Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital Agrupamento de Escolas Paulo da Gama

Educação Integral e Ambientes Digitais19 de junho de 2024

Visão e objetivos gerais

Em articulação com o Projeto Educativo do Agrupamento, o PADDE do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama recorre a duas abordagens essenciais: as 6 dimensões da pessoa para uma Educação Integral do aluno e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que concretizam a nossa visão e missão numa escola que, como todas as organizações, precisa de se atualizar, de se reinventar e de responder aos desafios que lhe são colocados.Educação Integral – Programa Liderança para a Educação Integral (LEI) Dimensão corporal da pessoa, centro de uma ecologia integral;Dimensão cognitiva;Dimensão afetivo-emocional;Dimensão estético-artística;Dimensão social e cívica;Dimensão ético-moral/espiritual.

Visão e objetivos gerais

“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos. São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta e um plano para o sucesso”.Ban Ki-moon (antigo Secretário-Geral das Nações Unidas)

Visão e objetivos gerais

No PADDE do AEPG entendeu-se, também, que a realidade emergente da democratização da inteligência artificial generativa justifica uma particular atenção por parte das instituições e dos profissionais do ensino.A integração da inteligência artificial (IA) na escola, Implica uma transformação no processo de ensino-aprendizagem: oportunidade para melhorar a eficácia do ensino, personalizar a aprendizagem e preparar os alunos para os desafios do século XXI. É imperativo abordar questões éticas e garantir que a implementação da IA seja realizada com responsabilidade. Definir e desenvolver políticas que abordem questões como currículo, privacidade, direitos autorais e de reprodução.

Organizar uma gestão mais ágil e flexível tirando partido do conhecimento assente no tratamento de dados e informação

Área T - Tecnológica e Digital

T1 - Conclusão da instalação do Laboratório de Educação Digital/Digital Lab

Área T

T2 - Monitorização e acompanhamento do processo de distribuição dos kits tecnológicos

T3- Aumento do número de equipamentos informáticos próprios.

T4- Articulação com o OQ - O digital no sistema de avaliação interna o AE

P5- Sistematização da memória da organização (apresentação da orientação pedagógica do AE, das suas estruturas e dinâmicas de funcionamento)

P3- Dia Digital (Dia D) - Promoção de momentos de reflexão e de partilha de aprendizagens, através de atividades programadas.

P1- Disponibilização de uma formação subordinada ao uso do digital na avaliação das aprendizagens.

P2- Disponibilização de uma formação subordinada ao tema gamificação na prática pedagógica

P4- Comunicação das boas práticas na página do Agrupamento, redes sociais

P6- Organização de sessões de sensibilização para comportamentos seguros na utilização da Internet por todos os alunos (1.º, 2º e 3º CEB).

Área P

Utilizar tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados e consequente feedback para os alunos, de forma eficaz e com resultados diretos na sua aprendizagem

Área P - Pedagógica

Utilizar tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados e consequente feedback para os alunos, de forma eficaz e com resultados diretos na sua aprendizagem

Área P - pedadógica

P14 ‐ Criação de espaços de partilha, que permitam a todos os docentes utilizar o LED em benefício das aprendizagens dos alunos.

P7/P8- Organização de uma ação de formação (ACD) sobre a utilização da IA em contexto pedagógico.

P9- Elaboração de um módulo no currículo da disciplina de TIC sobre Inteligência Artificial

P13 ‐ Criação de espaços de partilha entre ciclos, utilizando o LED no contexto da Programação e Robótica (deslocação programada de turmas do 1.o CEB ao espaço LED)

P10- Apresentação da plataforma ClassVR, utilização de óculos RV e Realidade Aumentada

P11- Transformação e atualização das práticas pedagógicas: metodologias ativas, avaliar para aprender, gestão do espaço na sala de aula e utilização do LED

P12- Criação e aplicação de um teste de diagnóstico das capacidades digitais dos alunos (passaporte digital baseado num código de cores)

Área P

Área P

Utilizar tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados e consequente feedback para os alunos, de forma eficaz e com resultados diretos na sua aprendizagem

Área P - pedadógica

P18 - Criação e disponibilização de pequenos tutoriais para a utilização de ferramentas da IA em contexto de sala de aula, exemplo: https://www.magicschool.ai/ ou canva, disponibilizados na Bolsa de Recursos Digitais.

P16- Reforçar a utilização do Classroom na gestão e na organização das aprendizagens (Classroom como SGA).

