Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

SITTING BULL

Horizontal infographics

RUGBY WORLD CUP 2019

Horizontal infographics

GRETA THUNBERG

Horizontal infographics

FIRE FIGHTER

Horizontal infographics

VIOLA DAVIS

Horizontal infographics

LOGOS

Horizontal infographics

Transcript

Instituto Politécnico de SantarémEscola Superior de Educação Mestrado em Recursos Digitais em Educação UC - RED II - Professora Inês Messias

cibersegurança e palavra-passe

Introdução

planificação

atividades

Jorge

ANÁLISE red

+ info

CONCLUSÃO

+ info

+ info

+ info

+ info

+ info

Trabalho realizado por: André Saraiva | Claudina Quintino | Eurico Peres | Jéssica Rocha | Jorge Honorato | Noeme Gonçalves2023/2024

A atividade Cibersegurança e palavra-passe consiste na criação de uma palavra-passe forte para os alunos do 6º ano. Visa desenvolver competências essenciais de segurança digital, promovendo a compreensão da importância de criar palavras-passe seguras e fomentar a práticas a sua criação. Incentiva o aluno a consciencializar-se nas regras básicas da segurança online. Neste âmbito, a atividade é implementada em duas aulas:

Descrição

Aula 1 - TIC Aula 2 – Cidadania e Desenvolvimento

Conclusão

A cibersegurança é um tema essencial na educação das crianças na era digital. Por meio deste trabalho, abordamos a importância do uso de palavras-passe seguras como uma das principais medidas de proteção online. As atividades propostas pretendem chamar a atenção das crianças, para a importância e a necessidade desse conhecimento. Ao envolver as crianças em tarefas práticas e interativas com recursos digitais, pretendemos não só ensinar a importância da criação e manuseamento de palavras-passe fortes, mas também consciencializar sobre outros aspetos da cibersegurança, podendo compreender melhor os riscos associados ao uso inadequado da internet, estando mais preparados para navegar de maneira segura. Educar as crianças para cibersegurança desde cedo é um investimento no futuro, estas tornam-se utilizadores mais conscientes e responsáveis na utilização da tecnologia partilhando boas práticas na comunidade. Por meio de aprendizagens contínuas e do uso de métodos lúdicos, podemos construir uma base sólida para uma geração mais segura e informada digitalmente. Por outro lado, a construção de RED requer um resultado auspicioso para atingir os objetivos propostos na planificação. A sua implementação confirma se a aplicabilidade foi conseguida com os objetivos ou se é necessária uma reformulação para corrigir algumas situações que não alcançaram os resultados esperados. Neste trabalho, por causas temporais, e pelos diferentes públicos-alvo dos autores desta atividade, não foi possível implementar a atividade em sala de aula. Mas, de acordo com as orientações, foi realizada uma análise de entre três diferentes REDs, no âmbito da certificação e avaliação de conhecimentos, onde foram analisados 16 critérios, que permitiram ter uma escolha de qual ou quais os RED seriam mais eficazes para esta atividade.

A atividade Cibersegurança e Palavra-passe consiste na criação de uma palavra-passe forte para os alunos do 6º ano. Visa desenvolver competências essenciais de segurança digital, promovendo a compreensão da importância de cria senhas seguras e fomentar a práticas a sua criação. Incentiva o aluno a consciencializar-se nas regras básicas da segurança online.

Descrição

Introdução

Vivemos numa sociedade digital onde a segurança online é uma preocupação necessária.Crianças e jovens utilizam a internet para entretenimento, educação e comunicação, permitindo maior exposição e facilidade no acesso websites não confiáveis.A cibersegurança é uma área emergente para proteger pessoas e organizações contra os perigos online. Educar as crianças e jovens a terem uma navegação segura online inicia-se com a privacidade dos dados. Criar e gerir senhas adequadas não só protege a privacidade delas, mas também as prepara para uma utilização mais consciente e seguro da tecnologia. Este trabalho explora a importância de educar as crianças sobre o uso de palvras-passe oferecendo métodos e estratégias para uma aprendizagem eficaz.

Analise RED