Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Lentes

Leonor Ribeiro & Ana Carolina

Existem as lentes convergentes (de bordos finos) e as lentes divergentes (de bordos espessos ou largos)

Que tipos de lente existem?

O que são?

As lentes são objetos transparentes que podem ser feitos em vários materiais e que apresentam uma ou duas superfícies curvas, de que são exemplo as lentes dos óculos.

As lentes convergentes podem ter uma superfície curvada para fora e outra superfície ser plana (plano-convexas), ter ambas as superfícies curvadas para fora (biconvexas) ou ter uma superfície curvada para fora e outra para dentro (menisco-convergentes).

Características:

A lente convergente concentra os raios luminosos paralelos que incidem na lente num único (foco), no lado de saída do feixe.

Lentes convergentes

Nas lentes divergentes, os raios de luz atingem a superfície de uma forma diferente. Incidindo os raios paralelamente ao eixo principal, esse tipo de lente sofre o que é chamado de dupla refração o que faz com que elas se espalhem.

Características:

As lentes divergentes podem ter uma superfície plana e a outra superfície ser curvada para dentro (plano-côncavas), ter ambas as superfícies curvadas para dentro (bicôncavas) ou ter uma superfície curvada para dentro e outra para fora (menisco-divergentes). Em qualquer dos casos, têm uma espessura no eixo ótico (centro) menor do que no bordo . As lentes divergentes podem ser representadas, simbolicamente, por uma dupla seta invertida.

Lentes divergentes

A potência focal (P) de uma lente define-se como o inverso da distância focal da lente, podendo ser positiva (lentes convergentes) ou negativa (lentes divergentes).

Potência focal de uma lente

As lentes, consoante as suas características, têm diferente poder de convergência ou de divergência, isto é, fazem convergir ou divergir mais ou menos os raios luminosos. O poder de convergência ou de divergência está relacionado com a grandeza potência focal (medida em dioptrias – símbolo D), que varia com a distância focal da lente, ou seja, se o foco se encontra mais próximo ou mais distante do centro da lente.

Que tipos de lentes existem?

Agora aplica

O que é uma potência focal?

FIM

Espero que tenham gostado!!