Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

FIRE FIGHTER

Horizontal infographics

VIOLA DAVIS

Horizontal infographics

LOGOS

Horizontal infographics

ALEX MORGAN

Horizontal infographics

EUROPE PHYSICAL MAP

Horizontal infographics

Transcript

Saiba Mais

CASO DO LA-BORA! gov

Gestão Inclusiva e diversidade

Percebemos que precisávamos aumentar a diversidade do nosso time, do nosso público e dos temas que trabalhávamos no laboratório. Para isso, a equipe se organizou e montamos um projeto interno para testar práticas e disseminar conhecimentos em diversidade e gestão inclusiva.

+

+

Gestão Inclusiva e diversidade

+

+

+

CASO DO LA-BORA! gov

Dados

Incluímos critérios de diversidade nos formulários

Pesquisas e trocas

Conversamos, trocamos com quem tem experiência e pesquisamos

Cultura Inclusiva

Investimos na cultura inclusiva no time

OKR

Tornamos o tema estratégico

Acordos internos

Reunimos o time, conversamos e decidimos que precisávamos atuar aqui

Saiba como o LA-BORA! gov cultivou a diversidade internamente e gerou uma gestão inclusiva no time.

OKR: Objective Key Results/ Resultados-chave e objetivos

Gestão Inclusiva e diversidade

CASO DO LA-BORA! gov

Disseminando conhecimentos

Clique ao lado para conhecer as sugestões de cultivo para promover ambientes mais inclusivos no seu ambiente de trabalho.

Dados: colete dados, conheça a sua organização e deixe os números sobre diversidade transparentes, sempre que possível!

Escuta: Escute com profundidade! Esteja atenta/o ao que as pessoas da sua equipe afirmam sentir ou observar em relação a preconceitos e discriminações.

Seleção: Promova seleções e promoções com critérios de diversidade ou reserva de vagas.

Segurança psicológica: Construa ambientes psicologicamente seguros para que as pessoas possam ser quem são, compartilhar suas perspectivas, preocupações e sugestões, de maneira intencional com atenção à diversidade da equipe.

Linguagem: Modifique a linguagem! Aprenda e remova termos capacitistas, racistas, machistas e etaristas. Utilize linguagem simples e use a acessibilidade como princípio em tudo que fizerem!

Acessibilidade: Utilize recursos de acessibilidade para tornar seus materiais e interações acessíveis para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e /ou intelectual.

Atitude: Fortaleça comportamentos inclusivos na equipe e liderança, tais como o comprometimento atitudinal com a igualdade, equidade, autonomia e coragem para enfrentar preconceitos e desafios.

Conheça o nosso repositório de Recursos Educacionais em Gestão Inclusiva e a versão acessível para pessoas com deficiência visual.

Troca de experiências

Conversamos com órgãos parceiros dentro do serviço público e compartilhamos sobre o nosso projeto e as compreensões de gestão inclusiva. Seguimos em contato, trocando e isso nos deixa antenadas nas práticas inclusivas que acontecem por aí! Além disso, estudamos internamente e encomendamos pesquisas para termos dados sobre gestão inclusiva com base em evidências!

Realizamos várias ações internamente que são fundamentais para o crescimento interno da equipe por na prática o que compartilhamos por aí: Fizemos checkins e encontros temáticos para mobilizar o tema internamente e tirar dúvidas; Construímos uma Comunidade de Aprendizagem para reunir materiais e debates para a equipe, periodicamente; Realizamos duas oficinas sobre acessibilidade visual. Em ambas tivemos Free-LAs com deficiência visual participando e facilitando. Seguimos no nosso letramento em diversidade de maneira cotidiana, porque é um tema que não se esgota!

Germinação e crescimento

Dados e sementes: a essência do desenvolvimento

Os dados são como sementes, pois representam a essência do crescimento, desenvolvimento e inovação. Quando bem processados e analisados, podem florescer em insights valiosos e inovação transformadora. Precisávamos conhecer melhor nossos usuários e, para isso, realizamos mudanças significativas nos nossos formulários:

  • Convidamos Free-LAs! para essa tarefa, pois queríamos fazer de forma participativa, com diferentes perspectivas;
  • Incluímos os itens: sexo, identidade de gênero, raça/cor/etnia, se é pessoa com deficiência ou não, idade e cidade/estado de residência;
  • Incluímos a pergunta: Como podemos te acolher melhor?;
  • Atualizamos nosso banco de Free-LAs com os novos critérios;
Passamos a utilizar esses critérios para seleção de Free-LAs, de novas pessoas para o time e de servidores/as interessados/as nos nossos serviços. Passamos a ter os dados sempre à mão, prontos para serem processados e analisados!

OKR

Estabelecemos, usando a metodologia ágil de planejamento OKR, objetivos ousados e alcançáveis para aumentar a diversidade no LA-BORA! gov e isso fez com que toda a equipe se dedicasse a alcançá-los! Trabalhamos com ciclos de quatro meses e acompanhamentos quinzenais ou mensais das entregas! Até agora estamos cumprindo 100% de nossos objetivos!

Preparamos o terreno

Tivemos várias reuniões de time onde conversamos sobre a importância de diversidade e como poderíamos, de fato, ser mais inclusivas no laboratório. É muito importante ter um ambiente de segurança psicológica para que todos possam compartilhar suas dúvidas, perspectivas e sugestões. Firmar acordos, aumenta o compromisso e a colaboração na equipe.