Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Projeto eTwinning:

Formadora: Carla AleixoFormanda: Margarida Santos

Abril/Maio 2024

Curso de Formação:"Projetos Europeus - Dinâmicas e Ferramentas para o sucesso educativo"

as alterações climáticas

Juntos contra

9. Conclusão

10. Webgrafia

8. Análise SWOT

7. Cronograma das Atividades

6. Atividades a Implementar

5. Objetivos do Projeto

4. Competências-chave

3. Línguas / Alunos / Disciplinas

2. Descrição do Projeto

1. Introdução

Índice

Subtitle Lorem ipsum

As alterações climáticas representam um dos maiores e mais urgentes desafios do nosso tempo. No entanto, juntos podemos fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável.

1. Introdução

As escolas têm um papel fundamental na consciencialização e envolvimento da comunidade em ações concretas para enfrentar as alterações climáticas e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

A participação ativa dos alunos é essencial para o sucesso do projeto, permitindo que estes desenvolvam uma compreensão profunda do problema e se tornem agentes de mudança.

Neste projeto, os alunos irão, através de uma abordagem prática e colaborativa, estudar as causas e os efeitos das alterações climáticas, bem como as formas de mitigação e de adaptação às mesmas.

2. Descrição do Projeto

Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento Ciências Naturais Físico-Química Matemática Português Inglês TIC

Alunos: 3.º Ciclo (12 a 15 anos)

Línguas do Projeto: Português, Inglês, ...

3. Línguas / Alunos / Disciplinas

Empreendorismo

Relacionamento interpessoal

Línguas

Cidadania

Partilha

Digital

Desenvolvimento pessoal

4. Competências-chave

Envolver a comunidade: criar parcerias com empresas, associações e organizações locais para ampliar o alcance do projeto.

Aumentar a consciencialização: esclarecer alunos, professores e famílias sobre as causas e os impactos das alterações climáticas.

Reduzir a pegada de carbono: implementar medidas de eficiência energética, utilizar energias renováveis e promover a reciclagem na escola.

5. Objetivos do Projeto

Projeto de Sustentabilidade - os alunos podem envolver-se em diversas iniciativas de sustentabilidade na escola, como horta comunitária, plantação de árvores, reciclagem de lixo, redução do consumo de água, de energia ou de plásticos.

Campanhas de Consciencialização - os alunos podem desenvolver e implementar campanhas informativas na escola e na comunidade, usando cartazes, redes sociais para sensibilizar as pessoas sobre o tema; a escola pode promover concursos, palestras e atividades sobre sustentabilidade, envolvendo toda a comunidade escolar nesta importante causa.

6. Atividades a Implementar

Ameaças: Possíveis resistências e falta de envolvimento de alguns participantes, desafios logísticos e de comunicação.

Oportunidades: Crescente interesse da sociedade pelo tema das alterações climáticas, possibilidade de envolver a comunidade escolar e local, oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento de competências dos alunos.

Pontos Fracos: Falta de experiência dos alunos em projetos desta escala, resistência a mudanças, necessidade de coordenação entre os participantes envolvidos.

Pontos Fortes: Motivação e empenho dos alunos, recursos educativos e tecnológicos disponíveis, rede de parceiros e especialistas envolvidos no tema das alterações climáticas.

8. Análise SWOT

9. Conclusão

Juntos contra as alterações climáticas

Por e para um futuro sustentável para todos!

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.freepik.com%2Ffotos-premium%2Fum-fundo-verde-e-rosa-com-um-ceu-verde-e-azul_64832677.htm&psig=AOvVaw0SWsXaTS5LCldTzlH9kBrg&ust=1717263890224000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBIQjRxqFwoTCJjE0dK4uIYDFQAAAAAdAAAAABAEhttps://wordart.com/https://gamma.app/

10. Webgrafia