Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Isabel Meireles, Nº19, 10ºE

Judo

O judo é uma arte marcial japonesa e foi fundada por Jigoro Kano, em 1882. O objetivo desta arte é fortalecer o corpo e a mente de forma integrada, além de desenvolver técnicas de luta e de defesa pessoal. O judo foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX.

Breve resumo

Para vencer a luta, é preciso derrubar o adversário com as costas e ombros no tatame ou imobilizar o adversário durante um período que pode ir até 20 segundos. O combate decorre num tatami (tapete) que geralmente tem 10x10 metros, com uma área de combate e uma área de segurança à volta. O tempo padrão para um combate de judo em competições de seniores é de 4 minutos tanto para homens como para mulheres. Em caso de empate, o combate pode ir para "Golden Score", onde o primeiro a marcar um ponto vence. Pontuação: Ippon/Waza-ari Proibições e Penalidades: Shido/Hansoku-make

Regras do Judo

Atitudes Antidesportivas: Agressões, linguagem imprópria ou comportamentos desrespeitosos são punidos. Falsas Atividades: Fingir ataques ou defesas sem intenção real de marcar pontos. Segurar o Judogi: Manter uma pega passiva sem intenção de atacar pode ser penalizado. Ataques Perigosos: Técnicas que colocam em risco a segurança do oponente, como certas quedas ou ataques fora dos limites do tatami.

Infrações comuns

Judogi: O uniforme deve ser composto pelo casaco (uwagi), calça (zubon) e cinto (obi). O judogi deve estar em bom estado, sem rasgões ou sujidade, e deve permitir ao oponente pegar adequadamente.

Uniforme

A saudação é o expoente máximo dessas virtudes sociais. Através dela expressamos um respeito profundo aos nossos companheiros. No judo, há duas formas de expressarmos: tati-rei ou ritsu-rei (quando em pé) e za-rei (quando de joelhos).

Saudação

ushiro-kesa-gatame

yoko-shiho-gatame

hon-kesa-gatame

Técnicas aprendidas na aula

kata-gatame

tate-shiho-gatame

rami-shiho-gatame

Técnicas aprendidas na aula