Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Autores:Rúben e Tiago

Turma:8ºDDisciplina:Ciências naturais

start

APRESENTAÇÃO: Serra de aire e candeeiros

Escola: josé macedo Fragateiro

Parque nacional- área que contenha maioritariamente amostras representativas de regiões naturais características, de paisagens naturais e humanizadas, de elementos de biodiversidade e de geossítios, com valor científico, ecológico ou educativo.

Parque natural- é um tipo de área protegida que tem como objetivo preservar o patrimônio natural e cultural de uma região, proporcionando à população local um ambiente de lazer e fomentando atividades econômicas que tenham como base a proteção do meio ambiente.

Reserva natural - área que contenha características ecológicas, geológicas e fisiográficas, ou outro tipo de atributos com valor científico, ecológico ou educativo, e que não se encontre habitada de forma permanente ou significativa.

Monumento natural - um tipo de área protegida que busca proteger uma ocorrência, característica ou elemento natural contendo um ou mais aspectos que, pela sua singularidade, raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, exigem a sua conservação e a manutenção da sua integridade.

Paisagem protegida- uma área que contenha paisagens resultantes da interação harmoniosa do ser humano e da natureza, e que evidenciem grande valor estético, ecológico ou cultural.

lógotipo

Tipologia- A Serra de Aire e Candeeiros é umParque natural

Nome- Serra de Aire e Candeeiros

Fauna:

À superfície, vemos o morcego-de-peluche, o morcego-lanudo (que não se reproduz em mais nenhum local no país) e dezenas de aves em diferentes zonas do parque: gralha de bico vermelho, bufo-real, ógea, corvo, gavião, mocho, várias espécies de águias e várias espécies de corujas.

Flora:

Mais de seiscentas espécies vegetais podem ser encontradas no parque e muitas delas não se encontram em mais nenhum local. Para além de 25 espécies diferentes de orquídeas, podem encontrar-se o narciso, o alecrim, a pimenteira, o carvalho ou a azinheira, entre muitas outras.

Biológicos

Aspetos:

A Serra de Aire e Candeeiros tem como rocha mais abundante o calcário. A paisagem é constituída por diferentes tipos de estruturas sedimentares calcárias, nomeadamente as grutas, que são uma importante característica desta serra.

Geológicos:

O Parque Natural das Serras de Aire e candeeiros é considerado a zona calcária mais importante de Portugal. Nesta serra podemos distinguir várias paisagens sedimentares (modelado cársico), entre elas, podem citar-se: Terra Rossa, Campos de Lapiás, Dolinas, Uvala, Polje e Marmita do Gigante.

paisagísticos:

Mas as rochas do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros revelam-se um livro de histórias, e ao virar da página levam-nos para uma era diferente. Nos anos 90, quando parte da serra estava a ser explorada por diversas pedreiras, descobriram-se na “Pedreira do Galinha” fósseis de saurópodes. Ou, por outras palavras, pegadas de dinossauros. Remontam ao Jurássico e, com dimensões de 95 cm por 70, fazem-nos sentir muito pequeninos!

Culturais e recreativos:

Número de posts:11 posts

Esta criação teve como intuito conservar e revalorizar o património natural e cultural de uma parte significativa de um maciço calcário estremenho, cujas contribuições geológicas principais pertencem ao período Jurássico.

Justificação para a existencia da AP