Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

The troubles

Júlia Gonçalves

Created on May 19, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Correct Concepts

Microcourse: Artificial Intelligence in Education

Puzzle Game

Scratch and Win

Microlearning: How to Study Better

Branching Scenarios Challenge Mobile

Branching Scenario Mission: Innovating for the Future

Transcript

THE TROUBLES

Júlia Gonçalves | Nº 16

Introdução

Origem do conflito

Divisão Religiosa
Acts of Union 1801
Conquista e colonização britânica

Surgimento do conflito

  • Independência Irlandesa: No início do século XX, o movimento nacionalista irlandês ganhou força, que culminou na Guerra de Independência Irlandesa (1919-1921). O Tratado Anglo-Irlandês de 1921 resultou na criação do Estado Livre Irlandês, enquanto seis condados do norte, formando a Irlanda do Norte.
  • Discriminação e Tensão Social: Nas décadas seguintes, a minoria católica na Irlanda do Norte enfrentou discriminação em várias áreas, como habitação, emprego e direitos civis, o que gerou ressentimento e tensão social.

the troubles

1960s -1998

  • O conflito intensificou-se no final dos anos 1960, quando protestos pelos direitos civis dos católicos foram recebidos com violência. O Exército Republicano Irlandês Provisório (IRA) e organizações lealistas protestantes, começaram a atuar com ataques terroristas e violência sectária.
  • Ao longo dos anos 1970 e 1980, a Irlanda do Norte foi palco de frequentes confrontos, bombardeios e assassinatos. O governo britânico implementou uma presença militar pesada na região e medidas de segurança rigorosas.
  • Diversas tentativas de paz foram feitas, mas só na década de 1990, com a intervenção internacional e um maior empenho das partes envolvidas, foi possível chegar a um acordo.

"Domingo Sangrento"

Acordo de Belfast

Situação Atual

Depois do acordo de paz que encerrou três décadas de conflito civil, a sociedade da Irlanda do Norte esta mais heterogênea, a violência diminuiu, mas um governo ineficaz, a falta de uma política contra o sectarismo, a crise e a desigualdade econômica são uma ameaça ao processo de paz. A Irlanda do Norte aos poucos está mudando o cenário político. Apesar das divisões que persistem, a sociedade da Irlanda do Norte tornou-se mais diversificada e se mostra mais à vontade com as diferenças. Os protestantes, antes maioria, estão praticamente empatados com os católicos.

Conclusão

IRA - Grupo paramilitar criado nos século XX e XXI.

Protestantes e católicos lutam entre si na região da Irlanda desde o século XVII, quando a rainha Elizabeth I iniciou um processo conhecido como a "plantação". Ela enviou para o Ulster 170 mil colonos protestantes, a maioria deles, escoceses. Confiscando a maior parte de terras irlandesas. Com as terras recebidas da monarquia, eles deveriam assegurar a presença britânica no norte da Irlanda, para frazer frente a maioria católica no sul.

No século XIX, com o Ato de União de 1801, toda a ilha da Irlanda foi integrada ao Reino Unido, foi abolido o Parlamento Irlandês e criado o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Por causa da oposição religiosa, surgiram conflitos de fronteiras. Já que a minoria protestante era a favor de preservar os laços com a Grã- Bretanha e a maioria católica era a favor da da sua independencia ou integração da província com a República da Irlanda, ao sul.

A população da Irlanda tornou-se dividida entre a maioria católica e a minoria protestante, que estava alinhada com a Inglaterra. Essa divisão religiosa se entrelaçou com questões de poder e propriedade da terra.