Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
FQ
Aluno Catarina Santos Sousa
Created on May 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Video Tutorial Mobile
View
Health & medicine video mobile
View
Retro vintage video mobile
View
Butterflies video mobile
View
Isometric video mobile
View
Basic interactive video mobile
View
Glitch video mobile
Transcript
EVOLUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA
Trabalho realizado por:- Ana Pinto | n.º 5
- Carolina Leite | n.º 6
- Catarina Sousa | n.º 7
Cientistas
1864
1862
1817
1913
1946
LEI DAS TRÍADES
A Lei das Tríades foi formulada em 1829 pelo químico alemão Johann Döbereiner. Ela observou que em grupos de três elementos com propriedades semelhantes, a massa atômica de um deles era sempre a média aritmética das massas atômicas dos outros dois.
PARAFUSO TELÚRICO
O parafuso telúrico de Chancourtois foi criado em 1862, esse dispositivo era uma espécie de espiral em que os elementos químicos eram dispostos conforme o seu número atômico crescente. A ideia central de Chancourtois era que as propriedades dos elementos se repetissem periodicamente à medida que o número atômico aumentasse.
Lei das Oitavas
A Lei das Oitavas, proposta pelo químico britânico John Alexander Reina Newlands em 1864, agrupava os elementos químicos de sete em sete, em ordem crescente de massa atômica. Ele observou que o primeiro elemento tinha propriedades semelhantes ao oitavo, e assim por diante. Essa lei estabelecia uma relação periódica entre as propriedades dos elementos.
Em 1913, o fisico Henry Moseley descobriu que o que caracteriza um elemento quimico é o número atómico e não a massa atómica, passando a Tabela Períodia a estar corretamente organizada, por ordem crescente de números atómicos. Muitas das propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na sequência dos seus números atómicos.
A última grande modificação da Tabela Periódica envolveu a descoberta dos elementos com número atómico superior a 92. Como consequência, a Tabela Períodica foi reconfigurada em 1946, com a criação da série dos actinídeos (elementos de número atómico entre 89 e 103), posicionada a seguir à série dos lantanídeos (número atómico 57 e 71).
Obrigada pela vossa atenção!
J.W. DOBEREINER
Johann Wolfgang Döbereiner (1780-1849) foi um químico alemão. Inicialmente, ele estudava farmácia, mas logo dedicou-se à química. Trabalhou como professor onde realizou vários experimentos importantes. Döbereiner também trabalhou em outras áreas da química, como a reação de gases e catalisadores. Morreu em 1849, o seu trabalho teve mais reconhecimento após a sua morte, influenciando o desenvolvimento da química moderna.
GLENN SEABORG
Glenn Seaborg (1912-1999) foi um químico americano. Seaborg teve uma carreira acadêmica distinta, tornando-se professor na Universidade da Califórnia. Durante a sua vida, ele também trabalhou como conselheiro científico. Foi presidente da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos e teve uma grande influência no desenvolvimento de políticas nucleares e energéticas. Seaborg morreu em 1999, deixando um legado duradouro na ciência e na política.
Alexande Chancourtois
Alexande Chancourtois (1820-1886) foi um geólogo e mineralogista francês, teve uma carreira marcada pelas suas pesquisas, além dos seus estudos sobre os elementos químicos. Ele foi uma figura respeitada em círculos científicos e o seu trabalho teve impacto no campo da química. Morreu em 1886, foi mais reconhecido após a sua morte, especialmente pela sua contribuição na organização dos elementos químicos.
john newlands
John Newlands (1837-1898) foi um químico inglês. Ao longo da sua vida, enfrentou dificuldades financeiras e teve uma carreira marcada por desafios. Newlands passou maior parte da sua vida como funcionário público, além de se envolver em atividades de ensino e pesquisa. Embora o seu trabalho tenha sido inicialmente pouco reconhecido, ele permaneceu dedicado à ciência. Newlands faleceu em 1898, e os seus esforços pioneiros na organização dos elementos só foram amplamente valorizados após a sua morte.
HENRY MOSELEY
Henry Moseley (1887-1915) foi um físico britânico. Filho de um físico, Moseley mostrou interesse pela ciência desde jovem e formou-se em Física pela Universidade de Oxford. Moseley teve uma carreira curta. Ele alistou-se no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial e morreu em combate na Turquia, aos 27 anos, em 1915. Apesar da sua morte precoce, a sua contribuição à física e à química foi fundamental e deixou um legado duradouro.