seca-meteorologicahttps://www.saudemais.tv/noticia/1342-trinta-e-seis-por-cento-do-continente-em-seca-severa-e-extrema-desagravamento-no-norte-e-centrohttps://visao.pt/visao_verde/clima/2022-02-17-seca-basta-de-conversa-precisamos-de-acao/https://www.pinterest.co.uk/pin/823806956839325918/Vídeo:https://youtu.be/PP9cdfaCKjk?si=R_du58DWkiYP6-4V

Bibliografia

Muito obrigado!Esperamos que tenham gostado!