Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Start

Fisico quimica

Lentes e refração da luz

Apresentação feita por: Olívia Martins e Érica Araújo

Refração da luz

A refração da luz é um fenómeno ótico que ocorre quando um raio luminoso passa de um meio para outro, onde se propaga com velocidade diferente, podendo ou não sofrer um desvio. A exceção ocorre quando o raio luminoso incide perpendicularmente à superfície de separação entre os dois meios. Neste caso, ocorre refração sem desvio da direção de propagação.

Existe reflexão total? O que é?

Quando a luz incide num meio transparente ou translucido, nem sempre ocorre o fenómeno de refração. Quando um raio luminoso se propaga de um meio com menor velocidade para um meio com maior velocidade, pode ocorrer um caso particular, em que o feixe não passa de um meio para o outro e não ocorre refração.O raio luminoso é totalmente refletido para o meio de onde provém.

+ INFO

"O que é uma lente?""Que tipos de lentes existem?"

O que é uma lente?Uma lente é um objeto transparente que pode ser feito em vários materiais e que apresenta uma ou duas superfícies curvas, por exemplo, as lentes dos óculos.

é importante? porquê?

A reflexão total é um fenómeno de elevada importância, pois é o princípio físico de um funcionamento das fibras óticas.As fibras óticas funcionam por uma suceção de reflexões totais de uma extremidade à outra, desde o emissor do feixe luminoso até ao recetor, permitindo, por exemplo, que o sinal de televisão e de internet chegue a um grande número de casas em todo o mundo mais rapidamente e transportando mais informação.

São lentes que apresentam bordos grossos e o eixo ótico mais fino.As imagens formadas por estas lentes têm sempre as mesmas características.

Lentes divergentes:

São lentes que apresentam bordos finos e o eixo ótico mais largo.As imagens formadas por estas lentes podem ter diversas características.

Que tipos de lentes existem?

Lentes convergentes: