Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Presentazione Psicologia
Leonor Bento Brites
Created on May 15, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Inês Candida Nº5 Leonor brites Nº7 Margarida Simões Nº10 Rafael Nunes Nº12
Trabalho de psicologia
Start
A socializaçãoA perceção do self
- Conclusão
- Articular o conceito de autoestima com a 2ª idade de Erikson.
- As três dimensões do self conhecido.
- Dois aspetos do self apresentados por William James.
- Relacionamento entre autoconceito e autoestima.
- Conceito de self/ autoconceito.
- Agentes de socialização
- Distinção da socialização primária e socialização secundária.
- Conceito de socialização.
- Introdução
Índice
Na disciplina de psicologia, foi nos pedido que fizemos um trabalho a cerca de um tema á nossa escolha. A nossa escolha foi falar sobre a socialização e o self. Com este trabalho esparamos conseguir passar-vos toda a informação necessária e que consigam perceber a matéria.
Introdução
A socialização é um processo através do qual os indivíduos assimilam as normas e os valores do grupo social em que estão inseridos, tornando-os desse modo membros desse grupo. É através do processo de socialização que o ser humano constrói a sua própria identidade. Muito do que somos, aprendemos com outros seres humanos.
Conceito de Socialização
A Socialização primária ocorre durante a infância e caracteriza-se como o primeiro processo de integração do indivíduo no mundo social. Esta forma de socialização é muito importante, pois constitui a base de todo o processo de socialização futuro. Este tipo de socialização está habitualmente ligado a aprendizagens genéricas, que independentemente das escolhas que o ser humano faça durante o percurso de vida, estas aprendizagens serão sempre necessárias, Como por exemplo:
- Hábitos de higiene,
- Comer com talheres
- Falar a língua materna
Socialização primária
A socialização secundária inicia-se quando a criança começa a desenvolver aprendizagens sociais fora da família e com a entrada na escola. Esta socialização tem um carácter mais formal e institucional e menos afetivo, sendo a diferenciação com a socialização primária. Por exemplo, quando a criança entra para a escola e aprende as regras de convívio e de trabalho, está a realizar uma socialização secundária. O mesmo acontece quando um jovem entra para o mercado de trabalho e adapta-se às suas novas responsabilidades.
Socialização Secundária
Os agentes de socialização permitem a relação entre um indivíduo e um grupo social. Estes grupos são os agentes de socialização, a família, a escola, os amigos, as empresas. Os pais transmitem ao filho os valores gerais, as normas, a maneira de se comportar, os costumes, a cultura. A escola auxilia esse papel transmitindo a cultura do país, respeito autoritário e outros valores. As mídias (televisão, rádio, internet) também agem como agentes de socialização.
Agentes de socialização
O autoconceito é a percepção que uma pessoa tem de si mesma e das ideias que resultam sobre si própria. O mesmo ajuda a entender aspectos importantes do comportamento humano, como a consistência, a coerência, a forma como nos comportamos, a noção de identidade e a manutenção de certos padrões de ação ao longo do tempo. Tem começo na infância e continuaação ao longo da vida de um indivíduo. O mesmo ainda tem implicações na autoestima e nos comportamentos do sujeito em questão. O autoconhecimento pode dividir-se em vários tipos, como o autoconhecimento académico, emocional, social ou físico, cada um relacionado com diferentes aspetos do comportamento humano. Um dos elementos mais importantes é a autoestima, que resulta das avaliações que fazemos das nossas próprias qualidades, desempenhos ou virtudes.
Conceito de self/ autoconceito
O autoconceito é a imagem que temos de nós próprios, e podemos entendê-lo como uma espécie de lentes através das quais observamos a realidade. O mesmo é crucial para a autoestima e a definição do “Eu”. Pode ser percebido pelas seguintes questões: Quem sou eu? Como eu me apresento? Como eu me defino? Que conceito tenho de mim?. Por outro lado, a autoestima é a avaliação dessa imagem, ou seja, o quanto gostamos do que vemos em nós próprios. É a forma como a pessoa se sente diante dos julgamentos que fez de si mesmo. Portanto, a autoestima é composta pelo sentimento que nasce do autoconceito. Sendo assim, o autoconceito é como eu próprio me vejo, a autoestima é o que penso e sinto sobre aquilo que vejo. As respostas que damos às perguntas que definem nosso autoconceito levam à formação da nossa autoestima.
