Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Tema

F1

Feito por:Alícia n°1Bruna n°4

É com os inquéritos que se conseguem tomar medidas que consigam ajudar a população.A divisão de territórios através de distritos, concelhos e NUT também ajudam nestes inquéritos.

Os recenseamentos e a evolução da população

Os recenseamentos/censos são inquéritos que se fazem de 10 em 10 anos para saber a quantidade de pessoas que formam o agregado familiar, o género, a idade,...

O 1º recenseamento de Portugal foi feito em 1864. Depois do recenseamento, a população foi irregularmente evoluíndo. Entre 1960-70 a população diminuíu, num entanto, entre 1970-80 aumentou bastante.Quando tiramos os valores de mortalidade dos de natalidades sabemos quanto cresceu a população. É crescimento natural.

Os recenseamentos e a evolução da população

Os movimentos da população

A crise económica e a falta de emprego em Portugal são algumas das razões da emigração.Um dos países mais escolhidos pelos emigrantes é a Suíça.A saída destes emigrantes não é boa, pois Portugal perde população.Nós também temos imigrantes, que vêm para cá pelo emprego, e clima (grande parte são de países lusófonos)

A Distribuição da População

Em Portugal, as localidades com maior densidade populacional são no litoral, nomeadamente Lisboa e Porto.Os sítios com maior densidade populacional são áreas atrativas (que têm boas condições, condições que atraem as pessoas), as com menos densidade populacional são as áreas repulsivas (não agradam tanto as pessoas).

A Distribuição da População

No geral, as áreas com menor densidade populacional são as áreas rurais, onde se costuma trabalhar na agricultura, criação de gado,... e com um ritmo de vida mais calma.Nos sítios em que o ritmo de vida é mais acelerado e existem mais atividades para fazer nos tempos livres (como cinemas, discotecas, centros comercias...).

A evolução da população por grupos etários

Em Portugal, a quantidade de jovens tem estado a diminuir, enquanto a quantidade de idosos tem aumentado e a quantidade de adultos, são os que temos em maior quantidade. Isso deve-se à natalidade e à mortalidade estarem a diminuir. Portugal está a ficar com um duplo envelhecimento.

Se tiverem dúvidas, estamos dispostas a esclarece-las.

Obrigada pela atenção!