Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Mar Português

João Carlos Barros Martins

Created on May 23, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

January School Calendar

Genial Calendar 2026

School Calendar 2026

January Higher Education Academic Calendar

School Year Calendar January

Academic Calendar January

Comic Flipcards

Transcript

Mar Português

João Martins e Leonardo José 9B

Biografia do poeta

O poema "Mar Português" foi escrito por Fernando António Nogueira Pessoa, que nasceu no dia 13 de junho de 1888 em Lisboa e faleceu, em 30 de novembro de 1935, também em Lisboa. Durante o seu tempo de vida ganhou o Prémio Antero Quental em 1903 e o Queen Victoria Prize em 1934

Na 1ª estrofe, o sujeito poético dirige-se diretamente ao mar referindo que a sua água é salgada devido às lágrimas exageradas que o povo português chorou com a partida dos navegadores para lugares desconhecidos, trazendo sofrimento às famílias. Na 2ª estrofe, o poeta começa por fazer uma pergunta retórica (Valeu a pena?), concluindo que tudo vale a pena se nós tivermos vontade de superar os nossos limites (o Bojador) e que isso só se consegue se não tivermos medo e assim conseguimos realizar-nos.

No 1º verso, é possível verificar o uso de uma apóstrofe ("Ó mar salgado"), onde o sujeito poético transforma o mar em seu interlocutor, é importante, também, destacar o adjetivo salgado que se vai relacionar com as lágrimas dos portugueses.

Este poema é constituído por duas estrofes de seis versos (sextas), com esquema rimático aabbcc, ou seja, rima emparelhada e versos maioritariamente de decassílabo.

Nós escolhemos esta música, pois ela fala sobre nos dedicarmos para alcançarmos os nossos objetivos, neste caso marcando-os na história("Dedicate yourself and you're gonna find yourself standing in a hall of fame") e fazê-lo pela nossa pátria e família ("Do it for your people do it for your pride")