P15 - Recurso ao digital nos tempos da oficina #Evoluir (2.º ciclo), de Cidadania e Desenvolvimento ou de ADM (3.º ciclo) na promoção das competências digitais essenciais e no acolhimento de alunos estrangeiros.

P17 - Implementação do Ensino Híbrido na organização da medida “ATE”, prevendo-se sessões síncronas/assíncronas, via Google MEET e/ou WhatsApp com os alunos.

¡Ojo! En Genially utilizamos AI (Awesome Interactivity) en todos nuestros diseños, para que subas de nivel con interactividad y conviertas tu contenido en algo que aporta valor y engancha.

Área O

O4-Participação do Agrupamento nas ações de formação da Academia Digital de Pais

Simplificação de processos e desburocratização de procedimentos com a criação de um compromisso para o desenvolvimento digital envolvendo toda a comunidade educativa do Agrupamento e, quando necessário e possível, parceiros externos

Área O - organizacional

O3- Alargamento do projeto piloto dos manuais digitais.

O1 -Desenvolvimento da Bolsa de Recursos Digitais.

O2- Organização de uma ACD no início de cada ano letivo sobre a utilização dos novos projetores.

Área O

O8-Colocação de cartaz informativo sobre redução de consumo de energiaReciclagem e reutilização de equipamentos informáticos obsoletos na conceção de projetos plásticos.

Simplificação de processos e desburocratização de procedimentos com a criação de um compromisso para o desenvolvimento digital envolvendo toda a comunidade educativa do Agrupamento e, quando necessário e possível, parceiros externos

Área O - organizacional

O7- Participação em Projetos Erasmus.

O5 -Promoção de projetos multidisciplinares e multidimensionais, tendo como base as 6 dimensões da Pessoa (DAC).

O6- Redação de um manual de política de segurança e utilização saudável do digital.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO

direcao@aepg.pt

www.aepg.pt

Objetivo: Promover a capacitação digital do pessoal discente do Agrupamento.

Objetivo: Agilizar processos de recolha, seleção e tratamento de informação, por parte do Observatório de Qualidade (OQ), com recurso ao digital

Objetivo: Integração gradual dos conceitos de liderança para a educação integral (LEI ) considerando as diferentes dimensões da pessoa.

Objetivo: Promover a capacitação digital do pessoal docente do Agrupamento.

Objetivo: Criar condições para intensificar o uso do digital em ambientes inovadores de aprendizagem

Objetivo: Utilizar o LED na articulação entre os seus recursos e a prática pedagógica no contexto das várias disciplinas.

Objetivo: Aderir à Comunidade Erasmus.

Objetivo: Dotar as famílias de competências digitais básicas.

Objetivo: Digit@lMENTE - Melhorar as competências digitais básicas dos alunos

Os ODS constituem uma oportunidade única e necessária para apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, sem o qual será impossível fazer face à emergência climática, à perda galopante de biodiversidade e às desigualdades e assimetrias sociais. Considera-se que têm a capacidade de desencadear inovação, crescimento económico e desenvolvimento a uma escala sem precedentes.

Objetivo: Promover ambientes inovadores de aprendizagem e de avaliação com recurso ao digital.

Objetivo: Recorrer ao Ensino Híbrido no contexto da medida Apoio Tutorial Específico (ATE)

Objetivo: Articular verticalmente a oferta complementar do 1.º ciclo “Programação e Robótica” com o Clube de Programação e Robótica do 2.º e 3.º ciclo.

Objetivo: Partilhar e valorizar as práticas educativas do Agrupamento com toda a comunidade.

Objetivos: Articular o PADDE com a Biblioteca Escolar no diagnóstico e na capacitação digital dos alunos.

Objetivo: Simplificar procedimentos administrativos e aumentar a eficácia pedagógica.

Objetivo: Otimizar os recursos disponíveis ao nível dos equipamentos informáticos existentes no Agrupamento

Ojetivo: Adotar comportamentos seguros na Internet.

Objetivo: Elaborar Manual de Ética, Segurança e Política de Privacidade de Dados, considerando as implicações emergentes da IA Generativa.

Objetivo: Integrar a IA na aprendizagem, atualizando e inovando as práticas educativas atuais (redimensionar os contextos de aprendizagem).

Objetivo: Apoiar os docentes no uso do digital na melhoria da prática letiva

Objetivo: Intervir ao nível da Pegada Ecológica. Redução do consumo de energia e reutilização de equipamentos informáticos obsoletos.

Objetivo: Incrementar o Ensino Híbrido como sistema de organização da aprendizagem.