Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Feito por : Catarina Santos Nº5 , Diogo Dias Nº 6 , Gabriel Pinheiro Nº 10 , João Duarte Nº 14 ,Inês Alves Nº 21

Crise dos refugiados

Crise dos refugiados

O que são refugiados?

Os refugiados são pessoas que se encontram fora do seu país de origem devido a conflitos armados, perseguições a específicos grupos sociais/étnicos, crises económicas ou violações dos Direitos Humanos. Muitas vezes, estes necessitam percorrer milhares de quilómetros, tanto em terra como no mar. Estas viagens são frequentemente realizadas em péssimas condições.

  • Falta de emprego digno para os refugiados
  • Empobrecimento dos mesmos
  • Discriminação
  • Violação dos Direitos Humanos
  • Aumento da criminalidade

Crise dos refugiados

Consequências

Crise dos refugiados

Países que mais recebem refugiados

Estes números refletem tanto a proximidade geográfica quanto os laços históricos e culturais entre os países de origem e os países de acolhimento. A pressão sobre estes países para acomodar um grande número de refugiados é enorme, e eles frequentemente precisam de apoio internacional para lidar com as demandas económicas e sociais que acompanham essa responsabilidade.

Causada pela revolta contra o regime, a guerra civil se transformou em um conflito com múltiplos grupos e intervenções estrangeiras. Esta guerra levou mais de 6 milhões de sírios a tornarem-se refugiados na Turquia, Líbano e Jordânia.

de 2011 até aos dias de hoje

Guerra na Síria

Gerada pelas atrocidades do Holocausto, resultaram no deslocamento de aproximadamente 60 milhões de pessoas, tornando-as refugiadas.

de 1939 a 1945

2ª Guerra Mundial

Devido aos conflitos na Venezuela, iniciados em 2010 e causados por uma crise política e económica, milhões de venezuelanos estão a fugir para países vizinhos na América Latina.

de 2010 até hoje

Crise na Venezuela

Acontecimentos históricos

Crise dos refugiados

Crise dos refugiados

Jacques Derrida

Derrida é um dos filósofos mais importantes do século XX, considerado o 'pai' do desconstrucionismo, um pensamento que influenciou a literatura, a filosofia e a ética contemporânea. Nasceu em 1930, na Argélia, numa família de judeus. Aos 19 anos, mudou-se para Paris para estudar filosofia alemã. Em 1956, ganhou uma bolsa de estudo em Harvard e lecionou de 1986 a 1999 na Universidade da Califórnia. E morreu em 2004, aos 74 anos.

"Enquanto houver uma liguagem, as generalidades entrarão em cena"

Jacques Derrida

Crise dos refugiados

Jacques Derrida e os refugiados

Derrida defendia o acolhimento de refugiados, desde que o governo do país acolhedor mudasse a sua perspetiva de povo e nação. Isto é, teria de sustentar as necessidades de todos, independentemente do seu local de origem, de forma justa e acessível. O filósofo também fazia muitas referências aos conflitos que deram origem aos refugiados e como os países que os recebiam os exploravam e excluíam social e economicamente.

Com este trabalho, entendemos que os refugiados fogem principalmente devido a guerras, crises económicas ou qualquer situação que coloque em risco os direitos humanos. Por outro lado, a crise dos refugiados também se manifesta quando estes já se encontram acolhidos por um país, visto que muitos destes países não estão suficientemente organizados para os receber adequadamente, sendo necessária a ajuda de organizações não governamentais e de outros países. Do ponto de vista filosófico, observamos que é necessária uma mudança na noção de povo e nação. Além disso, percebemos que os países que não promovem essa mudança frequentemente recebem refugiados apenas para exploração e como mão-de-obra barata.

Crise dos refugiados

Conclusão

Crise dos refugiados

Webgrafia

  • Missão Continente : https://missao.continente.pt/blog/artigos/crises-humanitarias-causas-consequencias-e-como-ajudar/ (Consultado a 21/05/2024)
  • ACNUR.ORG : https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/ (Consultado a 29/05/2024)
  • Wikipédia : https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Derrida (Cnsultado a 29/05/2024)
  • eBiografia : https://www.ebiografia.com/jacques_derrida/ (Consultado a 29/05/2024)
  • Mundo Educação : https://mundoeducacao-uol-com-br (Consultado a 29/05/2024)
  • Diversitas : https://diversitas.fflch.usp.br (Consultado a 29/05/2024)