Relacionação de autoconceito e autoestima
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_James
William James nasceu a 11 de janeiro de 1842 em Nova Iorque e faceleu a 26 de agosto de 1910 com 68 anos em Chocorua.Foi um filósofo e psicólogo americano, o primeiro intelectual a oferecer um curso de psicologia nos Estados Unidos. James foi um dos principais pensadores do final do século XIX e é considerado por muitos como um dos filósofos mais influentes da história dos Estados Unidos
William James
Self conhecedor
Self conhecido
- O self conhecedor, é o puro ego, responsável por criar representações.
- O self conhecido é o conjunto de crenças que temos acerca de nós próprios, correspondendo ao autoconceito.
- Como afirma W.James, o self conhecido é, não só o corpo, mas também as roupas, esposa e os filhos, pensando também nos amigos, reputação...
Dois aspectos do self apresentados por William James
- Self Material: Dis respeito á ideia ideia que temos acerca da aparencia ou caracteristicas fisicas, como por exemplo uma pessoa achar-se bonita ou feia.
- Self Social: Refere-se àquilo a que os outros pessam sobre uma pessoa, como por exemplo, o que os nossos pais pensam, os nossos amigos, podem ter uma ideia completamente diferente das pessoas que vemos na rua. A ideia que temos de nós próprios depende muitas vezes do que os outros pensam de nós.
- Self Espiritual: Tem a ver com o conhecimento que temos acerca de nós próprios, da nossa personalidade, das atitudes, podemos considerarnos teimosos, solidários...
As 3 dimensões do Self conhecido
https://psicoativo.com/2016/10/biografia-de-erik-erikson-vida-pessoal-profissional-e-psicanalise.html
Erik Homburger Erikson, nascido Erik Salomonsen em 15 de junho de 1902 e falecido em 12 de maio de 1994, foi um psicólogo do desenvolvimento e psicanalista alemão-americano. Erik Erikson foi um psicanalista americano conhecido por sua teoria do desenvolvimento psicossocial. Ele propôs oito estágios que abrangem desde a infância até a idade adulta, cada um caracterizado por um conflito específico. Esses estágios influenciam o desenvolvimento da personalidade e aquisição de virtudes básicas.
Erik Homburger Erikson
Na segunda etapa do desenvolvimento psicossocial de Erikson, chamada “Autonomia vs. Vergonha”, as crianças entre 18 meses e 3 anos adquirem um certo grau de controle sobre seus corpos. Durante esse período, elas aprendem a se mover de forma independente e a concluir tarefas por conta própria. Ao fazer isso com sucesso, desenvolvem um senso de independência e autonomia. Portanto, a autoestima nessa fase está relacionada à capacidade da criança de explorar o mundo, realizar tarefas e sentir-se competente em suas ações. Quando as crianças conseguem superar os desafios desta etapa, isso contribui para o desenvolvimento de uma autoimagem positiva e confiança em suas habilidades.
Conceito de autoestima com a 2ª idade de Erikson
Em suma, este trabalhou ajudou-nos muito a compreender todo o conceito da socialização e do self, ficando a conhecer melhor, o que pode ser visto como um "problema" para a sociadade de hoje em dia, pois os adolescentes não tem muito autostisma por causa das comparações com o "esteriotipico perfeito",Esperamos que tenhamos conseguido passar toda a informação para a turma e á professora. Alcançamos todos os nosso objetivos para este trabalho.
Conclusão
Webgrafia
http://www.sociologia.com.br/a-socializacao-e-os-agentes-de-socializacao/https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/2204 https://amenteemaravilhosa.com.br/etapas-desenvolvimento-psicossocial-de-erikson/ https://trabalhador.pt/autoconceito-o-que-e-caracteristicas-e-desenvolvimento/ https://www.psicologiacomvida.pt/ae-e-ac/ https://psicoativo.com/2016/10/biografia-de-erik-erikson-vida-pessoal-profissional-e-psicanalise.html
Video da Socialização
Video da perceção do self